Sala Mental Ray-Iluminação(Preciso d criticas e comentarios)

Por: Zé Total  

Em: 20/07/2006 19:23

Ae galera, eu postei uma outra cena que eu texturizei e iluminei mas ninguem comentou nada, entao resolvi fazer mais uns testes e ta ae o resultado. Queria q vcs criticassem a cena e comentassem se for possivel. Se ficou mto ruim, oq precisa melhorar e tal... Eu to aprendendo mental ray, e qq dica, critica ou ajuda ja vale pra eu tentar melhorar e corrigir oq eu tiver fazendo de errado. Essa é praticamente a minha segunda cena com mental ray entao conto com a ajuda de vcs. Brigadao! Ta ae imagem:
> Bom a luz do sol entrando pela porta está muito estourada. > Na base da janela tem um cerrilhado, não sei se ela não esta totalmente em contato com a parede ou se é o antialiase. > As paredes ficariam melhor se tivese um bump bem de leve saca, pq sempre fica uma irregularidade seja do reboco seja da tinta. Coloca uma especularidade leve tb. > A reflexão em cima da mesinha de centro esta estranha, não curti, eu deixaria uma textura de madeira escura (uma embuia) e o tapete eu deixaria um tom claro. > Agora um concelho pessoal meu, é que vc tome cuidado na hora de decorar o seu ambiente. Por exemplo, vc usou uma cadeira Barcelona (essa cadeira custa em torno de uns R$ 1000,00) e junto dela vc colocou um sofá que tava em promoção no magazine luiza, ai não fecha né! Se vc estiver precisando de modelos 3d, da uma olhada nesse site, tb tem bastante texturas, tem um monte de tapetes tb, já aproveita pra trocar o teu tb. http://babelfish.altavista.com/babelfish/trurl_pagecontent?lp=ru_en&trurl=http%3a%2f%2farchidom.net%2f. Precisando é só gritar. ;)
Ei Tiago, primeiramente, mto obrigado pelos comentários. Também achei q ficou mto estourada a luz mesmo, a minha intensao era deixar estourar, mas nem tanto, vou dar uma arrumada nisso. O serrilhado na janela foi pq eu deixei baixas as configuracoes do anti-aliasing, pq era so pra teste de iluminacao mesmo. Concordo contigo, as paredes ficam mto melhor com um bumpzinho de leve. Na parede verde eu botei um bump 10 com noise. Tem algum outro jeito melhor de dar uma aparencia mais real na parede com outra tecnica de bump q seja melho? A mesinha realmente ta refletindo mto, eu botei um material gloss do ray trace. Vou mudar o tom do tapete tb pra ver como fica. Hehehe esse sofa realmente matou, parece sofá de vó!! Mas a intencao foi fazer um sofá toscao mesmo, como a minha intencao era so estudar iluminação. Mas a iluminação ficou mto falsa? Oq eu posso melhorar nela? E brigadao pelas dicas Tiago, vou fazer as mudanças e posto um up depois.
ae eu nao sou mto bom em mental ray, mas a iluminaçao do ambiente esta mto boa, e as sombras tbm. Somente a luz do sol q ficou um pokinho forte demais, hehehehe Se vc fizer uma imagem final pra esse render, arruma o anti aliasing abraços
AMD Athlon 2.4Ghz NVidia Geforce FX5200 256MB DDR HD 40GB
"Zé Total" disse: Hehehe esse sofa realmente matou, parece sofá de vó!! Mas a intencao foi fazer um sofá toscao mesmo, como a minha intencao era so estudar iluminação.
Essa cena foi você quem modelou?? Abraços
Rafael, valeu pelo toque, vou arrumar isso sim. Nao me preocupei com isso pq era so teste mesmo. E o luz realmente ficou mto estourada, tb vou consertar pro proximo up. Sandro, qdo eu disse que queria fazer um sofa tosco, eu tava me referindo a textura dele soh, q eu queria deixar uma textura tosca nele. Essa cena nao fui eu quem modelou nao, eu achei num site e ja vi varias pessoas usando ele pra testes. E sandro, me da um toque ae, vc q eh mestre no 3d. Ja vi seus trabalhos e sao mto bons. Oq vc achou da iluminacao dessa cena? To indo pro caminho certo? valeu! abracos!
Eu também cheguei a iluminar/texturizar essa cena. Segue as dicas do Tiagomed, como falaram o sol ficou muito forte também. Uma dica sempre que mexer com uma cena que não seja sua, deixe isso claro para não haver uma interpretação errada da situação. ;) Abaixo segue a imagem que fiz na época. Estudo de Iluminação
Ok, erro meu sandro, foi mal ae. Na proxima eu ja digo q a cena nao eh minha, apenas a iluminacao e shaders. Cara, mto boa sua cena... to apanhando um pouco do mental ray ainda. Mas da pra chegar a bons resultados com ele... ainda chego la. abracos
Fala ae Zé. Blz? Sandro, como eh q vc iluminou essa sua cena? Se puder dah uma geral de como distribui as luzes, que tipo de luz, setagem do MR, etc. Valeu e ótima cena. E Zé, vamo estudar rapa que a coisa é feia... hehehe Falows
- Au, au - latiu o cachorrinho.
Antes de mais nada queria avisr que a cena naum foi modelada por mim e que a textura do sofá é feia mesmo, também acho. Mas na hora da correria essa serviu... Zé Total, estou postando aquela cena que a gente tava fazendo teste. Com as suas dicas e um pouco de paciência, cheguei num resultado que me agradou... Tem uns estouros do lado da janela que estão feios pra caramba, mas o resto achei legal. Pra galera do fórum que saca de mental ray, mechi no contraste e na densidade da sombra que simula a luz difusa vinda de fora. É usual fazer isso??? Achei que ficou mais legal, apesar de notar pouca diferença. Se alguém tiver alguma dica ou comentário, manda ver. Valeu!
- Au, au - latiu o cachorrinho.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710634.

Total de membros registrados: 138109

Últimos membros registrados: incaflex, Axhivs026, NICOLLENIC, wilbinho, leogasparetto1, thomaspaaige , roberthanascente, jufassis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1457, sendo 3 membro(s) e 1454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Axhivs026, wilbinho, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.