ah, as samples não precisam ser tão altas, tô confundindo... vc colocou skyportal na janela?
a forma mais próxima ao correto de fazer iluminação no MR é só colocando a luz do sol e a luz do céu... sem skyportal ou seja lá que truque pra luzes... mas aí vc tem que colocar as samples sem noção de altas... eu fiz uns testes disso, tinha conseguido deixar a cena ficar legal, um corredor com janelas grandes, mas mesmo com 3h só pra calcular os photons ficou ruim... com flicker... então não tive alternativa e usei o skyportal... era isso que quis dizer e confundi hehehe... quem sabe na era dos super computadores?! ;)
ah, tem uma coisa... antigamente eu não gostava de usar skyportal ou luzes nas janelas pra iluminação interna de maquetes... isso é muito "fake" na minha opinião, mas não tinha me mente que fazem isso por causa do tempo de render... eu tinha os propósitos de um renderizador unbiased quando tava aprendendo o mental ray ainda... hehehe... mas fazer o que né?! Ah, fiz um testezinho... um dos motivos que não me agradavam o uso do skyportal era que aquilo nada mais é que um plane que irradia a luz da luz do céu da cena... e se algum objeto ficar atravessado nesse plane? Tinha quase 100% de certeza que ia ficar metade do objeto iluminado e a outra metade atravessada ia ficar com diferença na iluminação... e confirmei... realmente, fica... aí se for uma curta em que algo atravesse as janelas, não tem jeito... temos que abrir mão desses métodos "mais ou menos fakeosity" e pegar pesadíssimo no render... isso que me desanimava, mas é a realidade que nossas máquinas agüentam, não é verdade? Fazer o que, né?
curti a shader do armário, acho que a madeira ficaria mais bonita mais escura, mas não sei como é esse armário na vida real rsrs, então deixa quieto