Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :)
cristiane3d: olá cristiane!! tudo bem?? SEJA BEM VINDA A 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu trabalho, meus Parabéns, vc está indo bem mais ainda precisa melhorar em algumas coisas.
Se vc usa o motor de render como o Mental Ray vc não precisa colocar uma imagem de fundo para simular o seu céu físico não.
O Mental Ray desde a versão 3.5 ( 3ds Max 9.0) se não me engano, tem um shader bem legal chamado Physical Sky em que o mesmo simula a abóbada celeste para vc e ilumina a sua maquete de acordo com a posição da luz solar e do horário de iluminação.
A opção mais simples é aplicar uma imagem panorâmica de céu no Shader Physical Sky, que é adicionado automaticamente no Environment do 3ds max quando você escolhe a luz MR Sky no sistema DayLight.
Mas essa opção não é muito realista, porque você não tem mais a interação com o sol e a imagem de fundo não vai se modificar de acordo com a hora do dia.
Existe uma possibilidade de criar nuvens realistas interagindo com o Physical Sky, graças ao recurso de "Haze", que é muito importante para o realismo de cenas externas, já que ele permite a criação da atmosfera.
Você deve aplicar o sistema DayLight para iluminar a cena, ele está no menu Creat>Systems.
Selecionando o DayLight e clicando na Viewport, o sistema é criado, ele é composto de um Compass, que se parece com uma rosa dos ventos, e junto aparece uma luz composta.
Selecionando a luz e acessando o painel Modify, você encontra os parâmetros das duas luzes.
Você pode usar o Physical Sky com qualquer luz, mas é melhor escolher as luzes MR Sun e MR Sky nas duas listas que aparecem no menu DayLight Parameters.
Quando você escolher a luz MR Sky vai surgir uma mensagem na tela perguntando se deseja adicionar o Shader "Physical Sky" no Environment, clique em Yes e o Shader é adicionado automaticamente para você.
Agora você precisa configurar as luzes e a posição do DayLight.
Uma outra alternativa ao shader Physical Sky do Mental Ray é o Shader Mad Physical Sky, que é uma alternativa ao Shader Physical Sky que vem a partir do Max 9.0, mas ele não tem o recurso de Haze, que pode ser feito "manualmente" usando o Shader Parti Volume, mas é mais trabalhoso.
A configuração das luzes MR Sun e MR Sky são super simples, primeiro você precisa diminuir bastante o Multipler das duas luzes, caso contrário, tudo vai ficar branco, porque estas luzes são muito fortes. Para ficar certo com os valores padrões precisa usar o Exposure Control , então, vc pode preferir diminuir o Multipler e trabalhar normalmente.
Vc pode usar 0.01 na luz MR Sun e 0.04 na luz MR Sky, porque a iluminação do céu é difusa e ilumina para todas as direções, portanto ela deve ser maior que o valor do multiplier do sol.
Ou então se vc quiser trabalhar na melhor técnica hoje existente para a criação de maquetes eletrônicas realistas, vc pode usar a técnica de LWF- LINEAR WORKFLOW ou LCS- LINEAR COLOR SPACE, em que vc calibra o gamma do seu monitor corretamente e ajusta todos os gammas das suas texturas (diffuse) para o valor do mesmo gamma que vc achou no seu monitor.
Porém usando essa técnica de LWF- LINEAR WORKFLOW ou LCS- LINEAR COLOR SPACE vc sempre tem que usar o Exposure Control (teclando 8 para acessar este recurso), tem que usar somente luzes photometrics, sua cena TEM QUE SER MODELADA SEMPRE EM ESCALA REAL e ajustar o gamma de todas as texturas diffuse.
Sendo assim, se vc dominar a técnica de LWF- LINEAR WORKFLOW ou LCS- LINEAR COLOR SPACE suas cenas ainda ficam mais realistas.
Espero ter ajudado a vc com algumas dicas e sugestões.
Abraços e boa sorte!!
__________________________
[i:99b63a490a]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:99b63a490a]