Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
elisalage   italia - Internacional
J.F.Verissimo   Recife - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC

Portfólios Ver Mais

zurque   Belém - PA
Samuel   Brasil/MG - MG
armandoumas   Belo Horizonte - MG

Ajuda na iluminação e opiniões

Por: alansods  

Em: 02/06/2013 23:51

Sou iniciante em modelagem 3d e utilizo como software o 3ds max.

Gostaria de comentários e sugestões de pessoas mais experientes na área sobre essa cena que eu fiz.
Fala alansods ta ficando bem legal kra eu soh acho q o personagem esta muito grande ou o forro esta muito baixo eu trabalharia melhor os brilhos q vai dar um ganho bem legal na cena, espero ter ajudado abç
http://leandronicolaci.wix.com/portfolio http://www.leandronicolaci.blogspot.com/
Fala alansods ta ficando bem legal kra eu soh acho q o personagem esta muito grande ou o forro esta muito baixo eu trabalharia melhor os brilhos q vai dar um ganho bem legal na cena, espero ter ajudado abç

Valeu pelo comentario. O forro ta baixo pq ele é pequeno mesmo na imagem que usei como referencia para cria-lo. Tb achei um pouco estranho, mas resolvi deixar assim, pq o foco da atividade (era um trabalho da faculdade) era o uso de materiais e texturas.

Quanto ao brilho concorco com vc, achei q ficou meio morto a cena. Eu nunca sei onde colocar as luzes, nem quantas colocar, nem qual tipo de luz fica melhor.

Vc tem alguma sugestão em relaçao a iluminação?
sobre a modelagem, com o tempo tu vai melhorando.

os modelos estão um pouco grandes ou então o teto que está baixo. Não está muito grande, mas um pouco. Já o boneco sim, está bem grandão.

agora é estudar texturização e depois materiais. Por fim iluminação e render. Estude animação também. hehe!

Uma coisa que é preciso dizer é que na hora de estudar materiais e iluminação, vc já precisa ter escolhido qual render irá usar. Só não aconselho usar Scanline (padrão do 3ds max) porque demora muito para renderizar reflexão, refração e não possui sombras ray traced difusas. Renders muito usados são mental ray e vray. O mental ray já fica nativo no 3ds max e o vray vc precisa adquirir a parte e instalar.
sobre a modelagem, com o tempo tu vai melhorando.
os modelos estão um pouco grandes ou então o teto que está baixo. Não está muito grande, mas um pouco. Já o boneco sim, está bem grandão.
agora é estudar texturização e depois materiais. Por fim iluminação e render. Estude animação também. hehe!
Uma coisa que é preciso dizer é que na hora de estudar materiais e iluminação, vc já precisa ter escolhido qual render irá usar. Só não aconselho usar Scanline (padrão do 3ds max) porque demora muito para renderizar reflexão, refração e não possui sombras ray traced difusas. Renders muito usados são mental ray e vray. O mental ray já fica nativo no 3ds max e o vray vc precisa adquirir a parte e instalar.

O teto ta bem baixo mesmo, sempre deixava pra arrumar depois e acabei esquecendo rsrs
Eu acho q usei o scanline mesmo, ainda nao estudei essa parte de renders, deve ser por isso q demorou um seculo pra renderizar depois q coloquei o vidro e espelho.

Quando vc disse q a modelagem vai melhorando com o tempo, vc se referia a algo especifico q vc nao gostou na cena? Uma coisa q eu nao gostei foram as pernas do bender q ficaram meio esticadas, mas ainda nao tive tempo de arrumar.

Vou dar uma melhorada na cena com as sugestoes de vcs e depois eu posto pra ver a diferença.
Alguem sabe se existe um modelo padrao de como posicionar as luzes? Tem q ficar no meio? Atras da camera? Na frente da camera? So uma fonte de luz pode emitir sombra?
cara! Normalmente vc insere as luzes nos mesmos locais onde elas estariam de verdade. Supondo que no ambiente real houvesse uma unica luz no meio do teto. Então vc insere a luz na, cena 3d, no meio do teto. Não é regra, mas é bom fazer assim.
Algo que acho que venha a te ajudar na elaboração desse tipo de imagem é trabalhar com unidades reais de medida.. assim vc tem uma noção muito maior do tamanho das coisas :)... Por exemplo, a distancia q a luz vai dar decay ou atenuação, se for em metros, dá pra vc prever uma luz melhor até do que usando varios \'truques\' de iluminação e materiais.. Mesma coisa um personagem, por exemplo, se vc tá trabalhando em metros, dá pra \'medir\' um personagem criando um box por exemplo.. pra móveis acho isso ainda mais crucial, devido às espessuras das madeiras usadas pra moveis, ah, e é claro, a altura, profundidade e largura dos móveis...

O que eu faço, geralmente, pra testar luzes, é dar override no material (ponho um material tipo clay (um material bem simples cinza claro, q é só pra vc não perder tempo renderizando um teste de luz, onde vc tá afim mais de testar a luz do que criar uma imagem \'final\') e então a primeira luz que eu geralmente crio (exceto se eu sei q vai ser uma cena \'noturna\') é a \'de um sol entrando pela janela\'... A partir dessa eu regulo o GI até achar bom.. então eu crio umas luzes Photometrics com IES no exato lugar onde a luz ficaria na realidade (é bom, quando vc criar luzes que gosta, salvar só essa luz (junto com a luminaria né... hehe, te facilita) e então depois vc carrega ela pra outras cenas com Merge (essa é outra das razões pelas quais é bom acostumar a trabalhar sempre com unidades reais, senão, a luz e a luminaria estariam num tamanho diferente entre uma cena e outra... uma sala de 3x4 pode ter 3x4 quilometros, 3x4 anos-luz, etc.. e o relativismo proporcional de espaço só terá lastro dentro daquela propria cena apenas..(pô.. ficou bonita essa ultima frase né.. :Þ...))
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cra legal...só acho, como o pessoal disse, o tamanho do personagem tá grande assim como os moveis e acho que vc poderia deixar uma entrade de luz do sol pela janela ai e dar uma clareada na cena tbém!
Abraço!
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138135

Últimos membros registrados: nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension, Yasmeen026 , maxpowerpk.

Usuário(s) on-line na última hora: 1479, sendo 3 membro(s) e 1476 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: altman0369, nanoflex, monsterxlvolgorde.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.