Manchas vray

Por: denner20  

Em: 16/08/2018 15:52

blzz, pessoal da 3D1
tenho dois problemas nesse projeto, queria ver se alguem pode me ajudar.

1° Com faço pra eliminar as manchas que estao mais viziveis, perto da porta nas areas mais escuras
estou usando o Vray com irradience map e light cache no GI, os materias sao padrãodifuse cinza penas com refleção no piso (ja renderizei com antialising)

2° o refleço da janela no piso não refletiu o translucido da cortina

valeu
denner20:
blzz, pessoal da 3D1
tenho dois problemas nesse projeto, queria ver se alguem pode me ajudar.

1° Com faço pra eliminar as manchas que estao mais viziveis, perto da porta nas areas mais escuras
estou usando o Vray com irradience map e light cache no GI, os materias sao padrãodifuse cinza penas com refleção no piso (ja renderizei com antialising)

2° o refleço da janela no piso não refletiu o translucido da cortina

valeu
denner20

Essas manchas devem ser provavelmente pelo IM está muito alto seu rate e ter poucas amostras, comum nas setagens padrões... Tenta usar -4 no min rate e -2 no max rate, e 80 subdivs e 80 interpolações... Se ainda aparecer manchas sobe um pouco para -1 o max rate e testa novamente aumentando um pouco as subdivs e interpolaçao... se ainda assim não sair, vai para o BT+LC que na verdade eu recomendo.


O reflexo no piso é apenas material, recomendo você começar a trabalhar com os materiais básicos sempre... Esses testes em "clay" não são produtivos, server apenas para demonstrar espaço e layout...


Boa sorte...
cara...
como o Cleber havia dito, renderizar imagens assim não é produtivo para acertar iluminação, materiais, etc. Na hora que tu for manter os materiais de cada objeto ficará diferente por causa do GI que depende dos materiais.

exemplo: mantendo luzes com mesma intensidade em uma cena com materiais mais claros o GI ajudará a manter a imagem com melhor iluminação em relação a mesma cena com materiais mais escuros.

Sobre o Irradiance Map é melhor usar configurações próximas do preset medium ou high.
Há também a opção detail enhancement para que melhore no sombreamento e os detalhes da cena apareçam melhor.

Eu prefiro usar Brute Force e boa.
Oi Denner, tudo bem?

O Cleber é especialista no V-Ray e o New trabalha com o V-Ray há muitos anos, então, estou apenas postando as imagens para ilustrar as dicas que te passaram.

O Max Rate e o Min Rate do Irradiance Map (IM) ficam na aba GI quando o Irradiance Map está habilitado, mas para acessar tem que colocar na opção Custom na lista de Presets, como mostra a primeira imagem em anexo.
Normalmente escolhemos o Preset Medium ou High como o New indicou e dai não precisa configurar os Rates.

O Subdivisions e o Interpolate Samples também estão neste mesmo menu, como mostra a primeira imagem, quanto mais Subdivisions, melhor a qualidade e maior o tempo de Render.

Também é bom ver na aba V-Ray se você está usando o método Progressive, mais indicado, ou o método antigo do Bucket.
Se estiver usando o método do Bucket pode ser bom aumentar o valor do Max Subdivisions para 100.

Mesmo que você não falasse que estava usando Irradiance a gente iria saber porque estas manchas são típicas dele, se fosse o Brute Force ficaria granulado em vez de manchado.

Como o Cleber disse, o mais comum atualmente é usar o Brute Force no Primary Engine em vez do Irradiance Map.
Para remover o granulado você aplica o Render Element VRayDenoiser, é só entrar na aba Render Elements, clicar no botão Add e escolher o VRayDenoiser na lista, como mostra a segunda imagem em anexo.

E sobre os materiais, é como o New explicou, um material branco reflete muito mais luz do que um material preto, então, se configurar a cena com materiais cinza terá que ajustar novamente depois que aplicar os materiais corretos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola pessoal obrigado pelos comentarios

*cleber, as manchas com sua ajuda melhorou bastatante só, nao entendi sobre o material do piso?
nele so alterei a cor e reflexo, e nao aparece o branco da janela

*New, o brute force é normal deixar o render mais lento?

*Andre, obrigado pelos print. vc tem alguma ideia o pq não reflete o branco da janela?


Obrigado
denner20...

Sobre o reflexo no piso, tenta usar branco total na cor de reflexão, e vai acertando o IOR e o polimento da superfície com o glossiness e bump para conseguir o que você procura, tenta achar referências e sempre criar os materiais fisicamentes corretos... Se você tem as aulas de vray da 3D1 eu falo sobre isso, sobre o glossiness=micro bump e o bump para controlar a rugosidade, ou polimento da superfície nos materiais... 

Bons estudos... 
Então brother.

Sim.
O BRUTE FORCE é um recurso mais preciso na hora de calcular o GI da cena de forma a alcançar os menores detalhes. Daí ele é mais lento e costuma deixar granulados (aquelas pequenas manchas como se fosse sujeira).

no help da CHAOS GROUP mostra as vantagens e desvantagens de cada opção de GI do Vray. O link exato está logo abaixo.

https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/Indirect+Illumination
Oi Denner, tudo bem?

Como o New explicou, o Brute Force é mais preciso e oferece mais qualidade nos sombreados mais refinados, nos detalhes mais finos, mas também por isso pode ser um pouco mais demorado na renderização do que usando o Irradiance Map, dai é uma questão de você escolher a melhor opção conforme a sua necessidade.

Sobre o material, quem realmente controla a reflexão do material no V-Ray é o valor do IOR, que pode ser separado entre refração e reflexão, mas normalmente usa-se apenas um, já que o material é de uma substância só, então, usamos o IOR que fica na parte da refração como mostra a imagem em anexo.

Quanto maior o IOR, mais reflexivo será o material, então, mesmo colocando branco na reflexão o piso pode não refletir muito devido ao valor do IOR, vai aumentando ele aos poucos que o reflexo ficará mais intenso.

Porém, a luz sempre perde energia nas reflexões, então, se o reflexo no piso ficar tão branco quanto está a área iluminada da janela, vai ficar irreal.

Na realidade o reflexo no piso deve ser mais escuro do que a área iluminada na cortina.

Outro parâmetro importante para a reflexão realista é o Glossiness, como o Cleber explicou, pois ele define o quanto o objeto é polido.

Não existe nenhum objeto perfeitamente polido, nem mesmo um espelho, portanto, o valor do Glossiness sempre será menor do que 1.0.
Quanto menor o Glossiness, mais borrado será o reflexo, isso também eleva o tempo de renderização, pois é mais complexo fazer reflexo borrado do que reflexo nítido, mas dai você tem que configurar de acordo com o material que deseja reproduzir para ficar realista, por isso é sempre bom olhar fotos reais do material como referência igual o Cleber indicou.

Qualquer dúvida que tiver nos seus estudos, você pode contar com a gente, é só postar aqui.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135236

Últimos membros registrados: yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 838, sendo 22 membro(s) e 816 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rodolfosantos3d, D2_Unrio, Ronaldo Junior, JMDesign, Allen Anderson, Nael181121, marcola, yasmimin, pinart, Pedro Juliato, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, tatorp01, Baldo, magster, SERPA, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Andre Vieira, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.