Priscila, sobre a questão da pedra, o problema com o reflexo dela não é com os materiais, e sim com a modelagem. Pois se temos somente um poligono, com uma normal apenas, a reflexão irá incindir apenas sobre uma ponto muito específico do mundo 3D, o que não ocorre na realidade, pois no mundo real não existe superficie tecnicamente perfeita, nem borda e corte perfeitos e os materiais são sólidos de verdade (ocorrendo até mesmo diferça de densidade em seu interior ). Então posso lhe sugerir uma técnica para simular essas irregularidades:
1° Passo: arredondar levemente todas as bordas do objeto, usando o chanfer nessas bordas.
2° A malha tem de ser densa, para que você possa causar pequenas irregularidades em superfícies planas ( Note que essas irregularidades tem de ser minimas, pois não podem ser perceptíveis na forma do objeto, mas sim em sua reflexão apenas.
**3° Um outro meio de criar essas irregularidades sem mecher na malha, é usar o material arch&design do mental ray 3.5 no max 9, pois ele tem um recurso no bump map, em que o bump afeta só o reflexo, o que é o ideal para você.
Vou postar uma imagem muito antiga ja, que eu fiz de uma gema em formato de rosa,mas que lhe serve nesse caso, pois fiz usando essa técnica de criar irregularidades e bordas arredondadas na peça.
Abraço, fique em paz.