Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
dpi3d   Recife - PE
eduardoqf   Maceió - AL
Heijy Okada   Belém - PA - PA

Portfólios Ver Mais

tonyantunes   Curitiba - AC
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
kleber13   Rio de Janeiro
Marcelo Guarrata   Maringá - PR

Carro de Fórmula 1 inspirado na Ferrari.

Por: Eduardo Horvath  

Em: 06/03/2008 11:04

Galera, Sou novato, então podem meter o pau mas lembrando isso, sou um leigo que a cada dia aprende um pouquinho, esse é meu primeiro modelo de fórmula 1, que não segue fidelidade a Ferrari, é uma mistura de duas Ferraris, a anterior de 2007 e a de 2007, com um detalhe ou outro feito por mim. Devo meus agradecimentos a todos que colaboraram para que isso fosse feito, ao AugustoSZ que com sua bela ferrari me serviu de inspiração para conseguir esse resultado (bem inferior ao dele), lembrando que é para a criação de um website de internet de um evento de fórmula 1 nas escolas esse modelo, o que está acima do que era esperado aqui na empresa. Devo meus agradecimentos também a aqueles que me ajudaram a fazer o pneu, a calota do pneu, a aqueles que me deram dicas sobre o TurboSmooth, (o tal do crase que eu nem sabia...), bem como a aqueles que tiveram a paciência de explicar como funcionava o Unwrap UVW, é galera, eu não sabia nada disso, aprendi criando esse modelo mesmo... como disse, sou leigo. O piloto bem como o capacete foi o Infopaes que me passou, o piloto tá em lowpoly e o capacete tá em high, deu para enganar né.. hehe, ficou ótimo pelo menos para mim. Aprendi também nesse processo que o MAX importa PSD, acreditem, eu também não sabia isso, e isso mudou minha vida aqui, já que sou um fissurado por Photoshop, e isso otimizou muito o processo de mapeamento para mim. No fim, meu agradecimento vai a toda comunidade aqui do tresd1, inclusive seus moderadores, administradores, ao André que sempre ajudou. Eu renderizei no MR, cada render foi em apenas 1 minuto, tá bem otimizado, meu micro tem 8 GB de ram, Core 2 Duo, é um Dell, tá dando conta do recado, mas ainda tá com serrilhado, então vou aumentar depois no render final o anti-alias que tá em Mitchell com 16. Agora estou finalizando uns detalhezinhos do bico só. Bom, sei que tá cheinho de defeitos mas é o que consegui fazer mesmo. Gostaria de lançar mais adesivos, mas ainda não sei quem são os patrocinadores do evento... em breve saberei, então esse é o motivo de alguns espaços sem nada, ok? Espero as críticas de vocês para que eu possa melhorar ainda mais. Minha dúvida? A iluminação, tá difícil de fazer algo que eu aplique e então não crie um reflexo tão agressivo no modelo, também quando aplico HDR não tem ficado lá grandes coisas, preciso encontrar uma boa config de HDR, fazer vários testes e usar alguns para ver como fica... Esses testes ainda estou fazendo. É isso galera. Abraços a todos.
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Eduardo, ficou bem legal teu modelo. Iluminação também apanho bastante, para conseguir algo legal, te envio por e-mail um HDR de Studio. Abraços
http://augusto3d.wordpress.com
Augusto, Valew mesmo pelos HDRI's, são muito bons mesmo. Saca as imagens, a primeira tá sem HDR, e as demais com HDR, ficou bem melhor. PS: o cockpit eu não trabalhei ele porque nem vai aparecer mesmo.
Alguem sabe como aplicar HDR no material do MR chamado CAR PAINT MATERIAL? A área que achei de Enviroment é só o Single Enviroment e ele não me dá opção de carregar nada.
O que acharam? ;) É um wallpaper... Dicas? :?: :?: :?:
Olá Eduardo, Belíssimo trabalho, ah como eu queria saber modelar um desses. Só abriria entreletras o nome no pneu para ajudar na leitura, também colocaria o nome (NAS ESCOLAS) na lateral do carro. Só um adendo. Você confundiu e-mail com nome. O meu no caso. Infopaes é o e-mail e o nome é Jorpaes. HAHAHAHA!!! Parabéns. 5/5 :aqui: P.S.: Augusto gostaria de "ganhar" esse HDR de Studio também, pode ser?
Abraços, Jorpaes
Pô Jorpaes, foi mal risos.. me equivoquei mesmo. É verdade, infopaes é seu e-mail. Até esqueci também de agradecer o cara que me ajudou a configurar o material do pneu, é que foram várias pessoas, todo mundo colaborou com uma parte desse modelo. E só para falar, para quem ver e disser "como queria modelar um desses..." vai o meu conselho, eu nem fazia idéia de como fazer, exceto o conhecimento básico, ou seja, box modeling, simmetry, aquelas coisas, depois smooth, etc.. mas tinha dúvidas em muitas detalhes, mas foi só enfiando as caras e perguntando muito que consegui, o pessoal ajudou demais, então, qualquer um que quiser consegue, afinal, o MAX é demais, tem tudo que qualquer um precisa lá dentro... dá para chegar em resultados melhores ainda, pois a parte pior já foi, agora seria só ir detalhando, é que eu mesmo não vou precisar detalhar mais... mas é isso. Quanto ao nas escolas na lateral, eu tive um problema com o Unwrap na lateral, aconteceu que na hora eu não sabia que mexer nos vertices de esticando etc, abriria não só a malha como iria distorce-la, e essa parte está distorcida, não dá para aplicar nada ali que fica distorcido, como deu trampo demais abrir a malha e eu não sabia desse detalhe, então ficou só as partes que não mexi na posição dos vertices que deu para mapear... mas ainda tem outros espaços que dão, mas vou deixar para os patrocinadores, quando eu souber quem são... É isso né, modelando e aprendendo, se não tivesse tentando usar o unwrap não ia conhecer o que falei acima.... foi doidera aprender ele.. rs Abraços a todos... foi uma excelente coinscidência eu ter que modelar um F1 quando vi o modelo do AugustoSZ, se não fosse os toques dele, a base, ah sim, a base que ele me enviou, ele me mandou uma base crua, no começo do modelo dele para eu entender como funcionava o turbosmooth, e foi em cima desse base que tinha bico, corpo e encosto sem detalhes que me deram idéia de onde eu estava errando, e como deveria proceder... Eu sequer usava a ferramente CUT, era um tal de selecionar edge e clicar em connect que me deixava louco, aí eu fuçando aqui e ali, lembrei que havia visto um vídeo de um cara que modelou um AudiTT, um vídeo famoso por sinal, e então lembrei que tinha um lance que o cara ia traçando e algo ia cortando os poligonos, fucei e achei essa ferramenta indispensável... Bom, espero que isso seja um pouco de luz para quem também passa por tais dificuldades... sei que depois dessa F1 melhorei 200% do que eu era antes em 3D na parte de modelagem. Fiquei um certo tempo só estudando render... otimização de render etc.... Que alias, esse último render aí deu uns 10 minutos. Com anti-alias, de 16 por 64 mitchel, ficou bom o tempo, já que é para web e quem sabe farei alguma animação.
Só reforçando a minha dúvida que ficou perdida lá em cima. Alguem sabe como aplicar HDR no material do MR chamado CAR PAINT MATERIAL? A área que achei de Enviroment é só o Single Enviroment e ele não me dá opção de carregar nada. (esse material está aplicado no aro)
Fala Eduardo, blz?...... A Ferrari tá maneira...agora o ideal é colocar um shader esperto e uma iluminação condizente... ;) Neste site aqui tem um tutorial maneiro para vc sacar o shader e iluminação: http://www.3dm3.com/tutorials/rendering_ferrari/ É sempre bom vc ver o q os outros estão fazendo e como estão fazendo, para vc não ficar reinventando a roda... :) É legal fazer também os exercícios e tutoriais q vem junto com o programa e se possível frequentar os sites q falam sobre estas matérias... http://jeffpatton.cgsociety.org/blog/ http://forums.cgsociety.org/showthread.php?s=&threadid=104578 Aqui mesmo na 3D1 tem bastante matéria informativa.... Um abração e pau na máquina, seus trabalhos a cada dia estão melhorando! :)
Bom dia Eduardo, e pessoal... Rapaz, está muito bacana, sua modelagem.... E se vc seguir as dicas do Jomar...comcerteza essa cena irá ficar, muito boa....keep modeling! Abraços
Abraços - Fazendeiro digital

KEEP RENDERING

* AGORA - 250Ghz de proscessamento!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 517, sendo 12 membro(s) e 505 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, marcelo de moraes, valdez, JMDesign, Rodrigo, Victor Mendonça, Fabio Catelleno, Vladis, Antonio, Geraldo Nunes, vanderabelo, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.