vlw jhuan.
Atendendo a pedidos, estou postando meu making of deste trabalho
esta é a interface do zbrush....do lado direito, o import vai trazer nossa base mesh previamente feita em outro software, através do formato .obj Lembre-se de sempre deixar a malha quad.
após o obj importado, clique e arraste na tela para ele aparecer. Veja que habilitei o modo EDIT pressionando a tecla T, para poder trabalhar a malha, que no caso acaba virando um tool. Dica: Quando for salvar o trabalho, salve o tool e nao o documento. O tool no zbrush que contém as informações como subdivisoes e etc.
Primeiramente estudo muito o modelo antes de começar a esculpir. Busco muitas referências, sites, livros de anatomia, e formo a imagem na minha cabeça. Depois é a hora de enxergar na nossa base mesh. Feito isso, podemos subdividir a malha apertando Ctrl + D e trabalhar o máximo possível na subdivisão 1, depois o máximo na subdivisão 2 e assim por diante. Pensar em subdividir 8 vezes e depois começar a fazer alguma coisa eu não aconselho. Se quiser voltar da subdivisão 3 para a 2 por exemplo, só apertar shift + D e para avançar, somente o D.
Neste caso, utilizei bastante as ferramentas MOVE, CLAY TUBES e STANDARD, procurando uma silhueta, volumes e proporções, mas verão que muito vai sendo alterado durante o tempo.
aqui começo definindo melhor as asas, acertando melhor os volumes, sempre olhando referências.
o lance é ir trabalhando com calma, paciência e bastante treino. Salve sempre, pq o zbrush costuma dar pau bem na hora que tah ficando bom.
o legal é ir vendo a evolução do modelo...conforme as subdivisoes aumentam, os detalhes melhoraram, assim como as proporções também.
costumo sempre ficar mudando de shaders, c alguem quiser posso postar o link de alguns shaders mto bacanas...eles te dão uma visão melhor do modelo, assim como não deixam a vista cansar e acustumar naquele pedaço.
aqui estava quase pronto.... faltando alguns detalhes mais finos.
se bem que o meu modelo final ainda daria para arrumar muita coisa, mas dei por finalizado.
agora é tocar o próximo
fiquem a vontade para perguntar qualquer coisa, eu podendo ajudar com certeza irei.
meu email é
[email protected]
abraços pessoal e obrigado pela atenção