Aee galera...
para os fãs de quadrinhos, esse trabalho eu tive a idéia de fazer inspirado na leitura de um dos meus quadrinhos adultos preferidos, a série se chama "sandman", escrita pelo genial roteirista Neil Gaiman para o selo Vertigo/DC comics.
A série tem 13 volumes e a história de forma resumida é protagonizada pelos chamados Perpétuos ou Sem Fim (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio) Que são um grupo de seres que personificam vários aspectos do universo. Eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas (ou pelo menos influentes) do universo Sandman, inferiores talvez apenas a alguns Anjos (Lúcifer em particular) e ao Criador, e desempenham papeis centrais ao longo da história da qual Sonho é o protagonista.
Mas a cena na qual eu vou me basear pra produzir esse trabalho, é de uma publicação especial, independente da saga, que tem o nome do tópico: "Death - The High Cost of Living" (Morte - O alto preço da vida), que saiu no Brasil em 94.
Nessa história, a protagonista é a personagem "morte", que como eu disse aí em cima, seria a personificação antropomórfica da própria morte numa figura humana, que na saga é representada por uma garota jovem e charmosa meio rockeira e bem carismática. Nesse conto, ela é enviada ao mundo dos vivos para passar um dia no mundo dos vivos, sentindo a realidade, respirando, comendo, interagindo com pessoas como todo mundo, para compreender o valor da vida para levar isso em conta no seu trabalho (que é ceifar as vidas). A cena em si que estou produzindo, mostra os momentos finais da personagem na passagem dela pelo mundo, ela está em uma fonte de um parque com um amigo, então ela se joga na água e dasaparece, voltando pro seu mundo como pode ser visto na sequência de imagens a seguir
A cena será feita reproduzindo o quadrinho maior da terceira página, onde ela está de braços abertos para pular na água.
É de costume em w.i.p.s começar com um sketch do conceito geral da cena, mas eu resolvi começar pelo que tenho de referências, e para decepção de alguns, não modelarei personagens aqui, talvez só alguns detalhes, o processo desse trabalho vai ser feito basicamente uma montagem da foto da personagem num cenário completamente 3D que como referência eu vou usar a própria revista onde aparece o parque em outros ângulos. Pois a cena no quadrinho mostra um enquadramento muito apertado, pretendo fazer uma cena mais aberta, mostrando melhor o que tem ao redor.
A foto que vai ser utilizada provavelmente será essa:
Modelo Marina Scalon, que gentilmente cedeu seu tempo e paciência pro projeto.
(e que ironicamente hoje é minha namorada, então nada de gracinhas.. [obs, na época que o ensaio foi feito ainda não era.. rs..])
Bom foi, um ensaio improvisado com uma Nikon D40 emprestada, em uma tentativa (fail!) de ambiente de luz controlada e fundo uniforme.
Como podem ver a foto precisará de muitas edições por si só pra isolar a modelo, redesenhar algumas partes da roupa e acrescentar alguma coisa em 3D mesmo pra ficar mais parecido com a personagem. Vou postando sempre que possível os passos da edição também com explicações.
A composição final pretendo usar tudo q eu souber e aprender mais um pouco de técnicas de matte painting e matte/shadow 3D para tentar deixar as interações o mais realistas possível. Conto com a colaboração de todos, visto que é meu primeiro trabalho completamente artístico (trabalho com maquetes), e to só no começo do aprendizado de matte painting. Estou fazendo esse wip com cara de making off, quase tuto, pra compartilhar um pouquinho do meu humilde conhecimento e aprender bastante com vocês também..
Comentem a vontade!!
abraços
Matheus Gomes Augusto
http://www.nyx3design.com.br