luciano3d, muito obrigado!
Andeciuala, peguei as infos daqui.
http://content.luxology.com/501_support_files/version_20101025/doc/modo_501_New_Features.pdf
Na parte que fala sobre o hair não fala nada especificamente sobre o material, fala sobre View Frustum Culling, Billboard, Kink, Frizz, override de cor dos Guides, sculpt Tip Mode.
Mas por exemplo o shader (material) não houve alteração, apenas tem aquela mesma opção para ligar o Use Hair Shader, o que não adianta muito, pois shader de Hair/Fur é muito mais complexo do que apenas inverter a direção do specular.
OBS: As melhorias são muito boas, pois ajudam muito para definir a modelagem e dar um aspecto mais realista.
Quando falo que não mudou nada, quero dizer nada com relação a render, o material mudou bastante, mas os parâmetros são na parte de moldar o fur, como o Kink e o Frizz, não são parâmetros com relação ao material
Aparentemente o que o shader de Hair do Modo faz é apenas um anisotropic com a orientação do mesmo no comprimento do hair.
Seria interessante eles aplicarem os estudos do MARSCHNER que tem uma ótima qualidade na parte do scattering para hair.
O que eu usei no meu shader foi o método do Kajiya que é muito bom também, mas não trata da parte de scattering, apenas do specular.
Por isso meu shader ainda tem muito a melhorar, muito mesmo.
Ele não tem SSS ainda.
O View Frustum Culling é um recurso super simples que apenas elimina a geometria antes de ela ser enviada para o render.
É um recurso muito legal e muito importante, faz muita diferença. No renderman isso já é padrão, por isso nem precisei me preocupar em fazer nada nesse sentido, mas os outros métodos para culling ainda pretendo implementar.
O legal do renderman é vc poder tratar o fur como sendo um objeto a parte, então eu posso por exemplo exportar ele em voxels, onde cada voxel vira um arquivo separado que é lido apenas quando necessário com isso vc pode aumentar muito a quantidade sem muito custo.
Só pra passar uma idéia o Pinguim eu usei 1.5 milhões de fio e mandei direto para o render sem precisar exportar nada separado, depois só a título de teste eu fiz um render com 3milhões dai não rolava render direto, então liguei a opcão de voxel e usei o fur como RiArchive, renderizou brincando como se nada tivesse ocorrido, não contente fiz um novo teste com 5milhões e rolou na boa tb... hheheheh
Se o SDK do Modo 501 for legal(ainda não vi a documentação) é possível fazer outras formas de otimização como Motion Vector Culling, Distance culling.
Isso pode fazer economizar mais memória do que já foi feito.
Exemplo com Motion Vector Culling, vc cria voxels do seu fur, assim vc pode analisar o mesmo em blocos, depois disso vc analisa a velocidade que cada voxel e testa aqueles que estão mais rápidos, ai vc vai deletando alguns ids de fur, assim será enviado menos fios para o rendering context ganhando mais memória.
OBS: Eu não estou aqui pra falar mau do Modo, gosto muito do software tanto que estou usando no meu dia a dia para trabalhos de mídia impressa o FUR/HAIR do Modo é muito bom e funciona em muitos casos, eu mesmo venho usando ele direto nos meus trabalhos, mas para alguns casos ele ainda é digamos inexperiente e como eu conheço um pouco de renderman e sei que é muito poderoso nessa área resolvi partir para resolver o problema lá. :)
Mas cara, se vc tiver mais infos sobre o material por favor me passe!
Abraço,