Na verdade não é um Bug, é um "problema" que ocorre com luzes real-time com normal map!
Porque quando eu fiz o mapeamento da aranha, nesse caso um lado do seam ficou para a direita e a outra para a esquerda, e na hora de gerar o normal map o software 3D gero como se um lado da bunda tivesse pra direita e o outro lado pr esquerda...
Dai quando vc coloca a Luz la ela ilumina e o Shader se comporta com a Luz como se ela tivesse um lado da bunda sendo iluminada corretamente de onde ta vindo a luz, e como o outro lado tava orientado para o lado contrario da luz ao gerar o normal map a luz acaba iluminando o objeto como se tivesse o contrário... o.O Confuso né? UHAUhaua
Seria mais ou menos assim... Pensa que abri a bunda da aranha assim: <=======|=======>
Onde cada > é a emenda do mapa, e o | é o centro... dai juntando as duas pontas vira um tubo... saca? Dai quando vc gera o Normal map ele ta nessa posição, mas la no Objeto 3D elas vão fica uma de frente para a outra =====><=====| ...
Dai acontece um negócio bizarro qaudno vc coloca a luz... Que é isso dai...
Tem alguns jeitos de resolver isso... UM deles é colocar uma Luz na camera pra sempre ter uma luz iluminando de frente essa emenda, e evitar que a luz venha de um lado, e inverta nesse lugar...
A forma como se mapeia também pode resolver... Evitando de ter lugares aparente para essas emendas...
Nos renderizadores como o MR e Vray não acontece isso, acho que deve haver uma rotina q concerta isso... Mas em uma engine de jogo estamos falando de Luzes Real-time né... Pode ser que hajam Engines que arrumem isso, ou até mesmo alguma forma de arrumar isso no Shader... porém se há, não sei fazer XD
Pior que eu escrevi, escrevi e nem eu entendi UAHauhua :P
Meu Portifólio
http://www.3dmarcelo.com/