Lâmpada

Por: prata  

Em: 30/07/2013 13:43

Modelado e renderizado no Modo 701, criticas são bem vindas.
muito show.
Uma pergunta: Quanto tempo demorou para ser gerada a segunda imagem no Modo.
Davi Emidio Produtor Multimidia - Fotógrafo 31 9262-1552
Não lembro extamente mas algo em torno de 30 a 40 minutos.

O que pesou muito foi o DOF que eu optei por fazer no render mesmo e não na pós por se tratar de um material de vidro e na pós ficaria estranho. Mas sem o DOF seria 5 ou 10 minutos no máximo.
Muito bom prata, parabéns.
O que você acha do modo em relação ao max, tenho curiosidade de testar o modo faz um tempo desde que vi os trabalhos do Andeciuala que tenho curiosidade, mas infelizmente não tenho tido tempo nem para estudar o max, se puder fala um pouco do que você acha dele, se a sua adaptação foi muito difícil, enfim quais os prós e os contras que você encontrou.

Abraço, e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Sem criticas, perfeito!
Parabens ta muito bonito mesmo!
Show de bola suas imagens Prata, parabéns!!
Bom eu não tive adaptação nenhuma com o Modo, pelo contrário ele foi o primeiro software 3D que eu tive contato, foi no 3dmax que eu tive que me adapta pq comecei a mexer nele depois.

Antes de começar a mexer no Modo ou com 3D em geral eu não sabia nem photoshop e em pouco tempo já fazia imagens muito bonitas. Seguindo tutoriais claro, mas acho que se tivesse começado a aprender 3D com o 3Dmax teria desistido. Acho o Max muito confuso se comparado com o Modo que tem uma curva de aprendizado bem curta, tem cosias que no Max ém uma complicação só e no Modo é tão simples!

Hoje que eu ja tenho intimidade com o Max também eu posso fazer algumas comparações entre os dois.

- O modo é mais leve, o programa inicia tão rápido quanto o firefox por exemplo (quase instântaneo), não é aquela demora na splash screen como no Max.

- ele sendo leve vc consegue ter varios arquivos abertos ao mesmo tempo, podendo alterar de um para o outro instântaneamente, pode até arrastar um modelo de um projeto para o outro ou ter mais de um projeto visivel na mesma viewport. Por exemplo você tem o projeto carro com um modelo de um carro e o projeto moto com o modelo de uma moto e pode ver os dois juntos na viewort um do lado do outro.

- ele foi feito para subdvision modeling, vc trabalha desde o inicio com o modelo já subdividido, até as primitivas já são criadas subdivididas, você até riga com o meodelo subdividiso, não precisa tirar a subdvisão pra nada mesmo, não é como o max que precisa aplicar o turbo smooth depois. E vc pode alternar entre o modelo sudividido e não subdividido apenas apertando tab no teclado, pode subdividir apenas uma seleção de poligonos e não o objeto inteiro se quiser.

- Tem ferramentas para escultura e pintura como o zbrush muito completas e eficientes. Apesar de não ser tão bom quanto o próprio zbrush para muitos casos da pra esculpir ali mesmo no modo sem precisar exportar pro zbrush e depois voltar. É como se pudesse ter o 3dmax e o mudbox no mesmo programa.

- O modo tem um layout para cada tipo de tarefa, modelar, abrir a malha UV, rigar, sculpir, renderizar e etc, e tudo organiado em abas. A interface fica mais limpa e mais organizada assim. O layout também é 100% customizavel, vc pode criar layouts novos ou editar os existente mudando tudo que quiser, pode deixar qualquer caixa deferramenta em qualquer posição da tela e ditar qualquer tecla de atalho ou comando.

- O modo possui apenas um renderizador e nele vc tem apenas um material basico que vc pode criar qualquer superficie com ele, apena tem dois materiais especiais extras que são especificos para criar peles e cabelos realistas. Não é a bagunça que é no max com varios renderizadores (scanline, vray, mental ray e etc) com mais de 10 materias diferentes pra cada um. É tudo bem mais simples no modo, vc não tem varias versões da mesma ferramenta como no o max que tem a cam, a target cam, a vraycam, as luzes padrão, as luzes que só funcionam no vray, as luzes que só funionam no mental ray, modificadores diferentes que fazem a mesma coisa como skin e physique o smooth, turbo smooth e turbo smooth pró ou cloth e mcloth. No modo vc tem apenas uma material, uma camera, um conjutno de luzes e pode fazer tudo com eles, não tem ferramenta repetida poluindo o programa.

- o modo tem um preview em tempo real do render final, vc não precisa ficar varios minuts renderizando pra ver como ta ficando, modificar algo e depois renderizar de novo, vc pode visualizar em tempo real enqaunto modifica, e o modo não possui render pro gpu é tupo por cpu mesmo. Além do preview que abre nuam janela a parte e na visão da sua camera, vc tem também a opção de usar a própria viewport renderizada, orbitar o modelo e fazer qualquer modificação com a cena renderizando em tempo real na viewport mesmo.

- o modo evolui rapido, desde quando eu comecei a usar ele na versão 501 até a atual versão que é a 701 ele praticamente dobrou as ferramentas e opções. No max não muda quase nada de uma versão para outra, tanto que tem gente que nem se improta em uar versões antigas do max. Já no modo a cada nova versão é um mundo de possibilidades novas que acompanham, e eu adoro isso!

- o renderizador do modo é tão bom ou até melhor quanto o mental ray ou o vray e um pouco mais rápido até. Vc também pode renderizar elementos separados com o render elements do max ( que no modo se chama render outputs), mas no modo vc já tem um output para o oclusion por exemplo, sem precisar fazer override materal com vray dirt no max por exemplo. Vc pode renderizar qualquer output sem precisar renderizar a cena novamente, por exemplo pode renderiar somento zdepth e ele não vai demorar como se fosse um novo render. Pode \"mascarar\" esses outputs dentro dos materias, podendo renderizar apenas o alpha de um material. Por exemplo vc tem o modelo de um carro e pode renderizar os outputs de final color que é o render final mesmo, o alpha pra recortar o fundo e pode ter também um alpha outpup no materia dos pneus para recoratar somente os pneus a imagem. Depois da cena renderizada vc pode salvar todos os outputs num único tif ou psd e abrir já em camadas no photoshop.

- a criação de materias é muito mais simples também. No max se vc quer dois mapas de difuse no mesmo material precisa usar um composite e deposi dentro do composite colocar os dois mapas pq o slot de materail só tem um slot para mapa de difuse, isso além de outras limitações que o uso de slots trazem. No modo os materiais são em camadas como as camadas do photoshop, pode ter 20 texuras de difuse se quiser uma em cima da outra na lista e usando os blend modes pra ter resultados diferentes. Se voce quer sobreescrever todos os materiais da cena como o overrride material do max basta colocar o material em questão no topo da lista assim como faz com as camadas do photoshop.

- o modo 701 tem além do renderizador e as ferramentass sculping e pintura que eu já citei acima também ferramentas para retopologia melhores que o maxe e a criação de rig também é super simples. No modo vc sempre ve o bone e os conroles do rig e ao e ao clicar nele ele é selecionado mesmo o modelo estando por cima. No max o bone e controladores ficam escondixos, vc precisa colocar o modelo em xray pra poder ver e mesmo assim qd clica em ciam do boen seleciona o modelo tendo que dar freeze nele, mas ae qd vai editar algo no modelo tem que tirar o freeze. uam encheção de saco. No max para a criaçã dos bones a geralmente a gente coloca na vista estatica frontal e deposi vai ajsutando as juntas, no modo iss pode ser feito na perspectiva mesmo enaunto orbita o modelo pq o boen ja vai se ajustando automaticamante ao centro do modelo, basta dar um clique na penase o boen ja fica no centro da perna por exemplo.

Mas apesar de tudo isso o max ainda é muito mais completo com milhares de scripts e plugis disponiveis, tem muito mais conteúdo como materiais, modelos ou tutoriais pra baixar ou comprar pela net. E uma cosia que eu gosto muito no max é a modelagem não destrutiva com os modificadores, no max vc aplica um modificador blend por exemplo e mais pra frene pode somente remover o modificador se desejar, já no modo a modelagem é destrutiva, só da pra voltar atras com ctrl-z mesmo. Devido a isso mesmo as ferramentas de modelagem sendo ótimas no modo eu prefiro modelar no max, pq alem de não ser dertrutivo ainda tem mais ferramentas de modelagem, mas a renderização desde a criação de materias ate a iluminção acho o Modo muito melhor. Então costumo modelar no max e renderizar no modo, ou em muitos casos modelo no modo também mesmo.

O modo é mais completo que o max puro, mas o max com os plugins e scripts é mais compelto ainda, mas em contrapartida o max é muito complexo e o modo mais simples de usar.

Bom to pensando seriamente em aprender esse Modo.
Boa explicacao Prata,
onde consigo esse Modo acho que vale a pena aprender.
Bom você pode comprar ou baixar o trial no site na luxology. E pra quem tem interesse me aprender eu gravei mais de 100 video aulas dele, ainda não disponibilizei elas em lugar nenhum, to só esperando acertar umas coisas e vou vender esse curso que eu fiz.
Joia vou dar uma olhada nesse site.
Obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142967

Últimos membros registrados: paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat.

Usuário(s) on-line na última hora: 429

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.