Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
D. Faustino   Olinda - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

SilvioNunes   Fortaleza - AC
aurelio   Rio de Janeiro - RJ
Dexi   Belo Horizonte - MG
J3D   Saúde - AC

Testes IBL Mental ray

Por: Fernando Cunha  

Em: 15/08/2013 15:15



só para manter o layout do site
HAeow, Freenando!

Esse de estúdio achei até mais legal do que a externa.

Cara! Uma dúvida que tenho seria justamente sobre o uso de Diffuse Bounces com o IBL Mode. Eu até já fiz um tutorial sobre o modo IBL e mantive o Diffuse Bounces com valor 4. Mas no mesmo tutorial já havia colocado que não sabia se o melhor era usar o Diffuse Bounces ou mantê-lo zerado.
o tutorial é este:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/88765/741354
Eu olhei aí que vc não usou, e até acho que foi vc mesmo que havia dito que o mais correto seria não usar.
Agora tem uma coisa aí em relação a configuração de FG. Eu, nos testes que fiz quando estava fazendo o tutorial, é que tendo valores baixo, médio ou alto nos parametros INITIAL FG POINT DENSITY e RAYS PER FG POINT isso não muda praticamente nada quando está usando IBL. O que realmente determina a qualidade neste modo de iluminação é o SHADOW QUALITY e SHADOW MODE. PElo menos foi o que notei nesse modo. Nisso eu uso o FG no LOW com IBL, já que não vi diferença.
Tudo bem New, Vou fazer uns teste aqui para ver se noto diferença no uso de bounces e nas configurações do final gather, depois posto aqui o que achei dos testes.
New estive a fazer uns testes e cheguei à conclusão que com o final gather desligado fica até melhor a iluminação, para não falar que reduziu para metade o tempo de render, veja ai o comparativo entre os 2 renders e veja como fica mais natural sem FG,
Testei também com a qualidade das sombras em 1 em vez de 0,5 mas neste teste não notei diferença nenhuma nas sombras e subiu o tempo de render de 18m para 44m.
E aí, meu brother.

Bom! Lá no tutorial que te passei o link fiz o teste com DIFFUSE BOUNCES ligado e depois desligado. Obviamente com ele ligado o Gi é maior.

agora com o FG desligado que não cheguei a testar. No HELP do 3ds Max não vi nada falando a respeito de como usar o modo IBL, se com FG ligado ou não ou DIFFUSE BOUNCES ligado ou não. Estranho, mas tudo bem.

no SHADOW QUALITY com o valor padrão (0,5) dependendo do local, as sombras apresentam granulações. Nisso e preciso aumentar o valor.

Dê uma olhada no tutorial que fiz lá para tu ver os testes que cheguei a fazer.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707118.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 593, sendo 23 membro(s) e 570 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gago, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, JMDesign, bia199612, Abilio, Osvaldo Arquiteto, TadeuB79, Adalberto Rocha, Carla Franco, Vladis, Baldo, nandao, Victor Mendonça, Ricardo Paranhos, claro_lima, Ronaldo Junior, Lisandro, marcola, Andre Vieira, Danilo, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.