Ficou bonitão mesmo...
Só uma duvida (NÃO É CRITICA!!!)... No meu caso, eu teria preferencia de fazer as fumaças do avião (as nuvens gosto dos 2), na parte explodida do avião, no Afterburn, pela razão de não ter q ter a simulação e tal (e geralmente é uma cena tão rápida q dá pra fazer bem de uma maneira \'artistica\' com o afterburn)...
(eu, francamente, acho que, pra nuvens, se não for necessário que o avião afete as nuvens de maneira dramática, o Afterburn já dá conta... Acho q, pros jatos até q venha a dar um ganho aí em determinadas situações, mas pra nuvens os Afterburn é realmente muito bom mesmo.. E é \'aquela questão\', vc vai definir vc mesmo algumas questões (de maneira artistica, digamos assim, ou seja a sua \'imaginação\' vai definir as nuvens, é claro que, a partir de determinadas funções matemáticas, etc...) que em outras ocasiões (fumefx) seriam puramente definidas matematicamente, pela simulação... Mas a simulação é bastante artistica tbm, uma vez que a explosão não tem a expansão animada que é típica de uma explosão real (falei em termos de fumefx mesmo pra ficar mais curto)..
Então, n chega a pesar muito essa questão? Vc põe o box da simulação linkado atras do avião? etc.. Como foi essa parte aí?..
Se vc quiser eu te passo um Rig q vc vai poder controlar seu avião, como se fosse num videogame (LITERALMENTE).. Isso é bacana pra produzir cenas com os aviões de uma maneira bastante interativa e até q divertida e tal (to fazendo um jeito aqui de dar pra controlar 2 aviões ao mesmo tempo, pra poder fazer uma \'dogfight\' XDD).. Vc só vai ter q configurar os flaps e tal, a dirigibilidade do rig é só vc linkar no desenho (uma spline de um desenho de avião) do meu script q vc \'pilota\' o avião, q nem num videogame (inclusive (re)redescobri (XD) um aviãozinho num pendrive velho e de vez em quando brinco com a questão de rig dele...)..
(@edit: Q as vezes é mais \'tesão\' e até realistico, vc controlar o avião de maneiras interativas, e é conceitualmente bastante simples de entender, vendo o script.. Mas faze-lo pela primeira vez é bastante \'dramático\' (é CHATO (D= !!!!) por uma questão matemática dimensional, etc.. coisa bem \'árida\' realmente...)
(e também, imagina q vc n curtiu a \'tomada\', no caso do meu rig é q nem um ator numa cena... Vc simplesmente reseta as keys e a posição e faz a cena de novo XDDD (e é facil de configurar as velocidades, pro caso de escalas e etc..))..
Ah, enfim, pausei tantas vezes pra falar no telefone ou com pessoas que perdí o fio-da-meada.. Mas vc seria uma pessoa boa pra testar esse meu rig :).. qq coisa dá um toque =D XDDD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..