Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
nuts165   são bernardo do campo - SP
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

centralmaquete   Aparecida de Goiânia , GO - GO
RafaelCordeiro   Rio de Janeiro - RJ
Matheus Santana   campinas sp - SP

Zumbi

Por: Tutan  

Em: 03/08/2015 11:58

Teste!!
Q isso Ótimo trabalho, só faltou integrar melhor ele em uma cena q fica sensacional;
vlw bro, q bom q gostou!!!! É meu trabalho de final de curso, então fiz um teste pra ver como ficava, mas vou ter q dar um up melhor!!!
Ví o titulo e lembrei daquelas coisas q lembrei outras vezes antigamente, e isso foi divertido...

Certa vez eu tava lendo livros sobre cultura yoruba e culturas negras em geral (das que vieram pro Brasil por trafico de escravos).. Aí eu conhecia as lendas do Zumbi (\'dos-palmares\') e sempre ouví falar que era um guerreiro terrível (no sentido dele ser difícil de derrotar numa luta um-a-um, não \'terrível\' dele ser sangue-ruim(pessoa de moralidades perversas) e tal, etc..), extremamente belo,varonil,e taticamente arguto.. e letal com bastão, lança e tridente.. Esse Zumbí poderia ter filmes de artes marciais e trágicos e tal.. É uma história que merece filme(s), 3d ou de produção excelente ou até uma ópera (pensei nisso agora.. mas uma ópera tipo \'black\' e tal.. pô acho q ia ser bem legal..)... Mas realmente (putz pensei nisso agora, realmente XDDD), é coisa q realmente daria uns filmes extremamente bacanas.. daria até pra fazer uma \"Trilogia Zumbí\" (pra lucrar mais e pá q nem no Hobbit =D), tipo \'filme 1 - Captura e Escravidão\',\'filme 2 - Libertação\' e \'filme 3 - Abolição\' XDDD... hehe..)..

Mas o engraçado disso tudo é q, pelo menos aqui no Brasil, se ouve falar do Zumbí (dos Palmares) de de Zumbís (da cultura de filmes e games)..

Mas é assim, até ví umas coisas aqui pra me lembrar um pouco e isso já valeu bastante =D... \"Zumbí\", em Yoruba (ou banto, nago ou zulu, mas imagino q yoruba mesmo..) é uma contração de palavras que tem o significado de \"Espirito Vivo\".. Segundo contos, na época da escravidão dos Povos Negros no Brasil, se chamava de \"Espirito Vivo\" aquele ex-escravo que se libertou pelo \'proprio poder\'...

Na cultura do Haití, tem a mesma palavra, mas com um sentido bastante diferenciado.. É uma questão de tradução assim como termos Japoneses ou Indianos ficam com uma tradução bastante equivocada a depender do conhecimento cultural do tradutor, etc (particulas das palavras que, em varias linguagens, acabam por carregar significados bastante diferentes dependendo do contexto...)...

No Haiti, nas culturas Negras e nas religiões, existe o Vudu.. e é uma parcela realmente e não o todo dessas religiões.. Foi conhecida como \'vudu\' pq é o fenomeno mais notável dessa cultura..

Nessa religião Africana (ou pseudo-religião a se ter pelo conceito de \'Graça\', etc, mas não quero falar sobre \'A Graça\' aqui, etc.. =D), havia (como sempre haveria de ter em qualquer cultura..) o \'tabú\'... E os sujeitos que cometiam os crimes culturalmente considerados os mais perversos (\'tabús\') eram submetidos à essa punição.. Que é conhecida como \'técnica vudu\' ou \'zumbificação\'...

A técnica da zumbificação é bastante simples se conhecendo os ingredientes (aliás, praticar é simples, saber as formulas das poções e pozinhos q é coisa q se passa realmente de geração a geração e são coisas \'secretas\', etc..).. E a captura (parte do \'ritual\') geralmente é feita realmente via \'sequestro\'.. É um pó, com partes de Datura, e partes de Fugú (baiacú) e partes de uma planta bem comum que faz animar ao coração... Essa mistura faz a pessoa desmaiar instantaneamente se vc soprar o pó na frente da cara (da vitima (no caso de uma sociedade com essa religião, seria \'o indesejavel\', etc..).. E então a vitima cai num transe similar à morte no que tange à fisiologia.. Determinadas horas depois, a vitima é enterrada como se tivesse morta, e então, determinadas horas depois do sepultamento da vitima (que se acreditou estar morta devido ao veneno) os capangas do feiticeiro desenterram o quase-cadaver, e, devido à degeneração cerebral por falta de oxigenio durante o periodo quando a vitima estava sepultada, e com ajuda de mais \'poção\' (digamos que plantas alucinógenas resumidamente) condiciona o sujeito, reduzido a uma \'inteligencia animal\' a fazer o q ele quiser... Se diz que se usava bastante esses zumbis em plantações no haiti...

E, é claro, se um rato-de-cemiterio comer as bochechas do cara, ele vai acordar mesmo assim.. daí vem essas lendas de \'zumbís\' q nem leprosos e tal.. etc..

Mas, é claro, até por essas lendas, vc deve imaginar q um zumbi-vudu não deve ser aquele \'maninho mais sangue bom\'.. A zumbificação era realmente pros piores criminosos..



Existem maneiras \'magicas\' pra se tornar vivo um corpo morto, o que ia gerar esse \'zumbí\' seu e típico da cultura popular.. Mas pra isso teria que se exercer uma força-de-vontade muito maior do que o normal.. e que só poderia ser desenvolvida com muito treino e tal.. Até porque é coisa que não deveria ser feita... Se chama \'necromancia\' e é basicamente a tencica de vc usar uma energia sua pra excitar à energia residual dos corpos.. À energia viva se chamava de \"Espirito\", e então, no sentido da necromancia, o Zumbí é a reavivação do Espirito (embora que morto..).. E, no Herói Zumbí, é o reavivamento do Espirito de toda uma nação escravizada...




Gostei muito do grafico tbm =D... Até por me lembrar dessas coisas... A Arte, quando é boa, faz a gente lembrar de muitas coisas né... Eu tenho uns personagens aqui q eu poderia me livrar deles.. Eu podia dar pra vc o cerebro e o coração deles, pra seu personagem se bufar e ficar mais poderoso =D XDDD...




A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707734.

Total de membros registrados: 135328

Últimos membros registrados: Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng.

Usuário(s) on-line na última hora: 498, sendo 17 membro(s) e 481 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: robisonfalco, Jorge Henrique, Sergio1987, Ronaldo Junior, João Von Rondow, arqleo, Abilio, mastermax, TadeuB79, mbranco, Lucas Reis, Daniel Monteiro, Divino Campos, Reinaldo Silva, Le_Andro, Felipe Duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.