Oi pessoal, tudo bem?
Fiz essa animação no ano passado por diversão para testar o Redshift, mas só renderizei algumas imagens que postei aqui no fórum.
Neste feriado deixei renderizando a animação completa, levou em média 3 minutos por Frame numa placa de vídeo GTX 970 na resolução HD (1280 x 720).
A cena tem um terreno escaneado em 3D com Displacement, Hair and Fur, DOF 3D e Motion Blur 3D, tudo renderizado ao mesmo tempo.
O resultado não recebeu nenhuma correção, pós-produção ou composição, está como saiu do Frame Buffer do 3ds max.
Claro que daria para fazer muito mais rápido sem DOF e nem Motion Blur, aplicando estes efeitos depois na pós-produção, mas o objetivo era justamente testar uma renderização que seria inviável pela CPU.
Obviamente o Hair And Fur está bem vagabundo na aranha, pois não penteei, não cortei os fios, apenas apliquei e fiz as configurações básicas para testar a velocidade do render do Hair And Fur com Motion Blur e DOF.
A animação da aranha está pífia porque apenas apliquei o Walk Cycle procedural do CAT, portanto, a única coisa que animei mesmo foi o limão rodando através de Path Constraint e Noise Controller.
O terreno também não é dos melhores, estava em Low Poly, por isso que apliquei o mapa de Bump no Displacement, mas serviu para testar a renderização de geometria densa com DOF e Motion Blur.
A iluminação é IBL usando uma HDRI panorâmica, os Frames mais demorados levaram 4 minutos e pouco, os mais rápidos levaram 2 minutos no meu modesto PC.
É gostoso colocar para renderizar uma animação pesada em HD com mais de 10 segundos e ver o resultado algumas horas depois num PC caseiro, não semanas depois como era antigamente.
Imagine que maravilha deve ser renderizar pela GPU numa workstation com duas GV 100 e ver o resultado poucos minutos depois em Full HD como se tornará normal nos ambientes profissionais nos próximos anos.
André Vieira