Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Colli   Maringá - AC
Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
izabellima   Vitorino-PR - ES
Jean Belegante   curitiba - PR

Material Procedural para Terrenos

Por: Fernando Cunha  

Em: 14/04/2023 14:14

Boas a todos.
Há uns dias vi um post do Jaime Diaz Alvarez no facebook da itoo software, onde ele fazia um teste com materiais procedurais e espalhava a geometria utilizando o Forest pack.
Tentei recriar o método mas desta vez utilizando Corona render e seu Scatter.
Fica aí o video do processo, espero que gostem.

https://youtu.be/K1gVf6TFFaM

mto bom cara eu sei fazer a parte do forest mas como vc fez o material?
Att: João Maciel.

Tudo bem JMDesign,
Não tem grande segredo, eu utilizei o mapa composite para combinar 2 texturas, uma de grama e outra do solo, e utilizei um noise para controlar o mix delas, se reparar no video dá para ver o desenho do noise separando a grama da terra.
Poderia ter usado esse composite para combinar com a textura da pedra, mas como queria ter displacement na pedra utilizei o layered material para combinar o material da grama e do solo que não queria usar o displacement com o da pedra com displacement, neste caso utilizei um falloff para controlar os 2 materiais pois queria ter a pedra só nas zonas de elevação.
Esse falloff estava configurado padrão, modo perpendicular e paralelo mas troquei para ele utilizar só o eixo z.

Pode parecer meio confuso mas é bem simples, eu amanhã coloco uns prints do material para você ver.

Está um print do material, qualquer duvida pode falar na boa.
Abraço

Oi Fernando, tudo bem?

Eu vi o vídeo original lá no Stack e o resultado do seu teste ficou excelente, gostei muito!

Por acaso você já tentou fazer ruas de terra no terreno?
Creio que aplicando uma Spline com geometria e Distance Tex consegue fazer, usando o Snap To Face para desenhar diretamente na superfície ou melhor ainda, desenhando num plano superior e aplicando o Conform para projetar as Splines na superfície, pois assim elas acompanharão perfeitamente durante a edição do terreno.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Fernando Cunha:
Está um print do material, qualquer duvida pode falar na boa.
Abraço
valeu cara era o fallof com z axis que tava faltando pra mim
consegui fazer obrigadolaughing
Att: João Maciel.

Boas grande André, sim daria para fazer tranquilo as ruas com o distance ou o conform.
Eu só fiz este teste porque vi na página da itoo um post de um usuário que me inspirou a tentar fazer algo parecido usando só o Corona.

Grande abraço

Ainda bem que ajudou João, grande abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1019, sendo 5 membro(s) e 1014 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, aljamenjitu, magster, new, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.