Te compreendo bem cara, e é realmente como vc falou, detalhes como os que mencionei só da pra ver em stils, quando vc para e fica olhando um bom tempo pra imagem, aquela coisa de pentelho mesmo.
Pra animação esse tipo de coisa passa totalmente batido, e se for pra tv mais batido ainda. Eu trabalho diretamente com tv, e é realmente frustrante, pq as vz vc quer detalhar uma cena mas não compensa pq ou vai ficar muito rápido, ou vai ficar muito pequeno. E sem falar que sempre trabalhamos com prazos curtissimos.
Esse detalhamento que vc usou, jogando uma textura em cima, e animado, vai ficar show de bola cara, é só caprichar no shader que vai ficar animal.
Quanto ao Motion Builder, eu acho fantástico, tenho ele em casa, mas nunca tive tempo de fuçar nele. E o zbrush apenas recentemente tive tempo de começar a brincar com ele, mas foi mais por necessidade do que por diverção, ai tive que aprender a texturizar com ele antes de animar, hehehehe.
Mas parabéns cara ta muito bom. ;)