Fala Rabello, tudo certo?
Cara, excelente trabalho! Show meu velho! Parabéns! Tá muito #!@%*#!
Deixo te perguntar. Tb estou estudando Unreal para meio que abandonar os renders hahaha
Estou fazendo um apartamento nesse esquema e cheguei num ponto que o fps está insustentável...
Como você está lidando com isso?
Sua máquina é muito parruda ou está fazendo algum esquema de normal maps e tudo mais?
pq realmente, o processo é bem mais chato do que simplesmente mandar renderizar.
Valeu!
Abs
Aranha3D, obrigado pelos elogios [:)]
Cara, a menos que sua máquina seja muito antiga ou não possua uma placa de vídeo dedicada, não era pra ter problemas com desempenho normalmente. Mas existem alguns cuidados a serem tomados.
Vamos por partes. Qual é a sua máquina? Pra Unreal tem que ter no mínimo 8gb de RAM. Depois disso, o mais importante é ter uma GPU razoável. Tenha em mente que a UE4 é uma engine de jogos e todo o potencial dela é descarregado na viewport. Não é a mesma coisa do Max, por exemplo, onde se tem um \"rascunho\" nos viewports para gerenciamento de uma cena que será renderizada por horas para mostrar o resultado final. Pra trabalhar com archviz no UE4 e obter uma qualidade aceitável, eu considero uma GTX 970 como requisito mínimo. Aqui eu uso uma GTX980 Ti.
Salvo esse aspecto do hardware, você tem que tomar certos cuidados no gerenciamento da cena. Novamente, pelo processamento ser em tempo real, há limitações na quantidade de polígonos dos objetos. Se vc simplesmente mobiliar uma casa inteira com assets da Evermotion do jeito que eles vieram, com certeza terá problemas de desempenho até na GPU mais top, pois aqueles objetos não são otimizados para real-time. Outra coisa que vc deve tomar cuidado é com a quantidade de materiais diferentes por objeto. Um mesmo objeto com 10 materiais diferentes em uma game engine significa basicamente que a GPU deverá \"desenhar\" aquele objeto 10 vezes (na verdade é um pouco mais complicado q isso, mas a ideia é essa). Tente fazer bastante uso de Material Instances. Tem bastante tutorial sobre isso por aí (inclusive no canal oficial do Unreal no Youtube).
Agora, pra te dar alguma ideia sobre desempenho. Essa cena minha cena externa roda a aproximadamente 50fps em 1080p na minha máquina (core i7 3770, 16gb RAM, GTX980 Ti). Eu fiz uma conversão completa de uma cena de interior da Evermotion, sem otimizar nada (veja nesse
link). Nela eu consigo 120fps na mesma máquina.