intao, o proprio zbrush faz um mapeamento automatico, o mapeamento do zbrush parece o defrag antigo, um monte de quadradinhos
para passar isso para o low poly eu faco assim
tem um programa que chama X Normal, pelo o que pesquisei mta gente usa ele, ele serve apenas para criar mapas, opacity, cavity, normal e por ai vai
voce precisa mapear o seu low poly, pode ser no max mesmo, eu uso o maya e as me dou bem com as ferramentas de mapeamento dele, tem gente que usa programa externo mas acho desnecessario
ai eh soh abrir as 2 malhas no X Normal, e mandar ele projetar a high na low, ai entra um pouco de magica da sua parte que da muito problema
sobre o mapeamento de cores por exemplo, voce vai ter que exportar a textura do seu modelo do zbrush, soh ir em texture -> new form polypaint -> clone, ai exporta ela pra qualquer arquivo de imagem e na hora que for importar no XNormal, adicionar em um campo do high poly que nao lebro o nome, mas era algo texture for bake
ele vai aplicar a textura no high, e depois projetar tudo na low, ai ele adapta tanto seu normal map como seu opacity map para o mapemanto do low
espero ter sido claro, qualquer coisa pergunta
abraco