olá maninho... seja muitob em vindo.... tenha certeza que vc está na melhor escola de 3d... rsrs
mas.. vamos com calma.. certo?... no começo ficamos muito anciosos.. rssr sei como é... mas principalmente nesse primeiro momento é aconselhável segurar a anciedade.. rsrs não pule etapas... dê uma olhada na seção de tutoriais aqui do site.. comece pelo básico e vá evoluindo.. acredite... ajuda muito... aprendi muito com esses tutoriais...
antes de chegar à um render final vc precisa passar por algumas etapas... não se precipite em passar p/ a etapa seguinte antes de ter compreendido bem a etapa atual....
uma boa imagem (ou render).. é composta por modelagem, iluminação, mapeamento, texturização e por fim renderização.
Coloquei nessa ordem pq, ao meu ver, é a ordem mais "natural" p/ se estudar (mas isso muda depessoa p/ pessoa.. rs)
primeiramente preocupe-se com a modelagem... estude as formas de se modelar, técnicas, mesmo em modelagem de móveis é bom manter os loops de edges em ordem e a malha toda em quad (polígonos de 4 lados).. isso irá ajudar muito quando vc precisar suavizar um objeto.. então tenha por hábito ter uma malha de qualidade. Quando vc terminar a modelagem... e estiver satisfeito com ela passe à próxima etapa...
iluminação... estude o que são luzes standard, o que são photométricas, ies, free, target, tipos de sombra e tals.. cada tipo de luz tem sua aplicação ... e o mau uso dos tipos de luzes ou uma configuração mau feita.. podem matar uma bela modelagem.. é uma das etapas mais importantes a iluminação.. dedique tempo p/ estudar isso .. rsrs (acredite.. eu apanho sobremaneira ainda.. hehe)
depois de chegar à uma iluminação aceitável.. passe p/ a outra etapa (antes do render final vc irá fazer ajustes na iluminação.. não se preocupe.. rs)
mapeamento... tb requer tempo e dedicação... estude uvw mapping e unwrap uvw .. são 2 formas de mapear e que vão fazer com que as texturas sejam corretamente aplicadas nos objetos.
A etapa seguinte e que está intimamente ligada ao mapeamento é a texturização, uma das maiores artes do max está em criar materiais.... existem materiais prontos, texturas p/ baixar.... mas é muito bom vc aprender a compor, criar, configurar seus próprios materiais.. estudando e conhecendo cada parametro de cada mapa do material... vc terá um leque praticamente infinito de opções e combinações.. p/ criar os mais diversos tipos de materiais...
somente depois que vc alcançar todas essas etapas.. se preocupe com o render (claro que vc irá fazendo render de testes a cada passo.. eu tb não me aguentava).. rsrs... mas uma boa setagem de render é primordial p/ vc não ter que ficar horas e horas esperando sair uma imagem e qdo ela aparecer vc olhar e falar.. poutz.. tá horrível.. rsr
cada renderizador tem suas particularidades.. seus pontos fortes e pontos fracos.. não nos cabe julgar ou dizer a vc qual é melhor ou qual é pior.. é uma resposta que vc precisa encontrar por si.. mas se vc se dedicou nas etapas anteriores.. essa etapa de renderização.. não será problema.. o robô de render que vc escolher será apenas uma ferramenta (já vi imagens inacreditavelmente perfeitas no scanline .. não é o render que faz o artista.. é o artista que faz o render.. tenha sempre isso em mente)...
o caminho não é fácil.. e nem rápido.. portanto.. não desanime... respirefundo.. encha-se de motivação e caia de cabeça nos estudos.. cada degrau superado tras uma satisfação indiscritível... e vc poderá perceber o seu progresso em pouco tempo... saiba que a família 3d1 está sempre pronta p/ tentar ajudar no que vc precisar.. aki tem muitos feras em cg, seja 3d, 2d, maquetes, organicas ... e o pessoal é muito gente boa vc vai ver).. srs
ah.. muito importante... eu aconselho fortemente à adquirir o curso de modelagem de maquetes aki do site.. o andré ensina todas as ferramentas necessárias p/ criar uma maquete eletronica.. desde à planta baixa até o render final.. e as técnicas vc pode aproveitar p/ qquer coisa que pretender modelar...
e se vc pretente usar o mental ray como sua ferramenta de render.. tem o curto de mental ray tb.. onde o andré explica todos os parametros desse poderosíssimo renderizador (e que vem incluso no max).. rsrs
abraço e desculpa pelo testamento.. hehehhe