Golias

Por: Elberton  

Em: 19/12/2012 20:03

Zbrush

Esse é o Golias. É um personagem da Disney de um desenho chamado Gargulas.
é um projeto que eu comecei há mais ou menos 3 anos e nunca terminei.
Agora resolvi continuar a modelar o personagem.
Zbrush
Estou reconstruindo toda a malha com o processo de retopologia.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]

Elberton: oi Elberton!! tudo bem?? Parabéns pelo seu trabalho, realmente ficou uma cena bem bonita dessa gárgula, ficou bem legal.

O processo de \"retopologia\" acho bem trabalhoso de fazê-lo, porque ter que refazer toda a \"malha quad\" em cima da malha gerada pelo Z-Brush, acabe que dando um trabalho danado.

Por que nos seus próximos trabalhos, você não tenta fazer o inverso?? Modela já o seu personagem ou no 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D ou SoftImage...etc de braços abertos e exporta esse seu modelo depois pro Z-Brush para fazer os acabamentos, detalhes finais e a pose final??

Fica melhor, pois não terá que fazer a \"retopologia\", dando um certo trabalho. O que você acha?? Manda notícias. De qualquer forma foi só uma sugestão que disse, mas o processo de trabalho é seu portanto cabe a você analisar as variáveis.

Parabéns pelo seu trabalho do gárgula, ficou muito bom.

Nota 10.

Forte abraço e sucesso!!

Elberton: oi Elberton!! tudo bem?? Parabéns pelo seu trabalho, realmente ficou uma cena bem bonita dessa gárgula, ficou bem legal.

O processo de \"retopologia\" acho bem trabalhoso de fazê-lo, porque ter que refazer toda a \"malha quad\" em cima da malha gerada pelo Z-Brush dá um trabalho danado.

Por que nos seus próximos trabalhos, você não tenta fazer o inverso??

Modela já o seu personagem ou no 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D ou SoftImage...etc de braços abertos e exporta esse seu modelo depois pro Z-Brush para fazer os acabamentos, detalhes finais e a pose final??

Fica melhor, pois não terá que fazer a \"retopologia\", dando um certo trabalho. O que você acha?? Manda notícias. De qualquer forma foi só uma sugestão que disse, mas o processo de trabalho é seu portanto cabe a você analisar as variáveis.

Parabéns pelo seu trabalho do gárgula, ficou muito bom.

Nota 10.

Forte abraço e sucesso!!

Fala Danilo, tudo bem?

Sabe que eu estava procurando alternativas para o processo de retopologia?!
Realmente dá um trabalho danado, é cansativo e eu praticamente demoro mais tempo criando a malha pelo processo de retopologia do que modelando. Sem contar que a malha não fica perfeita, porque o processo é basicamente manual e por algum motivo não estão ficando todos os detalhes na nova skin que eu havia criado no modelo original, mesmo com o projection ativo. E ainda por cima resolvi fazer a malha bem pesada para ter um render legal no 3DS Max sem precisar muito de smooth.

O problema no caso do golias (o gárgula) é que era um pojeto (inicialmente) somente para o Zbrush, eu não pensava em expotar para outro soft, então nesse caso não há problema em não fazer a retopologia, mas como decidi mandar para o 3DS, então a malha não poderia ir do jeito que estava, já que eu comecei a modelar co zspheres.
De qualquer maneira, sua sugestão é muito boa, eu realmente penso em fazer dessa forma em outros modelos.

Apesar de eu achar mais fácil modelar no zbrush, principalmente modelos que são complexos, vou começar a modelar mais no 3DS Max e dar acabamento no zbrush.

Bom, meus proximos passos são mapear, pintar no zbruh mesmo e depois exportar o modelo e os mapas. No 3DS eu tento riggar para aprender a criar rigg e por fim crio alguma cena, ou até memo algum movimento nele.

Danilo, obrigado pelos seus elogios.
Tudo de bom.

Abraços.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Elberton: oi Elberton!! tudo bem?? Parabéns pelo seu ótimo trabalho do gárgula. Sobre o que nós estávamos falando, realmente o processo de \"Retopologia\" é bem trabalhoso se você começa a modelar já direto no Z-Brush, mesmo usando as ferramentas de \"Z-spheres\" ou \"Dynamesh\".

Alguns \"vídeos tutoriais\" que estava estudando, o processo de \"Retopologia\" chega a ser tão trabalhoso, dependendo do modelo 3d que você for modelar também, é claro, que alguns autores chegam a remodelar somente o braço ou a perna, ou o tronco de algum modelo 3d, só para mostrarem e exemplificarem como é o processo de \"Retopologia\" e depois pausam o vídeo e depois retornam ( depois de um certo tempo ) já com o modelo todo \"modelado\" com a malha \"quad\".

Existem alternativas claras e óbvias para o processo de \"Retopologia\" e também para evitar essa trabalheira danada que dá, ter que remodelar tudo o que você já tinha feito no Z-Brush.

Uma dessas alternativas seria já começar o seu personagem em um software 3d de preferência como esses: 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D, Houdini, LightWave 3d, Topogun, Luxology Modo...etc.

Assim evita que você tenha que remodelar todo o modelo 3d novamente, tudo bem??

Para evitar essa trabalheira danada, alguns autores preferem modelar já em um software 3d de modelagem \"poligonal\" e não de escultura digital como o Z-Brush e o Mudbox e fazem os detalhes finais no \"Z-Brush\" ou no \"Mudbox\".

Claro que podemos modelar coisas mais orgânicas direto pelo Z-Brush, porém temos que estar cientes que teremos que refazer toda a malha em um \"software 3d\" de modelagem poligonal.

Começar dessa forma é muito legal, pois evita dois tipos de trabalhos que estamos acostumados a fazer, que é a modelagem feita uma vez no \"Z-Brush\" e a outra \"re-modelagem\" em outro software 3d de modelagem poligonal, para deixar toda a malha \"quad\".

Boa sorte.

Parabéns pelo belo modelo.

Forte abraço e sucesso!!

Valeuu Danilo!!
Obrigado pelas dicas e pelos elogios.
Acho que não terei muito tempo, mas assim que terminar o Golias eu posto o resultado.

Abrços e otimo 2013.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 308

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.