@João: O V-ray eu achei bem facil de aprender e lidar, e pra fazer renders de interiores é o q eu acho mais bonito (não o \'bonito\' em sí mas a relação de beleza e tempo (de produção, q o de render final eu já n sei), etc..).. O scanline eu lidei bastante q por bastante tempo só renderizei com eles (até por não focar nos renders em sí) então eu sei os shaders dele meio q \'de cor\'.. No caso, o que eu faria, e imagino que ficaria bom, no Scanline (shaders):
-Oren Nayar Blinn pro corpo e pro \'elastico\' do oculos.
-Phong pro olho
-Strauss nas partes \'cromadas\' do oculos.
-Metal na aba do oculos.
-Blinn pros dentes, sapato e luvas.
-Metal + Strauss (Material Shellac) pro conector USB.
Imagino que esse tipo de produção seja mais pro lado do scanline mesmo, até porque é uma produção do tipo não-realista, e o scanline, alem de bem rapido na maioria dos casos, tem a iluminação \'classica\' e muito facil de lidar diretamente pra criar varios tipos de efeito, etc..
Apesar de que o V-ray também produz iluminações não-realistas que eu considerei extremamente interessantes e bonitas.. Principalmente em alta dinâmica (\"lwf\"), onde alguns aspectos dos shaders se comportam de maneira bem diferente..
E o V-ray também faz um caustics volumetrico q é matador.. XD.. É entre um realismo e um não-realismo.. Coisa de ethos artistico realmente..
Talvez fazer uma produção \'cartoon\' com um render (a tecnica, não um ou outro renderer) realista tenha um tom mais surrealista de fato, do que algo num eixo \'realista/não-realista\'.
É, enfim né.. pega uma cena aí de interiores, uma cena mais \'rica\' do ponto de vista didático (q tenha coisas cromadas, coisas foscas, vidros, madeiras, enfim..) e tenta fazer os materiais sem textura nenhuma (tirando mapas procedurais) e renderiza com uma \'Vray Physical Camera\' q c vai ver.. Os parametros gerais do material Vray são bem sinteticos (no sentido de assertividade) e diretos eu acho..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..