Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Leandro   São Paulo - SP
mdpontes   Macapá - AP
Laerte   são paulo
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

avmguitar777   Ipatinga - MG - AC
Claudio   Vila Velha ES - AC

Personagem - seguindo um curso

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 22/01/2014 22:22

Fala Galera!

Segue uma atualização do personagem. Está meio difícil conseguir tempo para finalizar... Está com vários defeitos por conta da projeção do mapa displacement do Zbrush, mas estou trabalhando nele ainda. Principalmente nas vestimentas em que usei o Brush Pinch, o que vim descobrir só depois que causa esse tipo de problema....
Então veio, eu já fiz como projeção pra normal map (normal bump map), como displacement fica bom também?
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Segue o progresso do personagem em que estou trabalhando. Tem muitos erros a serem corrigidos ainda...
Fala ScreamingFox! O curso é voltado para o desenvolvimento de games, por isso a técnica que eu deveria utilizar seria a projeção de detalhes para o NormalBump, mas eu não gostei do resultado. (Principalmente por causa da silhueta que não ficou boa, até mesmo porque era a primeira vez que eu utilizava a técnica e não fiz o modelo low poly sabendo como ficaria o resultado e qual era realmente o poder do normal map, que pelo que entendi, não faz milagres.) Agora, a projeção de detalhes pelo displacement é perfeita! Você fica com um modelo low poly com todos os detalhes projetados. Você pode adicionar um turbosmooth no modelo e não deixar visível na viewport, então, teoricamente, daria para fazer rig e etc. Voce pode ainda usar o vector displacement que é melhor que o mapa comum porque, ao invés da escala de cinza, ele é em uma imagem .exr e permite deslocamentos em todas as direções. O único incoveniente (pelo menos encontrado) é que os detalhes modelados com o Brush Pinch não ficam bons porque essa ferramenta tem um efeito diferente no Zbrush mas, fora isso, eu achei essa técnica incrível!! Além de vc conseguir um resultado perfeito, não é necessário, a princípio, fazer a retopologia. Também é um pouco pesada no render. Eu encontrei um ótimo tutorial sobre essa técnica. Se interessar eu posso divulgar o link. Abraço!
Ta indo muito bem!
Fala Galera!

Segue último render com a evolução do personagem. Esse personagem foi modelado com base em um curso. Agora estou finalizando as texturas.
Fala Galera! Mais uma atualização do personagem. A textura está quase finalizada. Críticas e opiniões são sempre muito bem vindas.
É.. na verdade, o que ocorre é que é assim, to falando no sentido \'visual\' apenas:
-O displace é bom pra adicionar
e
-O Normal (bump) Map é bom pra retirar..

A silhueta do seu personagem tem q ficar boa no Low. O que o Normal Bump Map vai dar no visual é a questão da topologia, a vantagem em especifico é na geometria com subtrações de volume, as quais não seriam possiveis de ver, nem possiveis de se produzir no model, em o vendo ortogonalmente (ou em qualquer outro angulo... são relevos positivos ou negativos em partes que não vão influenciar diretamente a silhueta do seu model...)..

Nunca tive resultado bom pra \'retirar\' (visualmente ou seja \'fazer um buraco\' (saliencia pra dentro) com displace.. Também nunca tive resultado com pra \'adicionar\'(volume) com bump...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
É ScreamingFox, bem interessante o que você citou! As concavidades provavelmente com o normalmap provavelmente não ficariam ruins, dependendo do tipo. O problema foi que eu não sabia da questão da silhueta então o modelo low poly que criei não ficou bom. Quando ao displacement, eu fiz umas otimizações no modelo porque eu não estava conseguindo renderizar pois meu pc só travava. Agora estou usando o displacemente normal (tons de cinza) em imagem jpg (ou jpeg, nunca sei) pra ficar mais leve. Nesse caso em específico, não tem nenhuma razão para usar imagem .exr que são muito pesadas, ainda mais na resolução de 4K que eu estava usando nas texturas. Com o vector displacemente você praticamente pode projetar uma caverna sobre um plano, o que não é o caso. Então fiz essa otimização no modelo, mas na verdade, vou ter que fazer novamente as projeções no Zbrush porque a conversão de .exr para jpg não ficou perfeita.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1298, sendo 3 membro(s) e 1295 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.