Nada veio... Essas arvores q são 3d eu fiz no NGPlant.. q é um programa gratis...
C leva uns 10 minutos pra fazer uma arvore muito boa mesmo, mas tem questões..
(e alem disso é bem engraçado q depois de ter dominado o NgPlant, vc vê VARIAS vezes arvores newbs de NgPlant em coisas do Discovery Channel e History Channel (já ví em 4 documentarios diferentes, só depois de ter usado o programa XDD) o legal de se liberar um programa de graça, quando tem relevancia, é q realmente c vai ver muito ser usado por aí, pq não precisa pagar licensa pra usar...)
Dá pra fazer arvores muito boas mesmo, e outras plantas sem ser arvores exatamente também.. mas isso não explorei muito.. É q tem q explorar um pouco o NGplant.. Tem coisas q parece obvias mas não são.. vc tem q girar lá a camera pra ver se tá decente mesmo ou se só variou determinada coisa num só eixo, etc.. E quanto à complexidade, realmente dá pra fazer uma arvore plenamente cinematografica com o NgPlant.. Em se modelando a base da arvore e usando o NgPlant para os galhos então, vc faz uma arvore bastante crivel de fato..
Por exemplo, determinadas nuances como curvas entre o tronco principal e um galho grosso, esse tipo de coisa é só com arvores modeladas mesmo..
Mas modelar uma arvore ou duas não é coisa que eu considero perda de tempo realmente.. Uma coisa que eu acho ideal nessa situação é ir modelando uma arvore com as suas tecnicas lowpoly e ao mesmo tempo ir aprendendo a fazer as arvores com plugins/scripts ou programas como o NGPlant ou FastTree.. Tem o script TreeGen também, que gera arvores 3d boas pra segundo plano, ou galhos para arvores em primeiro plano o plugin IvyGenerator também é capaz de gerar arvores eficazes..
O grande problema com a modelagem pura de uma arvore é a questão da complexidade gerada pela ramificação, e o grande problema com a modelagem procedural de uma arvore é a questão dos seams... Esses programas, scripts e plugins geradores de arvores geram por exemplo cada galho como um cilindro diferente, não é como a gente modelando, q seria 1 só elemento com cantos suaves e tal...
(disclaimer: Eu modelaria uma arvore a partir de uma unica primitiva (ex: um box) encaixar um cilindro num outro chamando um de tronco e o outro de galho eu não considero como sendo modelagem (@edit: mas se o cara põe o cilindro lá (criou já (sabendo exatamente quantos lados devia ter ,etc..) e depois atachou (\'deu attach\') e bridge entre um elemento e outro aí eu considero um macete da modelagem realmente.. o cara é bom e tal.. XDDD)
Por isso que eu tinha declarado que a melhor maneira de se fazer uma arvore, no \'overall\' (questão de tempo + questão de qualidade, etc..) seria se modelar o basico da arvore (o tronco principal, os galhos mais grossos (q saem diretamente do tronco) e eventuais raizes aparentes e fazer os galhos mesmo com os plugins, já q no galhinho de meio centimetro de diametro não vai dar pra reparar em seams...
O \'seam\' nesse caso q eu to falando é o encontro entre um elemento e outro (ou melhor posto.. \'a região dos polys que tocam outro elemento ou outro smoothing group\').. por exemplo nos scripts/plugins de arvore, geralmente o tronco é um cilindro e os galhos principais (q chamo também de \'troncos secundarios\') outros cilindros (são cilindros q o script põe modifiers como bend, noise, taper, etc..).. Dependendo do material usado essa questão fica bem evidente no render e então quem bate o olho no render meio q tem aquela \'estesia 3d\' (\'estesia 3d\' q eu digo é .. Dependendo da arvore e também dependendo da cena em sí, pode ficar bom ou ruim.. Mas na minha opinião pra ficar bom sempre é com os seams suavizados nas partes principais da arvore (entre o tronco e o primeiro galho (os \'troncos secundarios\' ou \'galhos mais grossos\')...
éé... é isso aí... Tenta usar o NgPlant aí... se tiver dificuldade eu faço um video sobre ele... eu gosto de fazer video dessas coisas aí... só tenho dificuldade de achar uma musica de fundo q ninguem reclame copyright XDD..
Eu tenho esse jeito de renderizar também mas acho bastante interessante o jeito q o Danilo da 3d1 renderiza esse tipo de cena tbm.. Voce q tá tentando uma dessa agora, imagino q o ideal seria um \'jeitão\' do render entre uma minha e uma dele heuhueuhe...
No meu caso eu renderizo em alta (HDR) e baixa (JPG) dinamica e combino os 2 no PS sendo q o de alta fica por baixo do de baixa, como \'multiply\' e mais saturado...Nessa cena eu usei uma unica VraySun.
@edit: Alem disso q eu falei sobre a questão de modelagem e tal e tal enfim... Uma coisa que eu acho é que, pra fins didáticos ou seja, de ensino, modelar uma arvore é um exercicio extremamente bom pra se passar pra alguem que te peça pra ensinar a modelar.. Pq.. o cara q modela um avião ou um armario fica muito intimidado com coisas como o rosto ou a figura humana por exemplo.. Psicologicamente o modelador \'fere\' o ser humano caso o modele de maneira equivocada então geralmente é uma coisa que se tem receio até de se tentar modelar... Modelar um animal é mais confortavel, uma arvore, muito mais ainda, uma vez que não tem um formato tão definido quanto o de um animal....
@edit: E realmente, não é \'grande-coisa\' não.. :).. é um estudo mesmo... C vai ver q qualquer um dos meus estudos vai ficar melhor que a maioria das coisas q eu produzo... q os estudos eu tento levar \'até as ultimas consequencias\'... Vc vê q agora q eu to na meditação dos scripts eu n to fazendo nada... A questão dos scripts envolve a questão da logica de programação e tal.. O que pra mim que detesta programação é algo dificil de apreender.. XD..
Mas é nois aí nos scripts tbm XDD
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..