Valeu :)
Então, a \'animação\' foi feita na hora do video =D.. (essa q é a questão e tal).. Aquilo lá é eu apertando as teclas do teclado :)..
A ideia é controlar o personagem na viewport como se fosse um personagem de jogo.. Pra isso é necessario o uso de script realmente, não dá pra fazer só no rig.. Mas com uns 5 helpers e 30 linhas de script dá =D.. Aí o scriptzinho eu tinha criado com um box q eu tava controlando com o teclado, aí hoje tentei por o sisteminha nesse robô com andada paramétrica, aí funcionou e tal =D.. Legal q, por exemplo a andada paramétrica c leva uma ou duas horas pra fazer, e a parte principal do script (junto com os helpers q usa) dá pra ser aplicado bem fácil em qualquer personagem pronto..
Ano retrasado e passado eu tinha uns engines de games antigos, aí eu ficava numa \'nóia\' de quando fazer um personagem, \'andar com ele em algum lugar\'.. Então de agora pra frente não vou mais precisar passar o personagem pra games pra brincar de andar com ele XDD..
O que eu falo de MIDI lá, é, por exemplo (controladores MIDI são como caixinhas com varios dimmers, sliders, botões e botões sensíveis à pressão e velocidade (hardware)), é que o teclado seria apenas \'booleano\' (\"Verdadeiro ou Falso\"(está apertado ou não)), e então a questão da movimentação alí vai ter restrições quanto à eficacia.. Já com um controlador MIDI, não são apenas duas situações possíveis (eu iria controlar a velocidade com um botão sensível à pressão, então, se eu apertar o botão de leve, ele andaria devagarinho, se eu apertasse forte, iria andar mais rapido (ou por num fader (é um \'dimmer\') e controlar a velocidade com o fader)..(ou seja, infinitas possibilidades a mais, não dá pra apertar um botão do teclado em 82,5% por exemplo, mas um botão MIDI daria pra apertar mais fraco ou mais forte, e um fader daria pra deixar no nível desejado (ao invés de ser só o minimo ou o máximo, que é o que ocorre logicamente com o teclado.. Mas acho o teclado importante pq é o mais comum (se vc tá num computador, tá com um teclado na sua frente =D))
Agora nesse aí só preciso aprender a fazer um \'delay\' (um atraso) no giro do pé contrário ao lado pro qual o personagem gire (por exemplo, se a gente se vira (se virar, por exemplo \'meia volta volver\' e tal), um pé fica \'preso\' no chão e o resto do corpo se gira, e no proximo passo, o pé \'desvira\' e tal, até pq o corpo se apoiou nesse pé pra girar =D..).. Depois vou ver pra quadrupedes e rastejantes, q imagino q vão ser um pouco mais difíceis..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..