Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ali   Caxias do Sul - RS - RS
Aroldo Junior   Cuiabá / MT - MT
Alexmen   Fortaleza - CE
WinterPT   Portugal - AC
andre.roque   rj - brasil

Portfólios Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
jeff   ARAPONGAS - PR
arteiro   guarulhos - SP
denner20   blumenau - SC

Banheiro cena noturna

Por: Paulo Fernando  

Em: 10/04/2020 17:58

Olá pessoal, criei esta cena recentemente e gostaria de ouvir as suas críticas. Agradeço ao Max pela dica sobre Automatic Vertical Tilt.
artstation.com/pou556
Opa, legal que a dica te foi valida. Nessa sua imagem acho que os pisos podem melhorar um pouco, tanto o azulejo quanto a madeira parecem texturas chapadas sem displacement/bump e não modelos 3d, que sempre deixam, ao meu ver, resultados melhores. Eu sempre uso o pluguin floor generator pra criar pisos proximos da câmera, por melhor que seja a textura, mas é gosto pessoal.
Cara, eu nunca vi azulejos tão grande assim. De qualquer forma, acho que os rejuntes poderiam ser mais estreitos. Outra coisa: rejuntes pretos dá uma leve sensação de piso inacabado. Eu prefiro deixar os rejuntes com cor clara para evitar essa sensação.

Uma coisa que acho que tu poderia mudar seria a textura da parede por uma mais bonita.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Paulo Fernando.: oi Paulo! Tudo bem? Parabéns primeiramente por essa cena 3d de um banheiro. Seu trabalho está ficando super legal, estou gostando de ver.

========================================================================

Alguns colegas e artistas gráficos já te deram boas dicas, mas gostaria de acrescentar algumas a mais que acho que poderá ajudar e muito a você, ok? As dicas são essas:

1.0- É muito interessante que você tenha em mente que precisa deixar alguns objetos 3d que estão bem próximos mesmo a lente da câmera 3d.

** Perceba bem que nessa cena do seu banheiro você tem um piso 3d bem próximo mesmo a lente da câmera 3d e você precisa trabalhar ele da melhor forma possível que puder.

Quando me refiro a isso quero dizer que se tem só um arquivo 3d pra renderizar somente uma única vista do seu banheiro 3d, você não pode economizar em algumas coisas.

O que estou tentando dizer é que você deveria modelar em 3d mesmo todo o piso do banheiro, colocar uma laje por debaixo (contrapiso mesmo ) do piso 3d, assim como é na vida real. Quanto mais você aproximar seu trabalho do que realmente é feito no mundo real, pode ter certeza que mais realista seu trabalho irá ficar, ok?

** Até porque com os rejuntes do seu piso cerâmico separados, vai dar pra ver a textura por debaixo do piso ( que é a mesma textura que você colocar no contrapiso ) entendeu?

Tendo isso em mente já é um grande passo pra você melhorar ainda mais os seus renders de cenas internas, ok? Espero que tenha realmente entendido o que quis dizer.

2.0- Outra coisa que me chamou a atenção no seu trabalho foi exatamente o que o nosso amigo e colaborador "Max" disse.

Na parte do deck em madeira, por que você não modelou as réguas em madeira? Numa cena 3d dessas que não tem muitos objetos 3d, você poderia ter modelado em 3d mesmo as réguas em madeira desse deck aonde fica a banheira, ok?

Coloca a banheira com água dentro e se puder água saindo do registro da banheira, já vai dar um realismo a mais na sua imagem.

3.0- Outra coisa é o vidro do box do banheiro. Por que não coloca a imagem HDRI no canal "reflect" dos vidros do box do seu banheiro? Acho que os vidros ficariam mais reais tendo o que eles refletirem, ok?

4.0- Outra coisa que acho que pode melhorar substancialmente na sua imagem e que vai dar um realismo bem maior a ela, é essa textura que você usou na parede do lado direito, aonde tem a pia do banheiro.

Talvez tenha sido isso que mais chamou mesmo a atenção na sua imagem, essa texturização na parede do lado direito.

Perceba bem como os colegas já falaram que ela está chapada, sem volume e isso tira muito o realismo em uma cena 3d.

Por que você não coloca um "vraydisplacementmod" nessa parede com textura de pedra do lado direito da imagem?

** Basta ter um bom mapa de "displacement" dessas pedras que com o "vraydisplacementmod" você consegue um efeito bem realista nessa parede do lado direito.

Se você quiser ser bem mais criterioso e realista, e era o que eu faria, eu texturizava essa parede com esse revestimento de pedras, depois "isolaria" só essa parede texturizada e modelava pedra por pedra de acordo com a textura ( tile ) da parede...

Sei que irá dar bem mais trabalho porém o resultado final será bem mais realista mesmo. Uma cena que não tem tantos objetos 3d de um banheiro, vale a pena de vez em quando você fazer isso, porque vai dar um "plus" bem maior na sua imagem...

5.0- Achei a iluminação final da parte interna do seu banheiro estranha. Que tipo de luz usou para iluminar esse banheiro? Manda notícias.

** Uma coisa muito importante mesmo que você tem que ter em mente também, e que levei um certo tempo pra observar e começar a colocar em prática em minhas cenas 3d, é que a iluminação do lado externo ( durante o dia ) tem que ser mais forte em termos de intensidade do que iluminação interna das spots do banheiro.

Uma boa iluminação para ficar realista ela nunca pode ter a mesma intensidade em todos os pontos.

É exatamente a diferença de "multipliers" de luzes internas + uma boa luz principal ( que simule a luz do sol ) que pode ser uma vray sun ou uma vray DOME light simulando uma iluminação HDRI.

Mas você precisa ter em mente que a luz principal ( que simule a luz do sol ) que pode ser uma vray sun ou uma vray DOME light simulando uma iluminação HDRI SEMPRE tem que ser maior e mais intensa do que as luzes internas do banheiro.

O que deixa uma imagem 3d bem realista é a preocupação do artista gráfico com uma boa iluminação realista.

É exatamente nessa parte aonde o artista gráfico leva mais tempo pra configurar uma boa iluminação, o que graças a Deus está diminuindo e muito mesmo esse tempo, pois atualmente os renderizadores mais modernos como o V-Ray next 4.0 e o Corona 5.0 já fazem tranquilamente render interativo em "real time", facilitando e muito o tempo do artista gráfico em configurar uma boa iluminação.

** Uma penúltima dica.: Sempre procure por fotos de referência de iluminação de banheiros quando você for iluminar qualquer cena 3d interna. Procure reproduzir essa iluminação brincando com as suas luzes secundárias ( com valores de multiplier diferentes )...

Mas sempre tendo em mente que a luz principal sempre tem que ser mais forte do que as luzes secundárias ( dentro do banheiro ).

E sempre se preocupe também em gerar contrastes em suas cenas 3d finais ( sendo elas externas ou internas ), isso é muito importante também.

6.0- A minha última dica seria com o BG ( background ) do seu banheiro. Sei que mesmo que a abertura da sua janela seja pequena, mas mesmo assim dá para ver o céu nela.

Coloque algo do lado de fora do seu banheiro pra não ficar essa sensação de um "physical sky" padrão do render no seu B.G, tudo bem?

** OBS.: Quando for enquadrar a câmera 3d para focar qualquer ambiente, se preocupe também com a "altura" da sua câmera 3d. Dê preferência para 1,70 m a 1,75 m a altura do tripé da sua câmera, ok?

Se o ambiente for pequeno demais pra enquadrar o foco da sua câmera 3d, use o "clipping plane" da sua câmera. Ele vai te ajudar bastante a enquadrar a câmera em ambientes muito pequenos...

** OBS-2.: Olha esse post meu que fiz da Casa BT. Repara nas imagens internas do banheiro que fiz dessa casa. No piso desse banheiro usei pisos em 3d mesmo texturizados com materiais da Substance.

Casa BT-Estúdio Jorgelina Tortorici (3ds Max 2018+PS CC 2018)

** Comece a ter/ criar o hábito de texturizar suas cenas 3d com materiais da Substance, isso vai dar um realismo bem maior as suas cenas 3d finais, tudo bem?

========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma com algumas dicas e macetes. Me desculpe pelo texto longo.... rsrs, mas acho que se tomar essas dicas pra você e as incorporar nos seus trabalhos, vais ter um grande salto de realismo neles.

Abraços e sucesso!

Obrigado pelo feedback pessoal, vou tentar melhorar cada aspecto que vocês citaram. Respondendo o Danilo sobre o tipo de luz usada na cena: todas os pontos de luz são VrayIES. No lado esquerdo as luzes são meio alaranjadas e as da esquerda são brancas. Também respondendo o Danilo: no quesito 3 do seu texto você cita o reflexo do vidro do box, confesso que não entendi muito bem, pois o vidro reflete o que está na cena; sobre colocar um HDRI no canal reflect, acho que isso contradiz o que você disse antes, pois se eu colocar um HDRI no canal reflect, o vidro vai passar a refletir o que não está na cena
artstation.com/pou556
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Paulo Fernando.: oi Paulo! Tudo bem? É que na verdade eu não me expliquei muito bem em meu tópico anterior quando me referi aos reflexos do vidro do box do seu banheiro.

=====================================================================

O que quis dizer é que seria interessante você iluminar o seu banheiro com uma vray DOME light + HDRI e colocar pequenas vray lights ( com multiplier's diferentes em cada uma das spots do banheiro ) e vê como se daria o comportamento da reflexão dos vidros do seu box.

Caso nos vidros não ficassem tão evidenciados os reflexos da HDRI, aí sugeri que colocasse uma imagem da própria HDRI no canal "reflect" do seu vidro, só pra saber como ele sairia com relação a reflexão na sua cena final...

Nem sempre em CG ( Computação Gráfica ) você precisa seguir a "rigor" a física das coisas e dos materiais. O bom disso tudo é que você pode "brincar" com os reflexos e ver quais os resultados finais que mais te agradam visualmente.

Tem uma questão aqui que não citei mas acho interessante falar que é de vez em quando "fugir" um pouco da realidade se for pra ter uma qualidade visual bem "mais atraente" no seu trabalho. Essas coisas você tem que colocar na balança e ver qual vai gostar mais como artista gráfico...

As vezes um reflexo pode ficar mais bonito criando alguns subterfúgios fora da física real do mundo moderno e pode deixar os reflexos do seu vidro mais "bonitos" se forem publicados em um material de catálogo, para uma construtora, por exemplo.

Como provavelmente é uma cena sua de estudo pessoal, então você poderia fazer 2 "testes" de render simples com 2 reflexos ( um com o reflexo normal do ambiente e outro reflexo colocando o BG no canal reflect do seu vidro ). E você mesmo pode analisar qual das 2 imagens mais te agrada em termos visuais, ok?

** Mas tudo isso vai depender de alguns testes de render ( com resoluções baixas ) para você ver o comportamento dos reflexos do vidro.

Pode salvar também um "render element" do reflect da sua cena 3d e brincar com os reflexos na pós edição no PS CC 2020...

=====================================================================

Seu trabalho já está bem legal, só precisa ajustar algumas coisas.

Abraços e sucesso!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710576.

Total de membros registrados: 138039

Últimos membros registrados: dflk, Vitinhop4, AEDFA, MrDrifs, Kleberbj, kainã, VictóriaSS, je042.

Usuário(s) on-line na última hora: 872, sendo 16 membro(s) e 856 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Moura, Frederico Wagner N. R., Max Idalgo, Reinaldo Silva, Saraaaaahhhhhhcriisi, AlexTerra, Gabriel.C, Nuno, tsmodelagem3d, Eduardo Ramos, marcelo de moraes, Renatto, Carla Franco, Thiago Couto, Ronaldo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.