Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
Paulo Fernando.: oi Paulo! Tudo bem?
Parabéns primeiramente por essa
cena 3d de um
banheiro. Seu trabalho está ficando
super legal, estou gostando de ver.
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Alguns
colegas e
artistas gráficos já te deram
boas dicas, mas gostaria de acrescentar algumas a mais que acho que poderá
ajudar e
muito a você, ok? As dicas são essas:
1.0- É muito interessante que você tenha em
mente que precisa deixar alguns
objetos 3d que estão
bem próximos mesmo a
lente da câmera 3d.** Perceba bem que nessa cena do seu
banheiro você tem um
piso 3d bem próximo mesmo a
lente da câmera 3d e você precisa trabalhar ele da
melhor forma possível que puder.
Quando me refiro a isso quero dizer que se tem só um
arquivo 3d pra renderizar somente uma
única vista do seu
banheiro 3d, você não pode economizar em algumas coisas.
O que estou tentando dizer é que você deveria
modelar em
3d mesmo todo o piso do banheiro, colocar uma
laje por debaixo (contrapiso mesmo ) do
piso 3d, assim como é na vida real. Quanto mais você aproximar seu trabalho do que realmente é feito no
mundo real, pode ter certeza que mais
realista seu trabalho irá ficar, ok?
** Até porque com os
rejuntes do seu
piso cerâmico separados, vai dar pra ver a
textura por debaixo do piso ( que é a mesma textura que você colocar no
contrapiso ) entendeu?
Tendo isso em mente já é um
grande passo pra você melhorar ainda mais os seus
renders de
cenas internas, ok? Espero que tenha realmente
entendido o que
quis dizer.2.0- Outra coisa que me
chamou a
atenção no seu
trabalho foi exatamente o que o nosso amigo e colaborador
"Max" disse.
Na parte do
deck em madeira, por que você não modelou as
réguas em madeira? Numa
cena 3d dessas que não tem
muitos objetos 3d, você poderia ter modelado em
3d mesmo as
réguas em madeira desse
deck aonde fica a banheira, ok?
Coloca a
banheira com
água dentro e se puder
água saindo do registro da banheira, já vai dar um
realismo a mais na sua imagem.
3.0- Outra coisa é o
vidro do
box do
banheiro. Por que não coloca a
imagem HDRI no
canal "reflect" dos
vidros do box do seu banheiro? Acho que os
vidros ficariam mais reais tendo o que eles refletirem, ok?
4.0- Outra coisa que acho que pode melhorar
substancialmente na sua imagem e que vai dar um
realismo bem maior a ela, é essa
textura que você usou na parede do lado direito, aonde tem a
pia do banheiro.
Talvez tenha sido isso que mais chamou mesmo a
atenção na sua imagem, essa
texturização na parede do
lado direito.Perceba bem como os
colegas já falaram que ela está
chapada, sem volume e isso tira muito o
realismo em uma
cena 3d. Por que você não coloca um
"vraydisplacementmod" nessa
parede com textura de pedra do lado
direito da imagem?
** Basta ter um
bom mapa de
"displacement" dessas pedras que com o
"vraydisplacementmod" você consegue um
efeito bem realista nessa parede do lado direito.
Se você quiser ser bem mais
criterioso e
realista, e era o que eu faria, eu texturizava essa parede com esse
revestimento de pedras, depois
"isolaria" só essa parede texturizada e
modelava pedra por pedra de acordo com a
textura ( tile ) da parede...
Sei que irá dar bem mais trabalho porém o
resultado final será bem
mais realista mesmo. Uma cena que
não tem tantos
objetos 3d de um banheiro, vale a pena de vez em quando você fazer isso, porque vai dar um
"plus" bem maior na sua imagem...
5.0- Achei a
iluminação final da
parte interna do seu
banheiro estranha. Que tipo de
luz usou para iluminar esse banheiro? Manda notícias.
** Uma coisa
muito importante mesmo que você tem que ter em
mente também, e que levei um certo tempo pra observar e começar a colocar em
prática em minhas
cenas 3d, é que a
iluminação do
lado externo ( durante o dia ) tem que ser mais
forte em termos de intensidade do que
iluminação interna das
spots do banheiro.
Uma
boa iluminação para ficar
realista ela nunca pode ter a mesma intensidade em todos os pontos.
É exatamente a
diferença de "multipliers" de
luzes internas + uma
boa luz principal ( que simule a luz do sol ) que pode ser uma
vray sun ou uma
vray DOME light simulando uma iluminação
HDRI.Mas você precisa ter em mente que a
luz principal ( que simule a luz do sol ) que pode ser uma
vray sun ou uma
vray DOME light simulando uma
iluminação HDRI SEMPRE tem que ser
maior e mais intensa do que as
luzes internas do banheiro.
O que deixa uma
imagem 3d bem realista é a preocupação do
artista gráfico com uma
boa iluminação realista. É exatamente nessa parte aonde o
artista gráfico leva
mais tempo pra configurar uma
boa iluminação, o que graças a Deus está
diminuindo e muito mesmo esse tempo, pois atualmente os renderizadores mais modernos como o
V-Ray next 4.0 e o
Corona 5.0 já fazem
tranquilamente render interativo em
"real time", facilitando e muito o tempo do
artista gráfico em configurar uma
boa iluminação.** Uma
penúltima dica.: Sempre procure por
fotos de referência de iluminação de
banheiros quando você for iluminar qualquer
cena 3d interna. Procure reproduzir essa iluminação brincando com as suas
luzes secundárias ( com valores de
multiplier diferentes )...
Mas sempre tendo em mente que a
luz principal sempre tem que ser
mais forte do que as
luzes secundárias ( dentro do banheiro ).
E sempre se preocupe também em gerar
contrastes em suas
cenas 3d finais ( sendo elas
externas ou internas ), isso é muito
importante também.
6.0- A minha
última dica seria com o
BG ( background ) do seu
banheiro. Sei que mesmo que a
abertura da sua
janela seja pequena, mas mesmo assim dá para ver o céu nela.
Coloque algo do
lado de fora do seu
banheiro pra não ficar essa sensação de um
"physical sky" padrão do render no seu
B.G, tudo bem?
** OBS.: Quando for
enquadrar a câmera 3d para focar qualquer ambiente, se preocupe também com a
"altura" da sua
câmera 3d. Dê preferência para
1,70 m a
1,75 m a altura do
tripé da sua câmera, ok?
Se o ambiente for
pequeno demais pra enquadrar o foco da sua
câmera 3d, use o
"clipping plane" da sua
câmera. Ele vai te ajudar bastante a enquadrar a câmera em ambientes muito pequenos...
** OBS-2.: Olha esse post meu que fiz da
Casa BT. Repara nas imagens internas do banheiro que fiz dessa casa. No
piso desse banheiro usei
pisos em 3d mesmo
texturizados com materiais da
Substance.
Casa BT-Estúdio Jorgelina Tortorici (3ds Max 2018+PS CC 2018)** Comece a ter/ criar o
hábito de
texturizar suas
cenas 3d com
materiais da
Substance, isso vai dar um realismo bem maior as suas
cenas 3d finais, tudo bem?
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Espero ter ajudado de alguma forma com algumas
dicas e
macetes. Me desculpe pelo
texto longo.... rsrs, mas acho que se tomar essas dicas pra você e as incorporar nos seus
trabalhos, vais ter um grande salto de
realismo neles.
Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...