Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Danilo   Teresina-PI - PI
VINICIUS GIANELLI   Poços de Caldas - MG
Ale   Joinville SC - AC
lucianocandido   Lages-SC - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP
Garte   Brasilia - AC
IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ

TCC - ARQUITETURA

Por: Eddy  

Em: 11/09/2020 10:26

Fala Pessoal, faz tempo que não posto nada, segue algumas imagens do meu Tcc.

Dicas e sujestões são sempre bem vindas!

Caraca!
Gostei do design!
projeto lindo.
Ficou ótimo.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Eddy.: oi Eddy! Tudo bem? Poxa vida, que legal te ver de volta por aqui pelo site da 3d1, espero que estejas tudo em paz. Faz tempo demais que não via mais suas mensagens aqui no site, e que bom que se formou em Arquitetura e Urbanismo.

======================================================================

Sou suspeito para falar dessa fantástica profissão pois sou arquiteto também, e estou focado atualmente mais nas partes de BIM e de maquete eletrônica 3d. Que ótimo saber que se formou também em Arquitetura e te desejo todo o sucesso do mundo e muitas felicidades e realizações na sua vida profissional.

Ficou super legal o design do prédio final do seu TCC final em Arquitetura, ficou bem bonito mesmo o prédio. Ele daria muito trabalho era para executá-lo... kkkkkkkkkkk . A parte curva dele é em concreto ou outro material? Manda notícias.

Parabéns pelas imagens, ficaram bem legais mesmo. Bom te ver de volta aqui no site.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Top. Fez corte e tal no revit? pq esses trem parametrico no cad levaria um tempo da peste, fora resolver todo o inferno restante kk. Meu tcc foi uma caixa feiona e ainda e deu um trampo danado kk
Bem bacana.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Max Idalgo.: oi Max! Tudo bem? Esses prédios orgânicos que são projetados pelos arquitetos internacionais são todos feitos puramente e exclusivamente em tecnologia "BIM".

=======================================================================

A tecnologia CAD é uma tecnologia obsoleta na Europamais de 15 anos. Ela serviu muito há muitos anos atrás, mas com a grande complexidade das construções de hoje pelo mundo afora, ela não te dá e nem gera os nossos quantitativos ( alvenaria, reboco, emboço e uma série de outros itens ) como a tecnologia BIM nos gera tudo em tempo real e muito mais outras coisas ( como sistema de phases da obra, life cycle dos materiais, estudos de insolação em tempo real, mostrando o quanto absorve, reflete de calor os materiais usados por nós projetistas.

** É realmente uma coisa fora uma série o que a tecnologia BIM nos oferece, é uma gama de muitos outros itens, como orçamentos ( criação de planilhas orçamentárias no ponto de exportar pro Excel ), planejamento de interiores, criação de tabelas de esquadrias em tempo real, escalas em tempo real, instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, esgotamento sanitário, combate a incêndio, HVAC ( sistemas de ventilação e ar condicionado ) tudo isso a tecnologia BIM nos oferece, etc... kkkkkkkkkk

Tava visitando esses dias pela internet alguns sites dos maiores escritórios de Arquitetura do mundo, como o Unstudio em Amsterdã ( Holanda ) e o trabalhos dos arquitetos de lá é uma coisa fantástica e fora de série...

** Dá uma olhada no site deles, acho que você provavelmente já deve conhecer, é super legal mesmo.
------>>> https://www.unstudio.com/ ( United network Studio ) ;
https://www.unstudio.com/en/projects.

=======================================================================

Na Europa há um uso em massa do Revit, alguns escritórios usam muito também o ArchiCAD e uma outra leva de escritórios usam muito o Rhino 3d + grasshopper ( famoso plugin paramétrico que funciona como um sistema de matrizes através de conexões complexas e avançadas com sistemas de nodes ) e uma outra parte também usam o Vectorworks ( Nemetschek, América do Norte )

Vejo o uso do "grasshopper" na modelagem arquitetônica como se fosse um sistema de modelagem avançada do Houdini dentro do Rhino 3d, porque o Houdini da SideFX, é um dos melhores softwares 3d high end do mercado e para fazer tudo nele, é tudo por sistemas de nodes com conexões avançadas, você praticamente não desenha uma linha e se não quiser, também quase nenhuma primitiva no Houdini... kkkkkkkkkk

A modelagem desses prédios complexos na Europa é tudo por modelagem paramétrica, utilizando ou o "grasshopper" na modelagem arquitetônica ou usando o "dynamo" do Revit 2020 ou superior.

=======================================================================

Só que com todo o respeito do "dynamo" do Revit 2020, mas pelos diversos vídeos que vejo do "grasshopper" na modelagem arquitetônica , o grasshopper é bem superior e muito mais complexo do que o dynamo da Autodesk... rsrs

Abraços e sucesso!

_________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, eu conheço Bim e até brinco com revit, e sei que essas contruções só são possiveis graças ao BIM, mas acho ele meio duro ( ele é engessado por não permitir "erros" ) pra algo como tcc, que dá pouco tempo pra resolver muita coisa, e pro cara resolver um tcc inteiro no revit ( ainda mais de uma plástica orgânica ) ele tem que ser avançado pra resolver a hidraulica, parte estrutural e tal. E ainda acho o cad melhor pra resolver o projeto e sua parte criativa ( por ser mais maleavel ) e o revit como o produto final na etapa de pré contrução. Pode ser que penso isso por não ser avançado no revit. E não sabia que lá fora cad era obsoleto não, mas o revit é fod@ mesmo, epero que aqui também se torne o padrão.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Max Idalgo.: oi Max! Tudo bem? Concordo plenamente com você com relação ao Revit. Estou estudando ele já há algum tempo ( não muito tempo ) e tenho notado a dificuldade dele em modelar famílias do zero, é um processo muito burocrático para modelar famílias no Revit. não sei se isso foi só impressão minha, mas dos tutoriais que já vi de modelagem de famílias nele, há uma certa burocracia...

======================================================================

Porque tudo no Revit é "reference planes" ( que são planos de referência ) para você modelar qualquer família que queira no Revit. Dá um trabalho você ficar criando planos de referência no Revit pra vistas top, left, right, front e back, as vistas para modelar famílias não são automáticas como é no 3ds Max 2020 ou superior, que basta você teclar L, F, T ou R para alternar entre as vistas automaticamente no 3ds Max...

Acho que por causa também dessa certa "dureza" do Revit, que muitos escritórios na Europa também usam bastante o ArchiCAD, tenho até ele instalado ( versão estudantil ) por 30 dias, mas depois tem que solicitar 1 extensão de um ano inteiro até o final dos estudos, como não sou mais estudante, só posso usar a versão trial por 30 dias.

Mas preferi mesmo estudar e me dedicar ao Revit. Tem outras regiões da Europa que tava pesquisando que usam muito também o Vectorworks, nunca utilizei ele mas já ouvi falar também que é mais "flexível" do que o Revit em alguns casos de modelagem de famílias.

Para pequenos trabalhos pode-se ainda usar o AutoCAD, mas com a lei federal de implantação no BIM no Brasil, que é a lei no. (DECRETO no. 9.377 de 17 de Maio de 2018 ), que fica instituído a estratégia de disseminação do BIM com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país.

Todas as obras públicas que foram participar de licitação ( seja carta convite, tomada de preço ou pregão eletrônico ), só podem ser licitadas se todo o projeto estiver 100% em BIM.

** E estar 100% em BIM não significa ser todo projetado em um software de tecnologia BIM não, como muita gente pensa, para ser BIM também tem que ter a compatibilidade de todos os projetos ( estrutural, hidráulica, elétrica, sanitária, esgoto, combate a incêndio ) com o projeto de arquitetura e compatibilização dos projetos é feita todo no Navisworks da Autodesk..

** O uso do BIM será obrigatório agora no próximo ano para obras públicas, inclusive já tem a criação de comitês espalhados pelo Brasil para se concentrarem em implantar a "Estratégia Nacional de Disseminação do BIM", proposta pelo gov. federal. Santa Catarina foi o 1o. estado a definir que em 2019 as licitações por lá já foram feitas todas com a metodologia BIM.

======================================================================

Apenas 9,20% das empresas do setor de tecnologia da construção civil ( que corresponde só a 5% do PIB do setor ), utilizam o BIM em suas rotinas de trabalho, de acordo com estudos e pesquisas da FGV, apresentada no documento.

A implementação do BIM total aqui no país vai beneficiar e muito as obras públicas, pois os projetos serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade e menos erros de projeto.

O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho nos canteiros de obras, o que vai fazer com que o uso do recurso público envolvido seja bem melhor aproveitado e gerido.

Espero ter contribuído de alguma forma, Max.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...


 

 

 

 

 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707509.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 617, sendo 3 membro(s) e 614 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Junior, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.