Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
EvandroGP   Paraná - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
diogorcamargo   Belo Horizonte - MG - AC

Portfólios Ver Mais

Eliot   Santos - AC
elisalage   italia - Internacional
sidi   SergioCosta sidi
Italocb   Goiania

cena interna no mentalray

Por: eduardoqf  

Em: 15/08/2007 10:43

Fala Gente! Encarei o "desafio" de migrar de render. Deixei o vray de lado e passei a usar o mentalray há apenas 4 meses. Esses até agora são os melhores resultados que eu consegui. Realmente o tempo de render baixou muito mesmo, como era de se esperar. Lembro que numa cena parecida com essa (mesma complexidade), eu levava cerca de 8 hora no vray. No mentalray, elas demoraram 2:30min. Os primeiros testes até levaram mais tempo (cerca de 5 horas), mas eu fui melhorando a setagem e testando bastante até conseguir baixar o tempo. E acho que posso reduzir ainda mais o tempo se utilizar corretamente os recursos do AA. As cenas foram renderizadas em 3200 x 2133. Utilizei uma mr omni no teto, 3 photometrics com web distribution, uma skylight para ajudar nas sombras e uma mrspotlight para a luz do sol. O céu foi feito com o shader madphysicalsky e os materiais são standard todos configurados por mim. Sei que ainda tem muita coisa pra melhorar.. queria conseguir um efeito de seda no edredon e fiquei com preguiça de modelar a parte interna do guarda roupa... mas como teste de estudo estou bem animado! Podem crioticar à vontade! abrs!
Pow "eduardoqf" ótimo trabalho! Gostei da sua iluminação muito bom mesmo!!!
Jefferson Santana
Ficou muito bacana cara! Realmente acho que mais umas "mechidinhas" ai no render, pode ficar ainda melhor!!! :) Mas de qualquer forma, o trabalho já esta com uma qualidade otima!!! Parabens! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Caro Eduardo, com relação as que você havia me mostrado antes em baixa apenas para teste houve uma melhora exponencial... muito bom mesmo, o tempo de render então... muito legal mesmo... relacionado as imagens, o que achei que ficou estranho é que as cobertas em cima das camas ficou muito duras... e aquilo na parede em forma de circulo... ficou muito visível as faces, uma suavização ficaria melhor... Parabéns mesmo... estou estudando também para não ficar pra trás... hehehehe... Abraço cara!!!
Site sendo reformulado!!!
é isso ai, ta ótima suas imagens, Parabens
Quem não tenta não sabe do que é capaz
Olá pessoal! Obrigado pelos elogios! Evilwata, tudo certo mano? Como tu acompanhou, fiz essa cena no fim de semana e fucei nela incansavelmente. Percebi que não dá pra trabalhar com o mentalray usando o mesmo raciocínio do vray. No MR os ajustes são mais finos e ele se torna um render bem sensível. Mas tudo é questão de prática mesmo. Segui algumas dicas que o pessoal passou lá no grupo de estudos de MR e usei photom basic nas paredes, piso e teto e o resultado esperado começou a aparecer. Sobre a coucha, ela é de modelo pronto de biblioteca e eu não gostei mesmo do aspecto do material. Eu queria algo como cetim, mas preciso estudar mais sobre materiais. Também estou na espera do videocurso sobre materiais e composição de shaders que me parece que está sendo elaborado pelo André. Precido dispender algumas horas para aprender a usar o reactor cloth e no momento a minha preocupação ainda está voltada para os recursos de setagem do mentalray. Sabemos que é muita coisa pra aprender de uma só vez e eu também tenho que trabalhar rsrsrsrs! Os círculos redondos facetados ainda me intrigam. Devo estar fazendo algo de errado, pois eles foram gerados no cad e segui à risca os parâmetros de importação. Certa vez postei algo sobre essa dúvida e o pessoal me ajudou, mas parece que esse problema voltou a acontecer... abrs!
Eduardo, observando a cena, percebi um detalhezinho bem pequeno, na composição. Em vez de usar aquela imagem clichê do Windows na televisão, pra apresentação final, que tal um filme como Casablanca ou Independence Day? Acho que daria um boost no clima do quarto. Aquela imagem remete automaticamente a uma tela de computador, na minha opinião. Em relação à iluminação, acho que você foi ótimo. Particularmente, gostaria de aprender mais sobre isso, pois tenho gastado muito tempo no personagem e os cenários estão muito ruins no meu projeto. Em relação ao mentalray, acho que muito pode ser resolvido nos próprios materiais e você vai se preocupar menos com ele quando chegar o curso do André. Vou entrar em contato por msn pra pedir umas dicas de cenário, beleza? Abraços!
Link do meu progresso no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=aR0YfMJRymo http://br.youtube.com/watch?v=sWNr1bxCM0c
Excelente iluminação, Eduardo. Marco.
Marco.
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) eduardoqf: sua cena está bem legal meu amigo Eduardo mas percebe-se que o render realmente é algo muito difícil de se aprender principalmente quando se mexe com MR.Claro que como vc disse ainda está em processo de aprendizado no MR mas eu gostaria de parabenizá-lo pela sua coragem de mudar de render e por ter a ousadia e a perspicácia de estudar uns dos renders mais difíceis hj em dia.Creio que realmente deve levar alguns anos pra começar a fazer realismos no MR por ser altamente complexo e muito difícil de se setar também.Parabéns pela sua força de vontade e pelo sua dedicação ao mundo da CG...abraços Eduardo! :)
Mundi, bem observado rsrsrs. Acho que eu poderia ter usado umas imagens da selva amazônica, ou do encontro das águas aqui de manaus. Mas a minha intenção estava focada principalmente no estudo de setagem de render e iluminação. Marco, Obrigado mesmo! Seus elogios são muito importntes para mim :) Danilo, Valeu a força, mas ao contrário do que vc imagina, o que parecia um desafio, foi colocado no início do post como "desafio" exatamente por ser algo diferente disso. Na verdade, muitoas pessoas acham que o mentalray é um bicho medonho de 200 cabeças. O que não é verdade! A setagem que usamos no MR para arquitetura é das mais básicas e é muito simples de ser feita. Mas tem que ter dedicação como qualquer outra ferrementa computacional. A curva de aprendizado de um usuário que não tem noção em nenhum render é de aproximadamente um ano para o mentalray. Como eu já usava o vray, estou conseguindo os mesmos resultados em 4 meses. E no resumo, o mentalray se torna um render mais fácil que o vray, na minha opinião. O "complicado" (olha a ênfase nas aspas) no MR é a parte de composição de shaders. Mas se vc usar os materiais arch&design que vêm com o max 9 fica ainda mais simples de se trabalhar com o MR. Sobre as vantagens do uso do mentalray, acho que muitos usuários já devem ter visto nos milhares de tópicos aqui do forum, e nem vou comentar... tem alguns onde sairam até briga rsrsrs! O que eu procurei expor aqui foi o resultado do meu estudo, podendo comparar os dois renderizadores e afirmar com segurança que eu consegui uma redução significativa no tempo de render para mais da metade, obtendo mais qualidade usando o MR. Acho que isso não é uma questão de ousadia e sim de escolher o melhor caminho. abrs!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707635.

Total de membros registrados: 135246

Últimos membros registrados: kadsanbva, moretzrence, Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves.

Usuário(s) on-line na última hora: 606, sendo 12 membro(s) e 594 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Gabriel.C, merlimweb, rodolfosantos3d, kadsanbva, Reinaldo Silva, Le_Andro, Ronaldo Junior, Henrique Ribeiro, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.