Mundi,
bem observado rsrsrs. Acho que eu poderia ter usado umas imagens da selva amazônica, ou do encontro das águas aqui de manaus. Mas a minha intenção estava focada principalmente no estudo de setagem de render e iluminação.
Marco,
Obrigado mesmo! Seus elogios são muito importntes para mim :)
Danilo,
Valeu a força, mas ao contrário do que vc imagina, o que parecia um desafio, foi colocado no início do post como "desafio" exatamente por ser algo diferente disso. Na verdade, muitoas pessoas acham que o mentalray é um bicho medonho de 200 cabeças. O que não é verdade! A setagem que usamos no MR para arquitetura é das mais básicas e é muito simples de ser feita. Mas tem que ter dedicação como qualquer outra ferrementa computacional. A curva de aprendizado de um usuário que não tem noção em nenhum render é de aproximadamente um ano para o mentalray. Como eu já usava o vray, estou conseguindo os mesmos resultados em 4 meses. E no resumo, o mentalray se torna um render mais fácil que o vray, na minha opinião. O "complicado" (olha a ênfase nas aspas) no MR é a parte de composição de shaders. Mas se vc usar os materiais arch&design que vêm com o max 9 fica ainda mais simples de se trabalhar com o MR. Sobre as vantagens do uso do mentalray, acho que muitos usuários já devem ter visto nos milhares de tópicos aqui do forum, e nem vou comentar... tem alguns onde sairam até briga rsrsrs! O que eu procurei expor aqui foi o resultado do meu estudo, podendo comparar os dois renderizadores e afirmar com segurança que eu consegui uma redução significativa no tempo de render para mais da metade, obtendo mais qualidade usando o MR. Acho que isso não é uma questão de ousadia e sim de escolher o melhor caminho.
abrs!