eduardoqf: Poxa cara, curti muito as imagens, quanto a iluminação, você usou alguma técnica de fakeosity?
O que me incomodou são algums materiais que ainda estão sem brilho e reflexão, principalmente em angulos muito proximos dos paralelos com a camera. Pois você pode reparar que no mundo real, quanto mais perto da linha paralela com a visão, mais reflexiva uma superfície se torna, e isso se aplica a quase todo tipo de material, até mesmo pele humana, borracha e papel, que parecem ser totalmente difusos... ( é sério ). hehehe
Na minha opinião foram esses materiais que você não trabalhou direito que cortaram o realismo das cenas por que a iluminação está muito boa, e a modelagem também.
Quanto ao tecido, que você mesmo citou, poxa, foi uma pena mesmo você não tê-lo trabalhado mais.
Mas eu curti muito.
A partir da versão 9 do max, com esse material arch&design, acho que nenhum usuário de vray terá dificuldades em setar o mental ray, emsmo por que o sistema de GI dele é muito mais intuitivo do que o do vray... Porém há um outro lado da moeda, quanto aos shaders mais trabalhosos, como partivolume, solidvolume e etc. pois esses recursos não eram nem sonhados no vray, então a parte mais dificil na verdade continua a ser desvendada. Mas com um pouco de paciência e estudo ja resolve essa questão.
Abraço