Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

silvaserik   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
bender   Lajeado-RS - RS
Gaona   Brasil - AC
MARCELO HS   PINHAL - SP

Portfólios Ver Mais

xavaridermiro   curitiba - PR
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
CNC   Caçador -Sc - SC

Interna - Estudo de iluminação e shaders no Mental Ray

Por: Caio Lamas  

Em: 28/08/2007 19:40

E aê pessoal, ta aí uma brincadeira minha, pra modo de dar uma estudada nos shaders do mental ray, e iluminação também. O sofá da frente, a TV, o Som e o sujeito lá atrás são objetos de coleção, pq a preguiça falou mais alto na hora de compor a cena. O resto foi tudo modelado no max mesmo, as lampadas, o outro "sofá" e a sala em sí... rs Metam o bedelho a vontade, só não critiquem a falta de mais mobília, e decoração, pois é uma questão de gosto pessoal... Usado o mental ray 3.5 do max 9, a maioria dos materiais foram feitas em cima do material standard, com shaders do mental ray aplicados nos canais deles, pois assim eu tenho mais controle sobre todos os aspéctos. Tem duas luzes, cada uma emitindo 600 mil photons, o FG está setado em density 0,8 e FG points em 200. O AA em min 1/4 e max 16, filtro Michell, contraste Spartial em 0,71 nos canais R e G e0,81 no B e 0,51 no Alpha. Tempo de render de 3hrs e 7 min, em resolução de 2400x1200, acho que o Shader Transmat foi o responsável pelo tempo relativamente elevado, ele dá uma travada geral na hr de calcular os photons, mas ta de boa, 3 hrs é tranquilo. hehe É isso, abraços!
Olá Caio Lamas, blz? Então achei legal sua cena, o que achei estranho foi as almofadas de enconsto do sofá (estão rotacionadas? E parecem estar flutuando) mais a frente da cena e o tamanho do que está de fundo, pois parece desproporcional. A textura do piso achei meio grande, talvez diminuindo um pouco ficaria melhor. Achei muito forte a distorção que o material de vidro está exercendo sobre a imagem de BG e o carinha, parece que foi posto o BG e carinha no PS e com muito blur. Tenta deixar mais nitido (ou seja, com aspecto de vidro liso mesmo), ou deixa como vidro jateado com desenho, acho que melhoraria. Gostei da iluminação e demais texturas, o tempo de render achei adequado tbm. Parabéns pela cena!!! Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Oi evilwata, beleza? Obrigado pela opinião, muito legais as suas sacadas... Então, sobre o sofá do fundo, ele é mais baixo mesmo, teria no mundo real algo em torno de 30cm de altura, o que é bem pequeno para um sofá, ademais a pespectiva está um pouco forçada para englobar uma parte grande da cena, então ele fica ainda menor, você pode perceber isso que eu estou dizendo se observar o tamanho dos suporte de lampadas das paredes... Sobre o vidro jateado, e o cara atrás, o vidro nem tem um borrado tão forte assim, é que o cara está um pouco distante do vidro, mas não deu pra notar isso por causa da refração, que fez parecer que ele está relativamente proximo ao vidro, então o exesso de borrado é por causa da distancia mesmo... rsrs Quanto a textura de madeira do chão, eu quiz dar uma quebrada no estilo da cena e dar um aspécto um pouco "rústico" ao chão aumentando o tamanho das tábuas, pode ver que casas antigas usam essas tábuas bem largas mesmo, mas de fato ficaria bem legal com tábuas mais finas mesmo. Dá proxima vez vou levar isso em conta. Quanto à disproporcionalidade, é impressão sua, por causa do sofá pequeno mesmo, tudo na cena foi calculado, medido em uma escala respeitando a logica de que uma unidade genérica do max é igual a 1 cm. Então o sofá pequeno tem 30 cm de altura... o da frente o assento está em 40 cm e poucos, q é o padrão.. o cara tem 182 cm... então está tudo nos conformes sim. Não vou mais mecher nessa imagem, mas vou levar em consideração o que você diz na próxima sim, o lance de fazer as tabuas mais grossas foi um vacilo meu mesmo, não deu a quebrada rústica que eu queria... mas, paciência. hehehe Obrigado, abraço!
cena boa, gostei.....unica coisa q incomoda é as coisas q o evilwata falou msm.....mas a q eu mais noto msm é homemblur..... mas o projeto em si ta mto bom, a disposição dos moveis e as cores escolhidas são bem coerentes...em resumo: eu moraria nessa casa. parabéns inté
www.marcospaulo.com
Que legal que tenha gostado dos comentários, quanto a proporção ao qual havia mencionado, o que eu queria dizer era em relação aos dois sofás mesmo... hehehehe... nem tinha cogitado o tamanho do carinha pois para mim parecia bom o tamanho. Legal saber que você também modela as coisas dessa maneira... 1 un. max = 1cm, pois eu modelo tudo nessa idéia... mantenho as unidades do max intactas e quando vou modelar sigo essa regrinha, foi uma maneira que achei de conseguir modelar com precisão sem ter que mudar o sistema de medidas. Bom, é isso... abraço cara!!!
Site sendo reformulado!!!
Blz caio? Muito boa a cena! So as almofadas como ja mencionado mesmo!!! No mais ta otimo! Parabens! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
MARCOS PAULO, faz tempo q você não aparece ehim cara, o lance do "Homemblur"... hehe, é uma ilusão de ótica mesmo, por que ele está mais longe do que parece, e refração borrada de vidro jateado é assim, quanto mais longe, mais borrado fica. Pode ver na refração do vidro e o canto da parede, mais à esquerda da janela que o vidro não está tão borrado, da próxima vez vou colocar o fundo no PS mesmo, pra ter mais controle sobre esse tipo de efeito. Obrigado, eu escolhi as cores por acaso, eu gosto muito de tons mais neutros mesmo. Evilwata, é sim o sofá de trás é bem menor mesmo, hehe, não é bem um sofá, é um troço de sentar de canto... aqui em casa tem um desses, eles são menores que sofás normais. Quanto a usar essa regrinha, é o melhor jeito de trabalhar com o MAX mesmo, não há necessidade de mudar o sistema de unidades... a não ser é claro que vá trabalhar com cenas muito grandes, como Kilometros por exemplo, daí eu uso outra lógica, considero uma unidade padrão como 1 metro. E tenho apenas que fazer alguns ajustes na hr do render, mas pra cenas muito grandes ainda é a melhor forma. Eu curti o que você disse sim, eu mesmo não agradei muito das tábuas largas, acho que você quiz dizer que elas deveriam ser como as tábuas mais finas do ambiente entre o sofá e a TV, que fica embaixo do rebaixamento de gesso né? Como são dois ambientes na sala, fiz com tábuas diferentes. Mesmo assim, essas tábuas mais largas só combinam com casas mais antigas mesmo, mas tb num estragou por completo... hehe, é bom que dá um toque errado na minha cena. Ja que eu sou todo errado mesmo, é o meu toque especial. hahahahaa E aí Cursi, blz? Então, esse sofá é de coleção, da Evermotion, pois fiz essa imagem no trabalho, então não tive tempo para modelar tudo, pode deixar q da proxima vez eu mesmo vou modelar o sofá, daí não tem erro. hehehe Valew aí fera, abraço!
ei caio, muito bom mulek, muito bom mesmo, tá parecendo até VRAY.. rsrsrs se o mestre andré me pega falando isso ele me enforca rsrs, mas brincadeira a parte, tá mandando muito bem...só naum gostei do BG rsrs abraço cara!!!
E aê Morcego, cara, você é outro q também desapareceu ehim, percebi que você voltou esses dias, eu também fiquei um tempo sem 3D... Mas cara, fico lisonjeado de saber que tu achou legal, faz tanto tempo que eu estudo Mental Ray, uma hora eu tinha que começar a fazer umas internas decentes... hahahaah. Quem ler o grupo de estudos de Mental Ray inteiro, vai ver minhas primeiras postagens lá, e ver a diferença... hehe Agora, quanto a ficar que nem Vray, num precisa ser o André não, todo mundo que comentou antes de tu aí usa o Mental Ray (eu acho)... Então nem vem com esse papo de vray!! uhahuauhahua Enfim, brincadeiras a parte, cada um com a ferramenta que se adaptar melhor. Mas cara, o lance do BG, num é BG não... hahahaha o cara e o corrimão são geometrias mesmo, realmente ficou bastante borrado por causa do shader, mas é bom acontecer isso, q na proxima num érro. Bom saber que tu está de volta! Abração aí!
Oi, Caio, parabéns pela cena. Vc usou algum Arch_Design nela? Só achei um pouco estranho a sua configuração do render (contraste em 0,7 - 0,8). Com density em 0,8 não ficou muito alto o tempo de cálculo de FG? Abraço
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707712.

Total de membros registrados: 135315

Últimos membros registrados: Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi.

Usuário(s) on-line na última hora: 627, sendo 1 membro(s) e 626 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RAPH.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.