Biblioteca - MR

Por: thiagohd  

Em: 27/03/2008 07:46

Muito bom o render. Paraens ae.
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :) thiagohd: ola Thiago!! tudo bem?? olha so cara...como vc trabalha com o render MR ele oferece vários e vários recursos pra vc renderizar a sua cena não importa o tamanho dela.Sobre a cena estar pesada com certeza e porque todos os seus livros estão modelados: vou lhe dar algumas dicas que ira deixar a sua cena bastante leve.Pegue uma fiada de livros coloque na vista frontal e renderize...salve em tga 32 bits pra guardar informação do canal alpha depois vc leva pro PS e cria uma imagem P&B.Volta pro max coloca a imagem que vc renderizou na vista frontal em diffuse e em opacity vc coloca a imagem P&B que gerou no PS.Clica no plane com o botão direito do mouse<properties e desabilita a opção "generate GI" porque se não vai demorar muito no render.Um macete legal e colocar um material "self-ilumination" no plane pra simular um pouco de GI.Coloca os livros em 3d mesmo so o que tiver no primeiro plano ok?mais próximo a câmera.Os que estiverem la no fundo vc coloca o plane que lhe expliquei anteriormente porque eles não serão tão vistos como os da frente ok? Sobre a sua cena estar pesado o MR oferece um recurso robusto pra deixa-la bem mais leve... Mas vc pode também simplifar a malha dos livros com o modificador "optmize" mas so que ele estraga o mapeamento;se o objeto estiver mapeado é melhor usar o "Multires", porque ele não estraga o mapeamento. Mas se o equipamento não aguentar mesmo depois de reduzir com o Optimize, então, a melhor opção é fazer um render dos livros pela vista Front, depois salva em TGA 32 bits e usa como textura num Plane. Fazendo uma cópia dessa imagem para o canal Opacity do material e ligando as opções de Alpha no Bitmap, vai "recortar" a imagem aplicada no difuse, então, pode aplica este material num Plane com apenas uma face e vai aparecer o livro, como fazem com plantas e pessoas em maquetes. Desta forma fica super leve, daria para colocar milhares de livros e poderia usar até uma foto de livro de verdade, deixando a cena mais real, no caso de usar uma foto, tem que fazer o recorte no PhotoShop para usar no canal Opactity. Se for para fazer em 3D mesmo, então, precisa de muito poder computacional e renderizar pelo Distribuited Bucket Render, assim, as várias CPUs e toda a memória de todas as máquinas seria usada para o render da cena. Se sua cena ainda ficar pesada, só em circunstâncias muito críticas mesmo, porque o Mental Ray já tem um recurso de Proxy embutido, é mais simples, mas é super prático. Basta habilitar o Use Palceholder Objects na ficha Processing, assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM. Ainda tem muitas outras opções de otimização nesta mesma ficha como o Conserve Memory, o Use Mental Ray Map Manager, o Memory Limit e tem também o Large BSP na ficha Renderer, ele deve ser usado em cenas pesadas. Outra alternativa é diminuir o Bucket de render...ele vem com 48 coloca 24(metade) assim, vai menos informação para a RAM a cada cálculo, principalmente com o Use Placeholder Objects e com o Use Mental Ray Map Manager habilitados. Outra dica boa é desabilitar o "Generate GI" dos livros na janela do Properties(botao direito do mouse) como falei anteriormente, porque assim vai economizar muita RAM, não tendo que gerar GI dos livros, deixando elas apenas recebendo GI, e não vai mudar quase nada no resultado final. Uma manha interessante é colocar um pouquinho de "Selt Illumination" nos materiais dos livros assim, fica idêntico como se tivesse gerando GI, ainda mais se tiver AO na cena. Bem meu amigo...mesmo se com todas essas opções vc ainda estiver com problemas de memória ai e outra historia.Voce pode renderizar pelo RENDER PASSES cada pedaço do arquivo separado com o RENDER REGION dividindo a sua tela de render em 04 partes por exemplo e o melhor de tudo isso e que o RENDER PASSES monta a imagem final pra vc não precisando levar pro PS pra juntar os pedaços um por um ok?(depende da resolução de saida da imagem final e claro) e ainda tem a opção ainda que e renderizar POR "LAYERS".O MR oferece inúmeros e inúmeros recursos pra renderizar; se filmes foram feitos com ele então qualquer cena de maquete pode ser muito bem renderizada se for bem OTIMIZADA também pelo artista. Espero ter ajudado vc com essas dicas....boa sorte agora nas suas próximas etapas....vlw!! ;) 8:) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Danilo_icf: cara.... muito obrigado por essas várias dicas que tenho certeza que vão simplificar muito minha vida daqui pra frente.. hehehe.. o meu maior problema e dificuldade encontrada nas minhas cenas era justamente renders muito pesados e problemas de memória. mas agora conhecendo um pouco mais o MR, já posso ver outras possibilidades. nos próximos trabalhos, vou usar essas tecnicas e pretendo postá-las aqui novamente. Muito obrigado. Abraço.
Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) thiagohd: ola thiago!! tudo bem? faz isso ai que te falei que com certeza meu amigo sua cena ira ficar super leve ok?? volto a repetir: se filmes foram feitos pela ILM com o render MR so que dessa vez com um sistema de 64 bits então qualquer maquete "still" não importa o tamanho pode ser renderizada pelo MR.O problema muitas as vezes e que as maquinas e os processadores de um modo geral ainda não estão robustos como os renders.Mas não custa nada o artista otimizar o máximo a sua cena; isso demonstra que ele conhece bem a ferramenta que tem e sabe como manuseá-la não importando qual software ele use; o que e o mais importante disso tudo! Abraços! 8:) ;) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Parabéns Thiagohd! Muito boa essa cena. Eu tenho quase certeza de que vai para a galeria hein! []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Obrigado aihh galera, pela força! Valeu mesmo. [_Serial_]: TOMARA!! como faço pra saber se a imagem foi selecionada pra galeria?
Cara, bati o olho na galeria e não pude deixar de comentar! Tá muito legal a biblioteca! Parabéns...
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 763, sendo 29 membro(s) e 734 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Gabriel.C, Danielreis, Eduardo Ramos, Starter, Adalberto Rocha, Luis Antonio, Leonardo, cavalcantesuetam, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Pierrejr78, wdesign2006, Osvaldo Arquiteto, Deems, Vladis, pjcbs_19, Esdras, Christoni, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, Nuno, gago, Marco Rocha, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.