galera eu nao sei oq esta havendo com essas luzes ja testei luzes stander, photometricas , sistema danlight . ta dando esse estouro, e agora ??? mas vou ficar tentando para tentar melhorar. SVA minhas cenas costumam ter no maximo 1 hora de render pois trabalho com dois computador em rede. mas claro apanho nas externar e bastante no tamanho do render mas no maximo é isso 1 hora nas internas. bom, obrigado pelos comentarios acredito se eu fizer uma cena mas completa. com sofa quadro , jenelas mas luzes etc etc vai melhorar muito mas tou meio atolado de trampo e tou meio doido aqui mas logo posto algo para vcs meterem bala de novo hehehe obrigado
espero grandes trocas de esperiencias. um forte abraço. fabricio pierri