Bem, realmente teu max nao tem skyportal...
Tirmey: A skyportal e uma luz comum, que tem sua função descrita em suas configurações, ela vem por padrao setada para interagir com o DayLight, justamente canalizando os photons... MAS voce pode fazer uso dela de outras formas... basta usar shaders por exemplo que ela lembrará uma vraylight. Devido ao controle em kelvins, que te da um controle sobre a cor... e devido a área das luzes, elas sao uma otima opção para iluminar estudos. Logico que existem mil maneiras de se fazer uma iluminação dessa, mas com as skyportal se tem um rapido e bom resultado.
Da uma olhada nas imagens deste topico, as minhas usei apenas SkyPortal com um shader...
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42554&highlight=