eu dei uma olhada aqui em suas configurações e queria lhe perguntar uma coisa:
na parte da cena que é o oposto da visão da câmera, ou seja, o que está atrás da câmera, possui aberturas (janelas ou portas abertas que dão acesso ao ambiente externo de forma que a iluminação de fora tem acesso ao ambiente interno?
independente disso, como vc está usando Daylight, é melhor vc excluir a mr Sun da emissão de Photons. Se tu não fizer isso o tempo de cálculo da emissão de Photons será grande.
Final Gather
quando se usa a emissão de Photons (Global Illumination - GI) o Diffuse Bounces não possui efeito algum. Então tu pode manter o Diffuse Bounces zerado (0).
Global Illumination - GI
emissão de Photons em ambientes internos, apesar de já um pouco antigo, ainda sim, o resultado é melhor e mais rápido do que usar Diffuse Bounces.
em Maximum num. photons per sample tu pode deixar no valor 100
maximum sampling radius tu pode deixar em torno de 10 a 15cm (se deixar os photons com raio muito grande pode ocorrer alguns problemas, e se deixar muito pequeno vai precisar de aumentar muito a quantidade de photons emitidos por cada luz e isso resultará em tempo maior no calculo.
em average gi photons per light vc vai definir a quantidade de photons emitidos por cada luz levando em consideração o raio dos photons, pois o ideal é que os photons possam cobrir toda a cena não deixando nenhum espaço, mesmo que pequeno, vazio.
no Multiplier e Decay evite alterar os seus valores. Deixando no padrão o efeito de gi fica mais próximo da intensidade fisicamente correta. Ao invés de alterar os valores desses parâmetros, altere na intensidade das luzes. A intensidade e quantidade de photons depende da intensidade da luz.
Renderer - Antialiasing
em Sample per pixel tu pode deixar com o minimum e maximum com 1/4 e 4 respectivamente para testes. Na renderização final tu pode deixar com 1 e 16.
O seu 3ds max é uma versão anterior a 2014 por isso não tem a nova opção de antialiasing que é mais rápida. Sugiro a vc a passar usar a versão 2014 em diante. Esse método clássico do antialiasing demora muito no tempo de renderização.
além do que eu disse logo acima, também a configuração de materiais da cena e também do seu computador irão influenciar no tempo de renderização. Qual configuração do seu computador aí? Basicamente, Processador e quantidade de memória. Qual configuração?