Como criar uma ferramenta de LOD Subdivision

Por: tiagodmed  

Em: 25/10/2010 13:54

LOD para aqueles que não conhecem o termo significa level of details, traduzindo o que isso quer dizer em palavras simples, é que quanto mais distante da câmera mais simplificada a geometria ficará. No nosso caso a proposta é ter um LOD Subdivision, então podemos concluir que quanto mais distante da câmera menor será a subdivisão aplicada à geometria. A vantagem de se usar isso é tornar a cena mais leve para o render otimizando o número de polígonos a se usar. As aplicações podem variar, mas em geral creio que a melhor aplicação para essa técnica é para terrenos irregulares e detalhados, desertos com dunas e oceanos. Formas as quais podem ser compostas usando modificadores como o displace. Eu desenvolvi essa técnica por pura necessidade para fazer um oceano. Eu tinha uma vasta extensão de água animada e que precisava de ondas, mas máquinas fracas para agüentarem o processamento de muitos polígonos. Então, creio que assim como eu outros podem ter necessidades específicas e encontrarem novas aplicações para essa técnica, diferente das que eu citei acima. Clique aqui para ir ao tutorial O tutorial acompanha um arquivo com a cena de estudo para baixar. É isso pessoal, espero que gostem, qualquer dúvida é só perguntar ;)
Valeu tiagodmed... Excelente... já estava pensando em estudar isso pra tornar as cenas mais leves.
Valeu Danilo, na pressa colei o mesmo link da imagem no link do site, mas já esta corrigido na postagem :D
Nossa, muito bom mesmo hen!! É util pra caramba!! Valeu por mais uma bela contribuição!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710645.

Total de membros registrados: 138120

Últimos membros registrados: leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro.

Usuário(s) on-line na última hora: 1429, sendo 24 membro(s) e 1405 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: leonardo1, Sergio1987, netinho muniz, Baldo, TadeuB79, Celso Borttoloto, Eng Damasceno, jonatasrocha1234, Thiago, Bruno, emersonforentin, Geraldo Nunes, gvillapouca, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, nandao, JMDesign, Pedro Juliato, Vladis, marcola, mastermax, magster, Carlos E. Nogueira, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.