LOD para aqueles que não conhecem o termo significa level of details, traduzindo o que isso quer dizer em palavras simples, é que quanto mais distante da câmera mais simplificada a geometria ficará.
No nosso caso a proposta é ter um LOD Subdivision, então podemos concluir que quanto mais distante da câmera menor será a subdivisão aplicada à geometria. A vantagem de se usar isso é tornar a cena mais leve para o render otimizando o número de polígonos a se usar.
As aplicações podem variar, mas em geral creio que a melhor aplicação para essa técnica é para terrenos irregulares e detalhados, desertos com dunas e oceanos. Formas as quais podem ser compostas usando modificadores como o displace.
Eu desenvolvi essa técnica por pura necessidade para fazer um oceano. Eu tinha uma vasta extensão de água animada e que precisava de ondas, mas máquinas fracas para agüentarem o processamento de muitos polígonos.
Então, creio que assim como eu outros podem ter necessidades específicas e encontrarem novas aplicações para essa técnica, diferente das que eu citei acima.
Clique aqui para ir ao tutorial
O tutorial acompanha um arquivo com a cena de estudo para baixar.
É isso pessoal, espero que gostem, qualquer dúvida é só perguntar ;)