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Tut. Max/Combusion - Grow

Por: Elis  

Em: 29/05/2011 16:06

amostra link http://www.youtube.com/watch?v=W_1vKbPnfu0
O Xikote strala
1. Abra o arquivo do max criado no http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=66483 2. Apague a camera. 3. Selecione o texto > no stack volte para texto e digite 3ds. > config. Kerning = 4. 4. Tire uma cópia e no stack texto digite max > config. Kerning = 0. 5. Selecione os dois objetos. Hierarchy > Affect Pivot Only > Center to Object. 6. Posição do 3ds (world) 0, 0, 0. Posição do max (world) 0, 0, -25. 7. Selecione o 3ds > Edit Mesh > Element > selecione o 3 > Detach > nome 3. Faça a mesma coisa para o d e s dando os respectivos nomes. Apage o objeto fake. 8. Selecione os três objetos > Hierarchy > Affect Pivot Only > Center to Object. 9. F10 > Output Size NTSC D-1 (video) > 720 x 486. Não precisa render, feche o diálogo. É só pra marcar o Safe Frame. 10. No view Perspective, Ctrl+F. 11. No Top > Create > Camera Target (nem esquenta). Posicione conforme imagem01. 12. Salve como grow.max 13. No quadro 0, selecione o 3 > > clic Set Key (icone da chave). Repare na chave criada no TS (imagem02). 14. No quadro 44, clic Set Key (icone da chave) e configure o Motion como na imagem03. 15. Ainda no 44, selecione Move > clic clic Set Key (icone da chave). Veja o Motion (imagem04). 16. Volte ao quadro 0, ligue o AutoKey e digite 50 (ver imagem05). Em seguida desligue o AutoKey. 17. Arraste o TS, volte ao quadro 0 e Salve. 18. Na barra de menus, clic Curve Editor (imagem06). Menu Modes mude para Dope Sheet (imagem06). 19. Ajuste O TV-DS até ficar parecido com a imagem06. 20. Selecione a trilha Transform do 3 > right-clic > Copy (imagem06). 21. Selecione a trilha Transform do d > right-clic > Paste (imagem06). No diálogo clic OK. 22. Selecione a trilha Transform do s > right-clic > Paste (imagem06). No diálogo clic OK. 23. Minimize o TV-DS e arraste o TS. Deve tá tudo encavalado. 24. Deslique o AutoKey e selecione d. mova em x = 0,487 (world) (posição original) 25. Selecione s. mova em x = 22,765 (world) (posição original). 26. No view Front o s da uma desalinhada no quadro 44. mova para baixo até alinhar e arraste o TS. Mudar o timing das letras. 27. Restaure o TV-DS e selecione a trilha Transform do d. 28. Arraste a barra preta do quadro 0 para o 15 (imagem 07). 29. Selecione a trilha Transform do s. Arraste a barra preta do quadro 0 para o 30 (imagem 07). 30. Minimize o TV-DS e arraste o TS. Num tá bão! Vamu muda inicio do d p/ 20 e s p/ 30. Arraste o TS (assassinei a língua portuguesa). Agora tá meioh. Salve o arquivo como Grow. 31. Selecione 3 d s e right-clic > Object Properties. 32. No diálogo > Tab General > Rendering Control > G-Buffer > Object ID, digite 1 (imagem06), clic OK. 33. Esconda o objeto max. 34. F10 > ver imagem 09. 35. Render, em seguida salve.
O Xikote strala
Combustion 2008 Pré-configuração: como nos anteriores. 1. Ctrl + N > Composite > Nome Grow > Format Options > NTSC D1. Duration = 75. Mode 3D. 2. Ctrl+I > grow[####]. 3. Ver imagem 01. 4. Play (a primeira lenta, depois vai q vai). Pause. 5. Quadro 1, F3 > selecione grow0000 > right-clic > Operators > 3D Post > 3D Grow. 6. No 3D Grow Controls, digite 10 em Radius (imagem02). Nada acontece. Falta identificar qual objeto receberá o Grow. 7. No Grow Source > Object ID > Object ID digite 1. Agora sim. Como na hora de render no max colocamos o ID 1 no objetos 3, d, s, (item 32), todos os objetos com ID 1 sofrem 3D Grow. 8. Mexa nos demais parâmetros (lembre-se que os parâmetros podem ser animados). Além do Object ID tem mais duas opções de identificar quais objetos sofreriam o Grow (objetos com materiais ID e objetos como Render Nodes). Como neste caso só identificamos o Object ID, só da para fazer por ele. Se no exemplo acima vc mudar o Glow Source para Material ID ou Render Node ID, nada acontecerá porque a cena não contém esse canais renderizados no arquivo RPF. 9. Para manter os objetos (3 d s) nítidos nas suas bordas (faces), no Workspace copie e cole o grow0000 e na camada de cima (grow0002) apague o 3D Post (imagem04). 10. Salve a composição. Se tua intenção era ver o fluxo max/combustion > 3D Grow. Pode para por ai. Se quiser continue o tut.
O Xikote strala
Back to Max. ...continue do passo 35 ou abra o arquivo salvo e exiba o objeto max. Em seguida selecione-o. 1. No Modify Stack, right-clic no Bevel > Copy e jogue fora o Bevel. 2. Edit Spline > destaque o m, a , x ; e de os nomes respectivos. 3. Selecione o m a x > Hierarchy > Affect Pivot Only > Center to Object. 4. Selecione o m, no Modify > Stack > right-clic > Paste. Repita para o a e x. 5. No quadro 0, ligue o AutoKey e selecione o m. No Modify > Bevel > Rollout Bevel Values, em Height, digite 0 (imagem09), repita isso para o a e x. 6. Selecione o m, no quadro 40, digite 0 e no quadro 50 digite 5 (imagem31). 7. Selecione o a, no quadro 50 digite 0 e no quadro 60 digite 5 (imagem31). 8. Selecione o x, no quadro 60 digite 0 e no quadro 70 digite 5 (imagem31). 9. No quadro 39 selecione o m clic Set Keys (icone da chave). No quadro 35, clic Set Keys, Right-clic no Uniform Scale, no diálogo > Offset:World %. digite 0. 10. No quadro 49, selecione o a, clic Set Keys, no quadro 45, right-clic no Transform Scale e no Offset:World %. digite 0. 11. No quadro 59, selecione o x, clic Set Keys, no quadro 55, right-clic no Transform Scale e no Offset:World %. digite 0. 12. Desligue o Auto Key e arraste o o TS O 3ds desce o o max pipoca. 13. Salve como grow.max BG 1. Esconda tudo. 2. No Front > Create > Plane (nem esquenta), configure como imagem01, em seguida renomei para grade. 3. No ME, crie um material Standard conforme imagem02. Nomeie como grade e aplique no objeto grade. Feche o ME. 4. Selecione o objeto grade > UVWMap (imagem03). 5. No quadro 0, ligue o AutoKey e posicione o sub-nível Gizmo do UVWMap conforme imagem03. 6. No quadro 89, posicione o mesmo gizmo conforme imagem03. Em seguida desligue o Auto Key. 7. No Left > Create > Cylinder > configure conforme imagem04 e renomeie raio01. 8. Edit Mesh > Polygon. No view Front selecione o cap da extremidade esquerda (imagem04). Apague e saia do Edit Mesh. 9. No Front faça 3 cópias do objeto (total 4). Selecione o raio02 e gire 180 (assim o caps ficará na extremidade direita). 10. No Front, selecione o raio03 e gire -90 (o caps ficara para cima) e selecione o raio04 e gire 90 (caps para baixo). 11. No quadro 0, selecione o raio01 ligue o AutoKey e posicione conforme imagem05. 12. No quadro 40, posicione conforme imagem05. Ver também a posição e quadro dos outros 3 raios na imagem05. Em seguida desligue o AutoKey. OBS: O raio01 tem 2 chaves. Os demais tem 3 chaves. 13. Selecione os 4 raios. Right-clic > Object Properties > General > campo Rendering Control > desligue Receive Shadows e Cast Shadows (imagem06), clic OK. 14. No ME crie um material Standard. Ver imagem07. Aplique nos 4 raios. 15. Selecione os objetos m a x. Right-clic > Object Properties > General > campo Render Control > G-Buffer > Object ID: digite 2 e clic OK. 16. Selecione o objeto grade. Right-clic > Object Properties > General > campo Render Control > G-Buffer > Object ID: digite 3 e clic OK. Arraste o TS. OK. A cena tem os objetos 3 d s em Object ID 1, o m a x em Object ID 2, a grade em Object ID 3 e os raios não tem ID de objeto, mas tem Material ID 1. 17. Salve o arquivo. 18. F10 (ver imagem07). Sugestão: no MR coloquei 1/16. Cada um sabe onde o calo aperta. Coffe Break
O Xikote strala
Combustion 2008 Pré-configuração: como nos anteriores. 1. Ctrl + N > Composite > Nome Grow > Format Options > NTSC D1. Duration = 91. Mode 3D. 2. Ctrl+I > grow[####]. 3. Ver imagem 01. 4. Play /Pause. 5. Quadro 25, (os raios aparecem no view). F3 > selecione grow0000 > right-clic > Operators > 3D Post > 3D Grow. Os controles do 3D Grow aparecem. 6. Configure conforme imagem 05 e rode (naquele esquema, primeira é lenta (cache), depois vai q vai). Pode fuçar outras configurações, em seguida volte para a configuração atual. Repare que o Material ID 1 (neste caso) corresponde ao ID do material raios aplicados no max. 7. F3 > Selecione o grow[0000] (fica amarelo) > right-clic > Operators > 3D Post > 3D Grow (mais um). 8. Configure conforme imagem 06 e rode. Repare que o Object ID 3 corresponde ao objeto grade do max que foi configurado como G-Buffer Object ID 3 no max. 9. F3 > Selecione o grow[0000] > right-clic > Operators > 3D Post > 3D Grow (mais um). 10. Ligue Animate e configure conforme imagem07 e rode. O max da um grow do quadro 78 à 85. Repare que o ID (neste caso 2) dos objetos m a x no max correspondem ao Object ID 2 do Grow. 9. F3 > Selecione o grow[0000] > right-clic > Operators > 3D Post > 3D Grow (mais um, último). 10. Ainda com o Animate ligado, configure conforme imagem08. Ainda na imagem08 tem o Workspace final. Rode a animação. 12. Desligue o Animate, salve o arquivo como grow_final.cws. 13. Ctrl + R, escolha um formato (no meu caso AVI sem compressão). Clic no botão Filename e navegue até onde o arquivo será salvo, campo File, digite grow_final, em seguida clic OK. Verifique se o Render Range está de 1 à 91. Enfim clic Process. The End
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