Tutorial de grama no MentalRay
É um tutorial bem básico mas muito útil principalmente para que trabalha com maquete eletrônica, pois cria um elemento de composição do paisagismo de cenas externas que é fundamental.
1 – Crie um Plano com um número grande de segmentos como na figura abaixo.
2 – Agora vamos criar o material, vá no Material Editor e selecione o material MentalRay.
3 – Aplique no slot surface um DGS Material (3dsmax), coloque cor preta no parâmetro Glossy Highlights e ponha uma textura de grama no slot Difuse.
4 – Vamos começar a criar o mapa de displacement que irá dar a sensação de relevo da grama.
No slot Displacement do material mentalray coloque um Height Map Displacement (3dsmax).
5 – Vamos configurar os parâmetros do Height Map Displacement, em Minimum Height ponha zero e em Maximum Height o valor que você deseja, no meu caso utilizei 15cm.
Coloque um mapa Celular no slot Height Map e configure conforme a figura abaixo.
6 – Agora temos que configurar o render para que a grama tenha um aspecto visual mais realista, na caixa de configuração do render vá na aba Renderer e configure como na figura, no parâmetro Max Subdiv. Ponha o valor 1K que o é suficiente, o valor padrão é 16K se você usar este valor a diferença visual não será muito grande e ainda por cima aumentará o tempo de render, valores muito baixos não darão um bom aspecto, mas como tudo no Max faça alguns testes, pois não existe receita de bolo cada cena é uma coisa diferente.
7 – Renderize e veja como ficou, para ficar mais realista ainda você pode aplicar um modificador Displace no Plano para criar algumas ondulações no terreno.