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Tutorial Unwrap UVW

Por: Elis  

Em: 30/05/2011 13:12

Para explicar de forma simples criei esse muro de esquina em poly, este tutorial serve para qualquer tipo de objeto, porém para facilitar utilizaremos esse.
Feito isso vamos convertê-lo para Unwrap UVW, No menu Modifier você poderá encontrá-lo.
Quando a tela estiver aberta clique em face, vamos selecionar todas as faces do objeto uma a uma e a cada face selecionada clique em Quick Planar Map.
É interessante que seja feito com todas as faces, uma a uma caso contrario o ficará um pouco confuso. Feito em todas as faces vamos então abrir o editor do Unrwap clicando em Edit.
Essa tela se abrirá, para facilitar a visualização vamos desligar o grid e o mapa, em View você pode desabilitar o show grid e o show map.
Veja como ficou, a visualização ficou muito melhor.
É necessário agora separar todas essas faces para que possamos trabalhar nelas para isso selecione todas as faces e clique em Tools/Pack UV´s depois clique em ok, note que abaixo temos opções como vertex, edge e face assim como no editor do Poly, aqui eles servem como tais. Á direita você pode encontrar rotate +90 e rotate -90 esses servem para girar a face se for necessário.
Nessa imagem já temos todas as faces separadas, porém elas estão voltadas para lados diferentes e em alguns casos o tamanho pode ser menor, isso você perceberá mais a frente.
Minimizando o editor do Unwrap e colocando-o ao lado poderemos trabalhar com as duas telas, editor e viewport, repare que ao clicar em uma face automaticamente a face é destacada na viewport, usaremos isso para identificar qual face pertence a qual lado do objeto. Ao clicar na face você verá que outras faces se destacarão com uma linha azul em alguma edge, isso acontece porque aquela edge se encaixa com a face, se você clicar apenas no vértice outro vértice se destacará e você saberá qual lado se encaixa a ela.
Aqui temos um problema pois a parte frente do muro está virada para baixo, observe a face que está sendo selecionada no editor do Unwrap, na viewport pode-se ver que é a parte de cima do muro, porém no editor a edge que se destaca está na parte inferior, esse é um momento para se usar o rotate + 90 para rotacionar a face.

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