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Tutorial Unwrap UVW

Por: Elis  

Em: 30/05/2011 13:12

Pronto agora repare que as duas coincidem pois os encaixes estão voltados um para o outro.
Agora para juntar as faces clique em Tools/Stich selected as faces se unirão.
Bom apóes termos juntado a face superior vamos juntar a continuação, veja na imagem que ela corresponde, porém também terei que rotacionala para que fique na posição correta.
Quando terminar repare que a face é muito maior do que o seu lado que se encaixa, isso acontece por que quando utilizamos o Pack UV´s o max as coloca da melhor forma possivel para ocupar todo o interior do quadrado.
Para resolvermos isso existem duas formas, ou escalonamos com o comando scale na arte superior esquerda do editor, ou movemos o vertex, acredito que movendo o vertex pode-se ser mais fácil, para ter um maior controle segure ctrl enquanto movimenta o vertex para que ele fique alinhado.
Após alinhar todas as vertex, repita o com todas as faces juntando todas, e rotacionando e escalonando se for necessário quando terminar ficará parecido com isso, é claro que aqui você vai juntar as faces de acordo com a sua necessidade quando for criar a textura você ira entender melhor. Repare que as faces juntas ficaram maiores do que a área do quadrado, será então necessário escalonar de forma que ela fique dentro do quadrado.
Pronto agora que está tudo certo, faces juntas e tudo dentro do quadrado tire um print screen da tela. Pronto eis o print screen, vejam o quadrado com as faces dentro, a nossa textura é somente o quadrado, não precisamos do resto, portanto usaremos um editor de imagem, eu costumo utilizar o paint para tarefas de pequeno porte.
A única imagem que precisamos é esta, é até chato pensar que tivemos tanto trabalho para conseguir isso, mas o final é satisfatório. Agora só é necessário colocar a imagem que você quiser em sua determinada face, eu por exemplo vou colocar uma imagem que começa em uma parede e termina em outra, você pode fazer a parede quebrada entre um lado e outro.
Vejam coloquei Minha assinatura em cada face, lembrando de que, tem que ficar em cima das faces, e certifiques se que você está posicionando de forma correta, e na face correta, assim é possível ter uma noção imensa de altura e largura para posicionar a textura da forma que você quiser. Nesse caso posicionei os tijolos de forma que fiquem perfeitamente em cima e na frente, fiz isso no Corel Draw.
Pronto agora é só aplicar esse bitmap na esfera de elemento como se fosse uma textura normal, caso seja necessário só ajuste o tamanho, geralmente é 1x1 no real world size. e pronto, eis a nossa parede com mapeamento de textura, ha casos inclusive que você não precisa juntar todas as faces, por exemplo, se apenas uma face será preta com um logo e as demais derão pretas, ajeite as faces dentro do quadrado todas uma ao lado da outra, sem precisar rotacionar e a face que receberá o logo ficará em um cato separado dentro do quadrado, quando jogar no editor, cubra o quadrado com uma imagem toda preta, e com o logo em cima da área onde está a face que irá recebe- la.

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