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Tutorial basico-água no mental ray

Por: kellcoe  

Em: 31/05/2011 13:05

Ola amigos da 3d1. Bom Estou mandando um tutorial simples, é a criação de material de água no Mental Ray. Espero que gostem. Para comersarmos abra o menu Render Scene Dialog (9) e troque a opção do render abrindo Assign Renderer, clic no botão ao lado de Default Scanline Rednderer Avrira uma janela escolha a opção Mental Ray Renderer. Após isso crie um Plane, a atribua a ele 40 segmentos nas seguintes opções na imagem abaixo: Agora va no painel Modify/modifier list e selecione a opção Noise. Ative o botão Fractal e nas opções Roughness, Interations e Z atribua os seguintes valores: 1.0, 4.0 e 1.5 como mostra a imagem a baixo: Após feito isso abra o Material Editor (M) e selecione uma das esferas para criarmos um material, clic no botão Standard e escolha a opção Raytrace, em Diffuse você escolhe a cor da água desejada, e desative Reflect assim aparecera uma caixa de texto atribua a essa caixa o valor 20, em transparency você deve colocar uma cor mais oposta a que você escolheu para cer a cor da água até q a mesma fique da cor desejada. EX: Você escolheu azul escuro pra ser a cor da água, dai em transparency você coloca um verde escuro e diminue sua intencidade para ficar mais transparente. Vá ao menu Rendering e escolha Environment (8) Troque Background de preto para branco, a água ira refletir da cordo com a background. Agora coloque o material criado por você no plane e de um render. Bom, você vai ver que ainda não esta pronto. Para continuarmos va ao menu Create/Lights e adicione uma Omni, ative o Shadow e troque de Shadow Map, para Ray Traced Shadows e deixe o intensity com o valor 1.0 como mostra a imagem abaixo. Bom agora fasa uma copia da modelagem da água e a coloque em baixo. Na autura da água atribua esse valor em Z: 36.0 e na copia Z: 15.0. Novamente abra o menu Material editor, e escolha outra esfera, mas agora você vai clicar no botão ao lado do Diffuse, abrira a janela e ira escolher a opção Landscape, após escolhido coloque este material na copia, e de um Render. Se após criado dependedo do que você querer criar com água você pode aumentar o o noise.. Bom eu invez de criar uma copia eu fiz uma porção de terra como se fosse um lago... espero q tenham gostado..vlw

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