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Animação de peso para bones

Por: Paulino Gomes  

Em: 31/05/2011 13:06

Olá galera blz? :D Eu estava estudando alguns recursos do 3D Studio Max para animação de personagem e eu queria algo que o corpo do personagem tivesse peso, por exemplo: Vou pegar esse personagem do site www.pepeland.com para mostrar melhor o que estou dizendo. As setas mostram os Bones que criaremos, o Dummy é o peso que vai dar aos Bones, e colocaremos um Gravity para mostramos a direção do peso do Dummy. Quando o personagem balançar a cabeça ou caminhar automaticamente esses Bones reagirão balançando para cima e para baixo como se estivesse peso. Para isso vou criar um exemplo bem simples para vocês testarem. 1° Vamos criar um Cylinder no centro de nossa Viewport com: Radius 2,0 Height 30,0 Height Segments 1 Cap Segments 1 Sides 18 2° Agora em nossa vista Left vamos criar os Bones como mostra a figura abaixo. 3° Agora clique no primeiro Bone e vai no menu Amination / IK Solvers / HI Solvers e clique no ultimo Bone como mostra a figura abaixo. 4° Crie agora um Dummy e posicione no centro do Goal do HI Solver e Link o Goal no Dummy com a ferramenta Select and Link e depois Link o Dummy no Cylinder e o primeiro Bone link ele também no Cylinder. :(:( 5° Após feito isso vai em Pespective View selecione o Cylinder e criaremos uma animação básica, ative Auto Key e arraste o slide de animação até o Frame 10 e clique Set Key agora no Frame 20 arraste o cylinder para cima e no Frame 25 copie o Frame 10 para o 25, para fazer isso clique no frame 10 e segurando o Shift arraste até o Frame 25, pronto a animação está pronta, desligue o Auto Key. 6° Crie um Gravity e posicione em qualquer lugar em sua viewport 7° Selecione o Dummy e vai no painel Motion / Assingn Controller clique em Position : PositionXYZ e depois clique no botão que tem acima para abrir o Assingn Controller, selecione Spring e clique OK. 8° Abrirá uma Janela Spring Properts nela vc vai configurar conforme a figura em baixo. Pronto Galera!!! Se você seguiu certinho o tutorial não tem como dar errado e só dar play e ver o resultado. Espero ter ajudado a comunidade, um forte abraço a todos Tom :D

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