Bom, agora o mais chatinho, criar o normalBump apartir da textura original.
Para essa tarefa eu utilizei o NVIDIA DDS PLug-in, que é o plugin que converte a textura em normalMap.
Segue o link para download:
http://download.nvidia.com/developer/NVTextureSuite/Photoshop_Plugins_7.83.0629.1500.exe (
http://www.nvidia.com/object/photoshop_dds_plugins.html)
Bom vamos começar com a tarefa. O plugin encontra-se no menu Filter do photoshop.
Após aberta a imagem basta acessar o plugin e configurá-lo (só para lembrar essa configuração eu usei para esse caso, o ideal é que se faça varios teste para entender o funcionamento do plugin).
Eis o resultado
Com essa textura já vai funcionar, mas não vai ser 100%, pq o plugin não consegue reconhecer todos os volumes existentes na imagem. Então para corrigir isso temos que compor o material.
O que eu fiz foi, apartir da textura original pintar um mapa de displacement:
E em cima desse usar o plugin para fazer mais um normalMap, dessa vez somente com as informações do volume. Só dessa vez tem que ser desmarcada a opção invert Y tem que ser desabilitada, para que a textura "escave" o objeto se não for desmarcada ela ira fazer um relevo.
Tendo agora essas 2 textura prontas, temos que compô-las.
Coloque a primeira textura feita (defeito) acima da layer da textura do "volume", e aplique o mode de mistura soft light, duplique essa layer para que os defeitos fiquem mais evidente, e então duplique a layer "volume" e coloque acima de todas as outras, aplique tb o modo de mistura soft light. E com isso a textura esta pronta para ser usada.