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: Estudo sobre normalBump

Por: Bianca  

Em: 31/05/2011 15:15

Bom pessoal resolvi fazer alguns estudos sobre normal bump. A aplicação dele e a sua setagem podem ser consideradas muito simples, o problema vem quando tem que se criar as texturas em normalMap. Bom vou demostrar passo a passo como estou fazendo aqui, espero ajudar alguém e que alguém tb possa contribuir aqui. [i:4295965536]Obs.: Estou usando max, v-ray e photoshop.[/i:4295965536] Bom de cara já vou postar o resultado e depois faço as explicações. Displace+bump e displace+normalBump NormalBump
Bom para aplicar o normalBump é bem simples é só seguir o exemplo abaixo: Aqui estão as texturas de bump e normalBump usadas: http://img.photobucket.com/albums/v150/tiagodmed/tutoriais/normal_map/063bois_bump.jpg http://img.photobucket.com/albums/v150/tiagodmed/tutoriais/normal_map/063bois_normalMap.jpg
Bom, agora o mais chatinho, criar o normalBump apartir da textura original. Para essa tarefa eu utilizei o NVIDIA DDS PLug-in, que é o plugin que converte a textura em normalMap. Segue o link para download: http://download.nvidia.com/developer/NVTextureSuite/Photoshop_Plugins_7.83.0629.1500.exe (http://www.nvidia.com/object/photoshop_dds_plugins.html) Bom vamos começar com a tarefa. O plugin encontra-se no menu Filter do photoshop. Após aberta a imagem basta acessar o plugin e configurá-lo (só para lembrar essa configuração eu usei para esse caso, o ideal é que se faça varios teste para entender o funcionamento do plugin). Eis o resultado Com essa textura já vai funcionar, mas não vai ser 100%, pq o plugin não consegue reconhecer todos os volumes existentes na imagem. Então para corrigir isso temos que compor o material. O que eu fiz foi, apartir da textura original pintar um mapa de displacement: E em cima desse usar o plugin para fazer mais um normalMap, dessa vez somente com as informações do volume. Só dessa vez tem que ser desmarcada a opção invert Y tem que ser desabilitada, para que a textura "escave" o objeto se não for desmarcada ela ira fazer um relevo. Tendo agora essas 2 textura prontas, temos que compô-las. Coloque a primeira textura feita (defeito) acima da layer da textura do "volume", e aplique o mode de mistura soft light, duplique essa layer para que os defeitos fiquem mais evidente, e então duplique a layer "volume" e coloque acima de todas as outras, aplique tb o modo de mistura soft light. E com isso a textura esta pronta para ser usada.

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