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Mini tutorial Onix Tree Pro com o 3ds max

Por: grafica_zing  

Em: 31/05/2011 15:44

Oi gente, tudo bem? Um leitor estava perguntando esses dias atrás sobre o Onix Tree e fazia muito tempo que eu não usava este plug-in, que na verdade é um programa separado e tem um plug-in de conexão com o 3ds max. Ele queria saber sobre mapeamento e eu não lembrava mais dos detalhes, então, resolvi testar o plug-in para relembrar. Quando usei pela última vez nem existia o Mental Ray no 3ds max ainda, então, resolvi fazer uns testes com ele também. Achei que seria interessante postar aqui para esclarecer outras pessoas que tenham a mesma dúvida e mostrar o que o Onix Tree pode fazer para quem não conhece. Não seria nem preciso ter o programa, bastaria distribuir a biblioteca de plantas e árvores dele junto com o plug-in, pois todo o poder está no plug-in. O programa é usado apenas para criar outras árvores e plantas, ou então para modificar as existentes. O plug-in oferece um botão para ler a planta da biblioteca e permite definir a resolução na Viewport, o que deixa bem leve o projeto, mesmo com muitas árvores. Na hora do render a ávore será renderizada normalmente. Quando essa planta é aberta no Max por meio do plug-in, ela chega igual a imagem abaixo. O programa oferece a possibilidade de exportar em 3DS, mas não é boa idéia, o ideal é usar o plug-in, pois como eu disse, é nele que está todo o poder para trabalhar na planta no 3ds max. O primeiro teste que eu fiz foi texturizar a planta normalmente sem usar mapas de opacidade nas folhas. Mas para poder fazer isso é necessário clicar no botão Adjust do menu Polygons. Assim, abre a janela abaixo onde você pode marcar as opções de UV para criar o mapeamento automaticamente nos membros que desejar. Quando isso é feito, um material Multi/Sub-Object é adicionado no Material Editor com todos os materiais da planta, mas ela fica branca, porque você precisa aplicar texturas quando cria o UV. Quando está sem o UV as cores são definidas por Vertex Color. Veja que nessa janela você pode também definir a resolução dos membros. Com os UVs criados, eu consegui aplicar texturas normalmente, então, fiz esse render com textura no Diffuse e sem mapa de opacidade. Depois resolvi fazer um teste com mapa de opacidade e funcionou normalmente, o problema é o tamanho e o formato das folhas, que é pequeno e trapezoidal. No programa Onix Tree Pro você pode aumentar o tamanho das folhas, mas não muito e continuam com formatos pouco adequados. Foi quando eu percebi o botão Sub-Object na janela do Adjust, clicando nesse botão você pode transformar as folhas em Sub-Objects e criar Planes no lugar delas. Nessa janela você pode definir o tamanho, a resolução e até a curvatura destes Planes. Com os Sub-Objects criados, eu consegui fazer a folha da forma que eu queria usando mapas de opacidade. Você pode criar um grupo só de folhas ou vários, definindo a quantidade de Sub-Objects na janela onde cria os Sub-Objects. Quando você seleciona um destes grupos na Viewport, aparece o botão Replece no menu Modify, clicando nele você pode trocar este grupo de folhas por qualquer outro objeto, permitindo então a criação de frutos. Depois, eu resolvi importar uma árvore sem folhas para testar o mapeamento com Displacement no tronco, verificando se ele seria gerado corretamente. Não usei o Shader exclusivo do Mental Ray para Displacement, apenas usei a cópia da imagem do Diffuse no canal Displacement do Material sem nenhum ajuste especial. O Displacement foi feito rapidamente e ficou com ótima qualidade. Então, coloquei algumas poucas folhas na árvore para ver se elevaria muito o tempo de render com Displacement no tronco, se as sombras se comportariam corretamente sobre o Displacement e para ver se as folhas ficariam na posição correta depois da deformação efetuada pelo Displacement. Tudo funcionou perfeitamente. Para terminar, eu resolvi fazer um teste de animação, pois o plug-in oferece um recurso para animar com vento dentro do menu Wind. Abrindo essa janela você pode definir a intensidade e a velocidade do vento em cada membro da planta, pode controlar as folhas diferente dos galhos, por exemplo. Também pode definir a direção do vento, turbulência, variação e muitos outros detalhes. Fiz um render rápido de teste para ver como funcionava e gostei do resultado, apesar de poder ser muito melhorado se testar mais e configurar melhor os parâmetros. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/onixtree/teste_onixtree_anim.avi,320,280] Por fim, eu realmente gostei muito do plug-in nestes testes, acho que é uma ótima opção para vegetação, principalmente pelo baixo peso dos objetos criados com o Onix Tree, permitindo uma boa qualidade e densidade de folhagem no Max, pois muitos plug-ins e programas bem realistas para vegetação, criam objetos super pesados, como o X-Frog por exemplo. Para quem trabalha com maquete é uma ótima opção. Abraços André Vieira

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