Ajuda para uma animação

Por: hasufel  

Em: 21/05/2005 21:28

Olá a todos do fórum. Sou entusiasta do 3dsmax (conheço um pouco, mas não muito). Adoro Astronomia e sou professor em uma instituição semelhante à Estação Ciência aqui no Paraná. Estou criando uma animação sobre o sistema solar e preciso de ajuda em algumas partes: 1 - Como eu faço para criar os Anéis de Saturno, mas não aquele com aspecto contínuo, e sim uma distribuição de rochas de diferentes tamanhos seguindo aquele formato? 2 - Tenho usado o path controller para fazer os movimentos de translação de luas em torno dos seus planetas, mas não sei como fazer para que elas dêem mais de uma volta no caminho (circunferência) e nem como controlar a velocidade de cada uma. 3 - Existe uma forma de criar aquele efeito de velocidade da luz nas estrelas como em Star Wars? Desde já agradeço a todos pela atenção e pelas contribuições que deram oportunidades a muitas pessoas de conhecerem o ramo da CG com os tutorias e respostas as questões. Até + AD NOCENTUM POTENTUS SUMUS.
Da uma olhada no site da 3D1, sobre In/out ranges, patch controller deve te ajudar. E no Help do MAX tem uns tutoriais envolvendo planetas e efeitos de luzes espaciais.
n00b
Oi Hasufel, tudo bem? O anel de saturno com rochas não é difícil, mas fica pesado. Você precisa criar algumas rochas deformando Spheres, pode usar o FFD ou transformar em Poly e usar o Paint Deformer. Depois cria um Donut e aplica o Extrude com 0 no Amount para gerar o formato do anel. Por fim aplica o Compound Object Scatter para distribuir as rochas pelo anel, deve fazer isso com cada uma das rochas que criou. Desabilitando a visualização do objeto base no Display do Scatter, fica apenas as rochas seguindo o formato do anel. Pode ler sobre isso no tutorial Scatter aqui na Três D1. Teria outra opção legal também, mas que depende de mais conhecimento. Poderia distribuir essas rochas pelo anél usando o Particle Flow, que é o sistema de partíulas Driven do 3ds max. Sobre o Path Constraint, ele não é difícil, mas para conseguir controlar tem que conhecer um pouco de animação no 3ds max. Precisa editar o Curve Editor, mover Key Frames, essas coisas básicas de animação. A velocidade é inversamente proporcional ao tempo que tem para percorrer essa distância. Quanto mais tempo tiver para percorrer, mais lento será, e quanto menor for esse tempo, mais rápido será a volta. Para isso deve diminuir o intervalo entre os dois Key Frames que foram criados quando aplicou o Path Constraint. Já as várias voltas é bem simples, basta habilitar a opção Loop nos parâmetros do Path Constraint. Sobre o efeito de Star Wars, dá para fazer em 3D sim, mas não é uma boa idéia, porque fica pesado. Tem que criar partículas, emitir em direção a câmera e aplicar Motion Blur, o que demora pacas no render. O melhor é fazer em composição, com o Combustion, onde pode aplicar filtros sobre uma imagem de estrelas, como faria no PhotoShop, só que lá é animado. Abraços
Blz. Obrigado pela dica. Na seção de plug-ins encontrei um script que talvez possa me dar uma mão para gerar os asteróides. Caso contrário tentarei da forma que vc me falou. Acho q o esquema de Star Wars vou ter de deixar de lado pois não tenho acesso ao Combustion. Vc tem noção de onde eu posso encontrar um bom tutorial sobrte o particle flow? Muito obrigado mesmo. Té +. AD NOCENTUM POTENTUS SUMUS. [/img]
Oi Hasufel, tudo bem? O melhor material está no help do Max, que é bem completo e conta ainda com tutoriais. Dá uma olhada nele, eu aprendi o programa no Help. Abraços
Olá a todos. Não tenho tempo hábil para aprender o particle flow, pois surgiu um prazo. Estou tentando fazer os anéis com o map de opacity que tenho, mas nbão consigo ajustar as coordenadas para que fique em fotato de anel. Como faço isso? Tér +.
Oi Rasufel, tudo bem? É bem simples, basta fazer um render da vista Top só com o anel. Depois abre no PhotoSop, recorta para deixar no tamanho exato do anel, e pinta com tons de cinza para criar o mapa de opacidade da forma que desejar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.