Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Uilian   Santa Maria
Noemi   Marília - AC

Portfólios Ver Mais

cassioferreira   londrina - AC
Bergi   Manhuaçu / MG
Leonardo   Goiânia-Go - GO
godon2004   Taboao da Serra - SP

Substance Paiter ou Quixel?

Por: Bruno  

Em: 03/03/2019 21:20

Galera? Esses dois programas servem para criação de texturas e pintar modelos 3d ja prontos? Ou são programas diferentes?

Pelos video no youtube que  olhei acredito que ambos sirvam para o mesmo proposito, sendo concorrentes de mercado. Desta forma pergunto?

Qual vale apena aprender a utilizar? Pretendo me dedicar apenas a um deles, para utilizar junto com o 3dsmax e a Unreal Engine. Tenho bastante conhecimento  de 3dmax, unreal estou aprendendo e gostaria de utilizar um desses dois programas de pintura digital. Qual deles vale a pena investir dinheiro em cursos e tempo?


Abração.
Oi Bruno, tudo bem?

Na verdade o Substance tem dois tipos de programas que são complementares e a Quixel também.

Do lado do Substance veio primeiro o Substance Designer, que serve para produzir os materiais PBR, que podem ser usados em qualquer programa 3D com o Plug-in Substance.
Depois veio o Substance Painter para pintura de objetos 3D usando materiais PBR, os mesmos que podem ser criados no Substance Designer.
Isso para simplificar bem, pois você pode criar outras coisas além de materiais com o Substance Designer para usar no Substance Painter ou outros Softs.

Do lado da Quixel tem o Quixel Suite, que é a união dos Plug-ins 3DO, NDO e DDO para o Photoshop, o primeiro oferece o ambiente para pintura 3D, o segundo gera Normal Maps e o terceiro faz Bake de texturas, se não me engano, mas é tudo dentro do Photoshop.
Depois eles lançaram a Megascan, uma biblioteca de objetos e texturas escaneadas, dai criaram o Quixel Mixer para compor estas texturas como um mini sistema de Layers igual o do Photoshop, dai você pode usar em qualquer programa 3D ou na própria Quixel Suite para texturizar os objetos.
Agora, com a venda da Allegorithmic para a Adobe, a Quixel está trabalhando no Mixer para adicionar recursos procedurais e tentar invadir o mercado do Subtance Designer.

O problema é que ninguém faz o que o Substance Designer faz e adicionar recursos procedurais no Mixel não é suficiente, o Substance Painter pode ser substituido pelo Mari, pela Quixel Suite e outros Softs de pintura 3D, mas para o Substance Designer ainda não existe concorrente.

Ele que torna o Substance Painter superior aos concorrentes, pois todos os recursos procedurais do Substance Painter foram criados com o Substance Designer e enquanto nos outros Softs você trabalha apenas com texturas, no Substance Painter você trabalha com materiais procedurais SBSAR criados no Substance Designer, pode usar texturas também, mas dai não tem a mesma flexibilidade.

Procedural significa que você pode modificar as texturas PBR e o material a qualquer momento em qualquer programa, isso ninguém faz e em conjunto com o Unreal ou Unity se torna um recurso muito poderoso, porque você pode modificar durante a execução da aplicação interativa para criar todo tipo de efeito que imaginar.

Eu vou postar o download essa semana de um simulador de planetas que fiz para estudo com o Substance Designer e Unreal, mas para você entender bem o que estou falando, pode baixar agora e testar por si mesmo.

Está neste link: https://mega.nz/#!gz5XHS7S!RhEwECHUZRVOe34HxFA1IwgtudHy5aPbImzGQxUTQlY

Com apenas um material procedural SBSAR criado no Substance Designer é possível produzir trocentos planetas diferentes com facilidade no Unreal e gerando um arquivo final pequeno.
Eu não pintei uma única textura no Photoshop.
Para fazer parecido sem o Substance Designer teria que pintar trocentas texturas, o arquivo ficaria imenso e não teria a mesma gama de possibilidades, apenas as disponíveis nas texturas pintadas.
Com o Quixel Mixer também, pois mesmo tendo recursos procedurais dentro dele, no final gera uma textura comum igual a pintada no Photoshop, então, teria que criar trocentas texturas.
O Substance é procedural em qualquer programa 3D e pode ser modificado em qualquer lugar.

Portanto, eu garanto que aprender pelo menos o básico do Substance Designer vai mudar a sua vida em relação a texturização e será uma ferramenta inestimável com o Unreal, também já poderá texturizar seus objetos com ele mesmo.
Mas em segundo lugar é legal aprender o Substance Painter para facilitar a pintura detalhada de objetos 3D para usar em qualquer programa, principalmente nas Engines de Games como o Unreal.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Excelente André. Eu nao tinha entendido o que fazia o substance Designser, por isso me ative apenas ao substance Painter. Acredito então que valha mais a pena aprender o designer do que o Painter. Por ouitro lado, pelo menos agora de inicio, meu objetivo seria apenas pegas as texturas e dar umas modificadas (sujar, envelhecer, quebrar) essas coisas. Acredito que para isso o Painter me sirva (ter menor curva de aprendizagem). Estou  certo?
Oi Bruno, tudo bem?

O Substance Painter é fácil, então, vale a pena pegar firme nele por uns 2 meses e poderá texturizar tudo que quiser com facilidade usando texturas e materiais Substance já existentes criados por outras pessoas
Também servirá para você criar os Bakes dos mapas para utilizar no Unreal como AO, Normal From Mesh e outros, só não tenho certeza se gera Bent Normal Map, mas creio que sim.

Entretanto, no Substance Designer você consegue fazer exatamente a mesma coisa, exceto pintar diretamente no objeto 3D, tudo é feito com base em máscaras procedurais.
Ele é mais complexo do que o Substance Painter se for criar texturas super detalhadas e nem tudo que é possível fazer no Painter você consegue fazer no Designer em termos de texturização, porque não dá para pintar, mas para texturizar um objeto com texturas e Substances existentes aplicando efeitos de desgaste, poeira e tal, eu acho mais prático o Designer, já que não preciso pintar nada.

Mas é legal você aprender primeiro o Substance Painter, que é rápido de estudar, dai ficará ainda mais encantado quando for para o Designer, pois a união dos dois é imbatível.

Dá uma olhada nesta página que tem um exemplo rápido de texturização: https://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/97649/6

Logo depois da postagem das pedrinhas eu postei um passo a passo de como texturizar proceduralmente no Substance Designer com desgastes nas quinas do objeto e na superfície.
Isso pode ser feito usando texturas e materiais Substance já existentes igual no Painter.

Se eu trocar o objeto ficará igual sem ter que fazer nada, apenas os Bakes, dai vai reconhecer as quinas e todos os efeitos automaticamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira




Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 844, sendo 26 membro(s) e 818 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hvicentin, Le_Andro, Felipe Duarte, jmarquesss3, Joao Barreto, nickatram, Reinaldo Silva, maxoliveira.archviz, Leonardo, Abilio, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Frederico Wagner N. R., Thiago Couto, hawph, Ronaldo Junior, emersonforentin, Gibran Farfud, Fernando Cunha, ricardo duarte, marcio.alain, Alexandre Longo, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.