Oi Hardcore, tudo bem?
Não é difícil, mas depende de um certo conhecimento no programa.
O pessoal já te ajudou super bem e creio que tenha conseguido fazer.
Só quero complementar falando que, não precisa de nenhum super recurso e de nenhum renderizador profissional, eu fiz este efeito na época do Max 2 ainda e ficou bom, com o render padrão mesmo.
Acho que essa animação até está para download na Três D1, é a animação de um raio desenhando numa placa de ferro.
Outra coisa importante é que, neste tipo de efeito, pelo menos para televisão, é muito comum usar um composer junto.
Quando fiz isso no Max 2 não tinha o Combustion ainda, e não usei o After Effects, que não tem os recursos que o Combustion oferece hoje em dia.
Com o Combustion fica brincadeira de criança fazer isso, pode fazer tudo nele e vai ficar perfeito.
Usando o sistema de partículas do Combustion, já vai encontrar ponto diversas partículas de faíscas, basta ajustar uma delas para se adequar a sua necessidade e compor com a sua animação.
Vai encontrar também este efeito de Glow e também o efeito de fumaça.
Então, pode fazer este efeito perfeitamente em composição no Combustion, sem nada de 3D.
Se for fazer em 3D, basta aplicar um Glow nas partículas e um Lens Flare no centro, onde acontece o brilho mais forte. Pronto.
Lembrando que deve renderizar com Motion Blur para ficar bom.
A fumaça pode ser feita com um emissor de partículas e materiais volumétricos como explico no tutorial "Fumaça" aqui na Três D1.
É só isso.
Se está usando o V-Ray, então deve habilitar os recursos de G-Buffer no painel com o mesmo nome na janela de render dele.
Assim será aceito o uso do Glow do Video Post na sua renderização.
Abraços