PINTAS BRANCAS NO RENDER

Por: anonymumm  

Em: 29/03/2019 05:22

VIVA 

ALGUEM SABE ME DIZER QUAL É A ORIGEM DESTAS PINTAS BRANCAS QUE APARECERAM NO MEU RENDER ?
( ESTRANHAMENTE SO TENHO ESSE PROBLEMA NESSA ZONA DA IMAGEM ! )

QUAL SERA O PARAMETRO QUE NAO ESTA BEM ??

OBRIGADO A TODOS

J
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

É um prazer falar com você.

O problema que você mostrou é causado pela falta de Samples na reflexão do material da madeira do deck, seja qual for o renderizador que estiver usando.

Note como a área do piso de madeira está bem mais granulada do que o resto da imagem, isso acontece por falta de Samples, ou seja, faltam mais amostras do ambiente ao redor para refletir direito, então, nas áreas onde se formariam brilhos mais fortes aparecem estes Pixels brancos porque o Render não conseguiu suavizar.

Para resolver precisa aumentar os Samples da reflexão deste material da madeira, é comum acontecer em materiais com acabamento acetinado, pois quanto mais borrado for o reflexo do material, mas Samples ele exige para ficar suave e isso aumenta o tempo de Render.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola André ! Tudo bem por aí ?
Vou ja alterar esse parâmetro...
Um abraço
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

O nome do parâmetro pode mudar conforme o renderizador que estiver usando, por exemplo, no V-Ray chamam de Subdivisions e normalmente aparece abreviado como Subdivs igual mostra a imagem em anexo.

Mas em qualquer Render este parâmetro sempre estará próximo do Reflection e do Refraction no material, se não estiver lá como no caso do Physical Material padrão do Max, é porque só permite a configuração global do próprio Render e terá que aumentar os Samples de todos os reflexos ao mesmo tempo ou as vezes até os Samples de toda a cena para poder suavizar apenas o piso.

Qual Render está usando?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Anonymumm, tudo bem?

É um prazer falar com você.

O problema que você mostrou é causado pela falta de Samples na reflexão do material da madeira do deck, seja qual for o renderizador que estiver usando.

Note como a área do piso de madeira está bem mais granulada do que o resto da imagem, isso acontece por falta de Samples, ou seja, faltam mais amostras do ambiente ao redor para refletir direito, então, nas áreas onde se formariam brilhos mais fortes aparecem estes Pixels brancos porque o Render não conseguiu suavizar.

Para resolver precisa aumentar os Samples da reflexão deste material da madeira, é comum acontecer em materiais com acabamento acetinado, pois quanto mais borrado for o reflexo do material, mas Samples ele exige para ficar suave e isso aumenta o tempo de Render.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Otima explicação Sr André, sério, as poucas que havia encontradas eram todas em ingles, esse tipo de problema é facil de aparecer em renderes via GPU. como eles chamam mesmo?... hotpixel? Fireflies? rsrs
Oi NickBoy, tudo bem?

Eu agradeço pelo seu comentário e se tiver qualquer outra coisa que eu puder ajudar, é só falar.

Tudo na renderização por Ray-Tracing ou Path-Tracing funciona desta forma, só inverte a ordem das coisas dependendo do caso, mas dá na mesma.

Pense sempre que cada Pixel na imagem será tratado como um hemisfério na superfície do objeto 3D, como mostram a primeira e a segunda imagens em anexo.

Para calcular a cor do Pixel o Render emite raios em diversas direções a partir do centro do hemisfério, estes raios são os Samples e eles retornam informações das luzes que incidem na superfície, reflexos de outros objetos, sombras de outros objetos e tudo mais que precisa para definir a cor do Pixel.

Porém, cada raio emitido vai atingir outra superfície que também incide luz, que também reflete, então, outro hemisfério será gerado neste ponto e vai emitir raios para calcular a cor e retornar para o primeiro raio, como mostra a última imagem em anexo, por isso que quanto mais luzes e reflexos, mais tempo demora a renderização.

Quando você emite bastante raios nos hemisférios, eles sempre atingem todos os objetos na cena, então, o Pixel do lado também vai "ver" as mesmas coisas dos seus vizinhos e vai produzir uma imagem suave.
Porém, quando emite poucos raios, o Pixel do lado pode não ver certos detalhes que o vizinho viu, criando estes Pixels destoantes dos demais.

O nome mais comum usado para chamar estes Pixels brancos na renderização por GPU é Firefly, no plural fica FireFlies.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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