Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lima121   são luis -maranhão - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
Gui Silva   cotia - SP

Portfólios Ver Mais

3dmarco   Blumenau - SC
cobaia   são paulo - SP
lucasberto7   Recife, PE - PE
O Alquimista3D   Pernambuco - PE

8 threads renderizando apenas 4 buckets

Por: 3uilD  

Em: 10/04/2019 19:12

Salve galera, 

Uso Max 2016 com Vray, tenho um I7 3770 há uns bons anos. Meu vray está renderizando só 4 buckets faz algum tempo, do nada. Repassei minha configuração do vray, loadei outros presets meus, nada...

Tenho certeza que é alguma coisa idiota hahahaha alguém sabe?
Ninguém?
Então.. Primeiramente dá uma checada no menu da bios mesmo (aperta DEL bem na inicialização e tal) pra ver se n tá travado o uso dos cores e threads, se n der pra ver tem aplicativos do proprio fabricante pra lidar justamente com esse tipo de questão... 

Mas n é normal esse tipo de coisa mudar do nada.. é bom mesmo dar uma olhadinha nas informações do menu da bios pra ver se tudo tá ok e tal... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi 3uilD, tudo bem?

Supondo-se que você não modificou a afinidade de Threads no Windows, parece que normalmente o V-Ray não usa o sistema de Hyperthreading, então, se tem 4 núcleos com HT somando 8, o V-Ray vai usar apenas 4.
É possível habilitar todos, mas não terá ganho nenhum, provavelmente vai perder alguns segundos, pois o Hyperthreading é bom para múltiplas tarefas simples, não uma que usa todo o poder do núcleo como a renderização.

Estes dois vídeos podem te ajudar a testar:

https://www.youtube.com/watch?v=wJDh4wr1JtQ

https://www.youtube.com/watch?v=3N4bIiDZEns
Oi André, tudo bem e vc?

Cara, essa informação é nova pra mim, você tem total certeza disso? Eu sempre renderizei com 8 buckets em casa, e no trabalho tenho temos uma máquina de 6 que renderiza com 12 e uma de 8 que renderiza com 16...

@screamingFox olhei a Bios hoje cedo, todos os cores habilitados, hyper threading também..
Oi 3uilD, tudo bem?

Eu não tenho certeza, pois não sou especialista no V-Ray, estou relatando o que encontrei numa breve pesquisa que fiz para te responder.

Os dois vídeos que indiquei mostram duas formas diferentes para habilitar todas as Threads, teste para ver se volta a renderizar com todos os Buckets.
Porém, foi nestes vídeos que vi que o V-Ray não usa todas as Threads por padrão, eu também não sabia e não sei se mudou nas versões mais recentes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, no vídeo o cara está subdividindo o poder de processamento em mais buckets, aparentemente através de um script, para além da quantidade de threads que o processador tem. A diferença só existe até 8 no caso desse processador. Pode ter certeza que se ele fizer o contrário e diminuir pra 6, 4 ou 2 vai ter um render bem mais lento.
A atuação desse script é quase a mesma coisa que aumentar o tamanho dos buckets de 32x32 pixels para 64x64, ele mostra uma área maior mas leva mais tempo para processar cada bucket, e o tempo final é muito semelhante
Oi 3uilD, tudo bem?

Entendi o que você disse, mas no segundo vídeo o cara usa um comando do V-Ray no Listener do MaxScript para aumentar as Threads, então, é um comando interno do V-Ray que pode ser acessado pelo MaxScript.
Por isso acredito que, se usar o mesmo comando e colocar o número certo de Threads que o seu PC aceita, ele vai renderizar com todas as Threads como você deseja.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 14 membro(s) e 725 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cadwillem, wilsimar, Wamdersilva, Eng Damasceno, gago, Celso Borttoloto, emersonforentin, Junior, Geraldo Nunes, WinterPT, Roberto Movanni, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, Antonio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.