Oi Abílio, tudo bem?
Sobre o Multi-Material, você precisa levar em consideração a questão do mapeamento!
Veja só, o mapeamento tem uma área útil e cada Editable Mesh ou Editable Poly em princípio possui apenas uma área útil de mapeamento, mas cada Editable Poly ou Editable Mesh pode ter trocentos Elements dentro dele.
Então, se pegar uma cena inteira, colocar um ID em cada objeto e anexar tudo no mesmo Mesh trancformando cada objeto num Element do Mesh, os mapeamentos de todos os objetos ficarão sobrepostos uns sobre os outros.
Não tem problema no Substance Designer e no 3ds max, mas vai ter problema no Substance Painter e nas Engines de Games como Unreal e Unity.
Uma opção é usar o sistema UDIM, que oferece diversas áreas úteis de mapeamento para acomodar cada Element do Mesh.
Outra coisa é o peso do Substance contendo todos os materiais da cena, pode não ser vantagem ter que ler todos os materiais ao mesmo tempo quando poderia ler apenas os que precisar no momento.
Basicamente você vai trocar uma lista de arquivos Substance por uma lista de materiais dentro de um único Substance, as vezes vale a pena e outras não.
No caso do Bugue, por exemplo, ele todo será lido ao mesmo tempo e seus materiais vão se modificando com o tempo conforme suja de lama, então, é vantagem ter tudo no mesmo Substance.
Agora, uma cena grande, que não será vista toda de uma só vez, não vale a pena ter todos os materiais no mesmo Substance.
De qualquer forma, creio que a melhor maneira de fazer o que deseja é mais ou menos assim:
1- Primeiro você exporta do Max cada objeto da cena em FBX com seus devidos IDs.
2- Depois importa no Substance Designer e faz o Bake do Color ID para ter a imagem dos IDs.
3- Dai cria um gráfico para cada material que vai precisar no objeto.
4- No final cria um gráfico pegando os materiais que fez nos outros gráficos e usa o Material Blend com o Color ID para aplicar os materiais no objeto.
5- Quando terminar o primeiro objeto, deleta ele do Substance Designer e importa o próximo, dai faz a mesma coisa usando o mesmo Substance.
6- No final terá um Substance com todos os materiais e também a aplicação deles nos objetos.
Portanto, no 3ds max vai criar um material com este Substance aplicado nos canais, pode fazer quantas cópias quiser do material para aplicar em todos os objetos da cena e só terá que escolher na lista do Substance o material do objeto.
Se tiver qualquer dúvida sobre qualquer ponto é só falar que eu explico melhor.
Eu pesquisei agora algum tutorial para te indicar e encontrei um meio antigo, mas que ainda serve.
Porém, o cara fez da forma bagunçada, criando vários materiais no mesmo gráfico e fazendo o Blend também no mesmo gráfico.
O correto é fazer cada material num gráfico separado como falei, é bem mais prático e limpo.
O link do tutorial é este:
https://www.youtube.com/watch?v=yoQB73eof1UOBS: Vou responder sobre o azulejo na próxima mensagem para não misturar tudo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira